Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Uri Israel Menezes-
dc.date.accessioned2025-02-12T02:10:22Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-12T02:10:22Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationSilva, Uri Israel Menezes. Estruturas movediças: limites e aberturas para a realização cinematográfica coletiva em curso livre / Uri Israel Menezes Silva. - 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41185-
dc.description.abstractThis dissertation proposes to present some of the main limits and openings for the contemporary realization of cinematic arts, created, produced and disseminated under very low budget conditions, seeking to answer which aesthetic, narrative and discursive results were built by the 15 films made at CLIC - Free Film Course, an extension project conceived and performed by artists and professors from the area of concentration in Cinema and Audiovisual of the Interdisciplinary Bachelor of Arts of the Institute of Humanities, Arts and Sciences, at the Faculty of Communication of the Federal University of Bahia between the years 2016 and 2018, in its five editions already completed. In this sense, we intend to understand the ways in which activities of this nature contribute to a displacement of the traditional structures of film making in a post-industrial perspective. For this we will use dialogues with poststructuralist foundations, cultural studies and contemporary theories of cinema, so that it allows an analytical and critical investigation of the strategies of creation, production and diffusion of short fiction films produced collectively in that period through CLIC, for the elaboration of a theoretical reference that can collaborate with processes of formation and accomplishment in cinema and audiovisual for the present and virtual generations of artists, producers, researchers and teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação e culturapt_BR
dc.subjectCinema - Estudo e ensino (Superior) - Bahiapt_BR
dc.subjectCinema - Produção e direção - Bahiapt_BR
dc.subjectCurta-metragem - Bahiapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectCurso Livre de Cinemapt_BR
dc.subject.otherCommunication and culturept_BR
dc.subject.otherCinema - Study and teaching (Higher) - Bahiapt_BR
dc.subject.otherCinema - Production and direction - Bahiapt_BR
dc.subject.otherShort film - Bahiapt_BR
dc.subject.otherInterdisciplinary approach to knowledge in educationpt_BR
dc.subject.otherUniversity extensionpt_BR
dc.subject.otherFree Cinema Coursept_BR
dc.titleEstruturas movediças: limites e aberturas para a realização cinematográfica coletiva em curso livrept_BR
dc.title.alternativeMovable structures: limits and openings for collective cinematic production in free coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.referee1Brasil, José Umbelino de Sousa Pinheiro-
dc.contributor.referee2Souza, Marise Berta de-
dc.contributor.referee3Bandeira, Messias Guimarães-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6034-9261pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6188040733653202pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe-se a apresentar alguns dos principais limites e aberturas para a realização contemporânea das artes cinematográficas, criadas, produzidas e difundidas em condições de baixíssimo orçamento, buscando responder quais resultados estéticos, narrativos e discursivos foram construídos pelos 15 filmes feitos no CLIC – Curso Livre de Cinema, projeto de extensão idealizado e realizado por artistas e professores egressos da área de concentração em Cinema e Audiovisual do Bacharelado Interdisciplinar em Artes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2016 e 2018, em suas cinco edições já concluídas. Nesse sentido, pretendemos compreender as formas pelas quais atividades desta natureza contribuem para um deslocamento das estruturas tradicionais do fazer cinematográfico em perspectiva pós-industrial. Para isso utilizaremos de diálogos com fundamentações pós-estruturalistas, dos estudos culturais e das teorias contemporâneas do cinema, de modo que se permite uma investigação analítica e crítica das estratégias de criação, produção e difusão de curtas- metragens de ficção produzidos coletivamente no referido período através do CLIC, para a elaboração de um referencial teórico que possa colaborar com processos de formação e realização em cinema e audiovisual para as atuais e virtuais gerações de artistas, produtores, pesquisadores e professores.