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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41141
Tipo: Tese
Título: Práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras: reconstituições docentes na e pós-pandemia
Autor(es): Ferreira, Lucimar Gracia
Primeiro Orientador: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Luciano Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Ferraz, Rita de Cássia Souza Nascimento
metadata.dc.contributor.referee4: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Audinéia Ferreira da
Resumo: Os enfrentamentos dos desafios da alfabetização não são recentes, mas o contexto da pandemia mudou e ascenderam muitos deles, principalmente nas práticas pedagógicas. Estas transformações refletem no cenário pós-pandêmico. Assim, realizamos um estudo com o objetivo de analisar os programas de alfabetização no Brasil e os aspectos constitutivos das práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras, tendo em vista os aspectos sociais, políticos e curriculares que as impactaram/impactam no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Para tanto, realizamos uma investigação fenomenológica, qualitativa e exploratória no município de Itapetinga, Bahia, com cinco professoras do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos no ano de 2022, com o uso do questionário que possibilitou delinear o perfil docente e da entrevista semiestruturada, a partir do qual conhecemos as perspectivas das práticas, da formação e das aprendizagens da docência. Estes foram tratados com a técnica de análise de conteúdo. O estudo mapeou quatro programas de alfabetização com maior expressividade no Brasil que ficavam na formação docente para refletir na prática pedagógica e que estes repercutiam a postura política de cada governo que o criou. Constatou que os aspectos constitutivos e reconstituições das práticas pedagógicas de professoras alfabetizadoras retratam aprendizagens da docência do período antes, durante e pós-pandemia. Ainda evidenciaram que os desafios referentes à alfabetização são de ordens sociais, políticas e curriculares que impactaram nas práticas pedagógicas, no contexto pandêmico e pós-pandêmico, portanto, mobilizam olhares e ações. Dessa forma, as práticas alfabetizadoras como sendo aquelas que refletem modos de fazer devem possibilitar uma educação possível aos alunos oriundos do ensino remoto ou não.
Abstract: The challenges of literacy are not recent, but the context of the pandemic has changed and increased many of them, especially in pedagogical practices. These transformations are reflected in the post-pandemic scenario. Thus, we conducted a study with the objective of analyzing literacy programs in Brazil and the constitutive aspects of the pedagogical practices of literacy teachers, considering the social, political, and curricular aspects that impacted/impact them in the pandemic and post-pandemic context. To this end, we conducted a phenomenological, qualitative, and exploratory investigation in the municipality of Itapetinga, Bahia, with five teachers from the 1st and 2nd grades of Elementary School. The data were produced in 2022, using a questionnaire that made it possible to outline the teacher profile and a semi-structured interview, from which we learned about the perspectives of teaching practices, training, and learning. These were treated using the content analysis technique. The study mapped four literacy programs with the greatest significance in Brazil that were part of teacher training to reflect on pedagogical practice and that these reflected the political stance of each government that created them. It found that the constitutive aspects and reconstitutions of the pedagogical practices of literacy teachers portray teaching learning from the period before, during and after the pandemic. They also showed that the challenges related to literacy are of social, political and curricular orders that impacted pedagogical practices, in the pandemic and post-pandemic context, therefore, mobilizing views and actions. Thus, literacy practices, as those that reflect ways of doing things, should enable a possible education for students coming from remote education or not.
Palavras-chave: Alfabetização
Prática Pedagógica
Professoras Alfabetizadoras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41141
Data do documento: 1-Nov-2024
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