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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41131
Tipo: Dissertação
Título: A temporalidade do discurso na analítica do saber de Michel Foucault
Autor(es): Santos, Julice Oliveira Dias dos
Primeiro Orientador: Barbosa, Elyana
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Elyana
metadata.dc.contributor.referee2: Galeffi, Dante Augusto
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, George Evergton Sales
Resumo: Este trabalho estuda os escritos de Michel Foucault que contemplam a questão da temporalidade do discurso a partir, principalmente, dos livros As Palavras e as Coisas (1966) e A Arqueologia do Saber (1969). É enfocada, como o próprio título indica, a relação entre a temporalidade e o discurso a partir do argumento de que o tempo não é produto de uma intuição sensível ou racional, mas possui múltiplas durações e é imanente aos fatos da natureza ou ao “contínuo físico”. A temporalidade é descontínua e positiva. Com isto, objetiva-se analisar os conceitos que designam a crítica à subjetividade, ao princípio de transcendência da consciência e à verdade. O postulado básico é que, se o tempo não integra a experiência do sujeito, logo, permite pensar a ordem do saber mediante a “existência” ou ao caráter material do discurso. O a priori histórico é a primeira condição de possibilidade dos discursos históricos, o que conduz à determinação das epistémês (Clássica e da Modernidade). A epistémê não remete a um sentido, comporta a confíguração de um saber de determinada época. Na conclusão, refletimos sobre as transformações que a analítica do saber de Michel Foucault instaura em relação à compreensão das noções de ordem e origem, assim como analisamos a ruptura que a mesma realiza com o pensamento metafísico e com a ontologia (em especial com os representantes do século XIX e da primeira metade do século XX).
Abstract: Ce mémoire étudie les écrits de Michel Foucault ayant trait à la question de la temporalité du discours, à partir principalement des ouvrages Les Mots et les Choses (1966) et L'Archéologie du Savoir (1969). Nous abordons, comme le titre Tindique, la relation entre la temporalité et le discours, considérant le temps non pas comme le produit d'une intuition sensible ou rationnelle, mais comme détenteur de durées multiples et comme immanent aux faits de la nature et à la “ continuité physique”. La temporalité est discontinue et positive. Nous nous proposons ainsi d'analyser les concepts appliqués à la critique de la subjectivité, au príncipe de transcendance de la conscience et à la vérité. Le postulat de base est que si le temps n'intègre pas immédiatement Texpérience du sujet, il permet de penser Tordre du savoir par la médiation de 1”’ existence ” ou du caractère immatéríel du discours. L'a priori historique comme condition première des discours historíques, mène à la détermination des épistémès (à Tâge classique et dans 1'histoire modeme). Vépistémè ne renvoie pas à un sens, elle implique la configuration d'un savoir propre à une époque déterminée. Dans la conclusion, nous réfléchissons sur les transformations que Tanalyse du savoir réalisée par Michel Foucault a instauré quant à la compréhension des notions d'ordre et d'orígine. Nous analysons également la rupture opérée par celle-ci avec la pensée métaphysique et avec Tontologie (en particulier avec les représentants du XIXe siècle et de la première moitié du XXe).
Palavras-chave: Arqueologia
Discurso
Temporalidade
Descontinuidade
A priori histórico
Saber
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41131
Data do documento: 14-Jun-2005
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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