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.relation.referencesACADEMY OF MOTION PICTURE ARTS AND SCIENCES (AMPAS) Science and Techiology Concil. O Dilema Digital: Questões estratégicas na guarda e no acesso a materiais cinematográficos digitais. Cinemateca Brasileira, 2009. ADORNO, Theodor. Indústria Cultural e Sociedade. Tradução: Juba Elisabeth Levy. São Paulo: Paz e Terra, 2002. __________________. O ensaio como forma. IN: ______. Notas de Literatura l. Tradução: Jorge de Almeida. São Paulo: editora 34, 1991, p. 15-45. AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. ALMEIDA, Armando; PAIVA NETO, Carlos Beyrodt. Fomento à cultura no Brasil: desafios e oportunidades. IN: Pol. Cult. Rev., Salvador, v. 10, n. 2, p. 35-58, jul./dez. 2017. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/download/24390/16203> Acesso em: 11/03/2019. ANCINE – Agencia Nacional de Cinema. CONDECINE (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional). Disponível em: <https://www.ancine.gov.br/pt-br/condecine>. Acesso em: 28/02/2019. ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. Ed. Victor Civita. São Paulo. 1984. AVESSO. Direção: Júlia Morais. Produção: Maiara Silva e Drika Maiara. Intérpretes: Belle Damasceno, Lara Rodrigues, João Hugo, Heron Sena, Diego Alcântara e Raniel Tori. Roteiro: Coletivo Equipe 2. Salvador: Uri Menezes; Diego Haase; CLIC – Curso Livre de Cinema - 1ª edição, 2016. 1 DVD (8 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. BAKHTIN, Mikhail. Capítulo 1. Estudo das Ideologias e Filosofia da Linguagem. IN: ______. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª Edição – São Paulo: HUCITEC, 2006, p. 29-37. BANDEIRA, Messias Guimarães. A assimetria tecnológica e a nova economia na sociedade global da informação. Revista Famecos, Porto Alegre, n.26, p. 47-55, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3302> Acesso em: 11/01/2019. __________________. Políticas criativas para um novo ecossistema cultural. IN:______. Dimensões criativas da economia da cultura: primeiras observações. BANDEIRA, M. G. COSTA, L. F. (Org.) - Salvador: EDUFBA, 2015. p. 185-200. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23611> Acesso em: 15/01/2019. BAUMAN, Zigmunt. Cultura como estrutura. IN:______. Ensaios sobre o conceito de cultura. RJ: Jorge Zahar, 2012, p.155-178. BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink - CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008. BORDWELL, David. Encenação e estilo IN: ______. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Tradução: Maria Luiza Machado Jatoba. SP: Papirus, 2009, p. 21-72. BUTLER, Judith. É possível viver uma vida boa em uma vida ruim? Em: BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. Cap. 6, p. 217-243. CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Tradução Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 2015. CLIC – Curso Livre de Cinema. Álbum com 15 curtas-metragens. Coordenação e Org.: Uri Menezes. Salvador: CLIC – Curso Livre de Cinema; Planta Filmes, 2016.2-2018.2. 1 DVD (196 minutos), full-hd, color. Produzido pro Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. __________________. (Facebook). Disponível em: <https://www.facebook.com/CursoLivreDeCinema/> Acesso em: 20/10/2019. CÔDEA. Direção: Realização Coletiva Equipe 2 - CLIC – Curso Livre de Cinema. Produção: Lucas Marques e Rafael Bittencourt. Intérpretes: Dadhi Lima, Beatriz Pinho, Marcelo Caetano, Josy Costa e Damian Reis. Roteiro: Realização Coletiva Equipe 2 - CLIC – Curso Livre de Cinema. Salvador: Uri Menezes; Yasmin Müller; CLIC – Curso Livre de Cinema - 5ª edição, 2018. 1 DVD (13 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. CORRE Mãos. Direção: Isadora Cruz e Camila Fiuza. Produção: Jaqueline Santos. Intérpretes: Lis Reimão, Vitória Maria Masé, Lismar Costa, Moisés Lúcio, Jamile Dionísia Ferreira, Márcia Reimão e Uri Menezes. Roteiro: Realização Coletiva Equipe 3 - CLIC – Curso Livre de Cinema Salvador: Uri Menezes; Yasmin Müller; CLIC – Curso Livre de Cinema - 5ª edição, 2018. 1 DVD (9 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Lisboa: Pergaminho, 1992. COSTA, Flávia Cesarino. Primeiro Cinema. IN:______ MASCARELLO, Fernando (Org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 17-51. DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução: Orlandi Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006. __________________. O ato de Criação. Palestra de 1987. Edição brasileira: Folha de São Paulo, trad: José Marcos Macedo, 1999. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002a. ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 1991. __________________. A Estrutura Ausente. Editora: Perspectiva SA, São Paulo, 2007. EDITAL nº 07/2016 - SETORIAL DE AUDIOVISUAL 2016. Disponível em: <http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/Setorial_de__Audiovisual_2016> Acesso em: 28/02/2019. EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução: Teresa Ottoni. — Rio de Janeiro: Zahar, 2002. __________________. O sentido do filme. Tradução: Teresa Ottoni. — Rio de Janeiro: Zahar, 2002. ENCONTRO Precioso. Direção: Dricca Silva e Myron Paterson. Produção: Realização Coletiva Equipe 2 - CLIC – Curso Livre de Cinema. Intérpretes: Aíla Oliveira, Gabriela Baqueiro e Rejane Maya. Salvador: Uri Menezes; Yasmin Müller; CLIC – Curso Livre de Cinema - 4ª edição, 2018. 1 DVD (12 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Tradução: Álvaro Ramos - Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. __________________. Como resolver problemas de roteiro. Tradução: Angela Alvarez de Matheus. - Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: Aula Inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 19.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009. __________________. O Governo de Si e dos Outros: Curso no Collège de France. SP: Editora WMF Martins Fontes, 2010. FRUTOS da Lua. Direção: Ana do Carmo e Cláudia Sater. Produção: Ana Clara Fernandes e Helena Treumann. Intérpretes: Fernanda Paquelet, Karla Costa e Sonia Leite. Roteiro: Cláudia Sater. Salvador: Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema - 3ª edição, 2017. 1 DVD (14min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. GARDIES, René. Compreender o cinema e as imagens. 1° ed. Lisboa: Texto & Grafia, 2008. HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 2014. HARVEY, David. Condição Pós-moderna. Tradução. Adail Ubirajara Sobral; Maria Stela Gonçalves - São Paulo: Loyola, 1992. HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. JE VOUS Salue, Sarajevo (Eu vos saúdo, Sarajevo. Direção: Jean-Luc Godard. França, 1993, 2 min. Cor e p&b, digital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LU7-o7OKuDg. Acesso em: 20/09/2018. LASQUINÊ. Direção: Allan Gomes e Jaqueline Santos. Produção: Karen Alves. Intérpretes: Wallace Cardoso, Ednei Alessandro, Kátia Letícia, Allan Gomes, Jaqueline Santos e Damian Reis. Roteiro: Realização Coletiva: Equipe 1 - CLIC – Curso Livre de Cinema. Salvador: Uri Menezes; Yasmin Müller; CLIC – Curso Livre de Cinema - 5ª edição, 2018. 1 DVD (15 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. LUCA, Luiz Gonzaga Assis de. A hora do cinema digital: democratização e globalização do audiovisual. São Paulo; Imprensa Oficial, 2009. MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Tradução: Vasco Granja e Lauro António. Lisboa: Prelo, 1971. MICELI, Sergio. A sociologia faz sentido. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 1998, p. 9-16. MIGLIORIN, Cezar. Por um cinema pós-industrial – Notas para um debate; Revista Cinética, 2011. Disponível em: <http://www.revistacinetica.com.br/cinemaposindustrial.htm> Acessado em: 10/08/2018. MINHA Vida Com Você. Direção: Maína Diniz e Marjory Rocka. Produção: Laura Guimarães e Gabriela Menezes Mota. Intérpretes: Carol Alves e Hugo Bastos. Roteiro: Realização Coletiva: Equipe 3 - CLIC – Curso Livre de Cinema. Salvador: Uri Menezes; Yasmin Müller; CLIC – Curso Livre de Cinema - 4ª edição, 2018. 1 DVD (12 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. MURCH, Walter. Num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2004. O ARRANJO. Direção Camila Hepplin. Produção: Pita Nice e Thais Bocca. Intérpretes: Victória Matos, Filipe Nery, Marcos Navaes, Renan Mota e Rodrigo Sputrer. Roteiro: Realização Coletiva Equipe 3. Salvador: Uri Menezes; Diego Haase; CLIC – Curso Livre de Cinema - 2ª edição, 2017. 1 DVD (12 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. O VISITANTE. Direção: Sofia Corral e Nelson Aguiar. Produção: Suzane Senna. Intérpretes: Yasmin Muller, Marcos Navaes e Luan Gusmão. Roteiro: Coletivo Equipe 1. Salvador: Uri Menezes; Diego Haase; CLIC – Curso Livre de Cinema - 1ª edição, 2016. 1 DVD (10 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. PEIXE Morre Pela Boca. Direção: Kaippe Reis e Sergio Loureiro. Produção: Fabiano Gil e Letícia Dantas. Intérpretes: Tiago Almasy, Vitor Hugo, Lindete Souza e Adriano Soares “Big”. Roteiro: Kaippe Reis, Márcio Ventura e Sergio Loureiro. Salvador: Uri Menezes; Yasmin Müller; CLIC – Curso Livre de Cinema - 4ª edição, 2018. 1 DVD (12 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. Trad. Fernando Mascarello. São Paulo: Senac, 2005 (Vol. 1). __________________. Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. Trad. Fernando Mascarello. São Paulo: Senac, 2005 (Vol. 2). REVERB Voyeur. Direção: Luma Pinto e Francisco Helder. Produção: Isabelle Luize. Intérpretes: Suzane Senna, Lucas Alves e Luan Gusmão. Roteiro: Luma Pinto e Francisco Helder. Salvador: Uri Menezes; Diego Haase; CLIC – Curso Livre de Cinema - 1ª edição, 2016. 1 DVD (7 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. RUBIM , Antonio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições. Revista Galáxia, São Paulo, n. 13, p. 101-113, jun. 2007. SANTAELLA, Lucia. O Homem e as Máquinas in: DOMINGUES, Diana. (org.) A Arte no Século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo, UNESP, 1997. Op. Cit., p. 33-43. SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. IN: ______. Uma literatura nos trópicos: ensaio sobre a dependência. RJ: ROCCO, 2000, p. 9-26. SCURI, Antonio Escaño. Fundamentos da Imagem Digital. Rio de Janeiro: Tecgraf/PUC Rio, 1999. SETARO, André. As inconstâncias do cinema baiano. Caderno Baiano de Cinema, 2013. Disponível em: <http://cadernodecinema.com.br/blog/as-inconstancias-do-cinema-baiano/> Acesso em: 10/03/2019. __________________. Da narrativa cinematográfica. Disponível em: http://setarosblog.blogspot.com.br/2007/01/da-narrativa-cinematogrfica.html Acesso em: 20/06/2019 SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006. SIGA Violeta. Direção: Armando Azevedo e Carolina Silvério. Produção: Graça Meurray. Intérpretes: Leonardo Teles, Clarissa Napolli, Marcelo Caetano, Saulus Castro e Ariel Dibernaci. Roteiro: Realização Coletiva Equipe 2 CLIC – Curso Livre de Cinema. Salvador: Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema - 3ª edição, 2017. 1 DVD (14 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. SOPRO. Direção: Letícia Moreira e Lemuel Castro. Produção: Realização Coletiva Equipe 2. Intérpretes: Helena Treumann, Jamila Cordeiro e Angel Marques. Roteiro: Realização Coletiva Equipe 2. Salvador: Uri Menezes; Diego Haase; CLIC – Curso Livre de Cinema - 2ª edição, 2017. 1 DVD (13 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. - Campinas, SP: Papirus, 2003. SUJEITO Objeto. Direção: Djalma Calmon. Produção: Vilma Martins e Alex Vasques.Intérpretes: Tom Conceição, Juliana Monique, Aisha Kananda, Sérgio Laurentino, Wellington Lima, Felipe Viguini e Nicole Leão. Roteiro: Djalma Calmon e Heraldo de Deus. Salvador: Uri Menezes; Diego Haase; CLIC – Curso Livre de Cinema - 2ª edição, 2017. 1 DVD (13min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. THE STORY of Film – A Odyssey (A HISTÓRIA do Cinema: Uma Odisseia). Direção e Roteiro: Mark Cousins. Inglaterra, 2011. 5 DVDs (900 minutos). Cor e p&b, digital. TRANSIÇÃO. Direção: Milena Anjos e Tatiany Carvalho. Produção: Andreia Juvência. Intérpretes: Juliete Nascimento, Yasmin Quiloa, Heraldo de Deus, Sergio Laurentino, Ive Carvalho, Lindete Souza e Luan Gusmão. Roteiro: Realização Coletiva Equipe 3 - CLIC – Curso Livre de Cinema. Salvador: Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema - 3ª edição, 2017. 1 DVD (12 min.), full-hd, color. Produzido por Uri Menezes; CLIC – Curso Livre de Cinema. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 2ª Edição - Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. WILLIAMS, James. Pós-Estruturalismo. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2012.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
URI ISRAEL MENEZES SILVA - ESTRUTURAS MOVEDIÇAS (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, 2019).pdfURI ISRAEL MENEZES SILVA - ESTRUTURAS MOVEDIÇAS (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, 2019)3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.