Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaolinelli, Renann Mattos-
dc.date.accessioned2025-02-12T16:37:51Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-12T16:37:51Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41191-
dc.description.abstractThis master's thesis deals with the representation of violence throughout the work of the São Paulo rap group Facção Central between 1995 and 2006. The objective of the research is to understand and analyze its uses and meanings when represented from the perspective that the Brazil is experiencing a war scenario with tragic effects for all classes, pitting playboys and favela residents in enemy trenches that continually clash. Conflicts, especially between classes, trigger indigestible and bloodthirsty images and feelings, justified as a kind of revanchism from the periphery in the face of the history of subjugation and extermination practiced by the upper classes. In chapter one, a bibliographical review was carried out based on Hegel and Marx, covering authors such as Walter Benjamin, György Lukács and Theodor Adorno, who, at the beginning of the 20th century, rescued Marxian theory to establish connections between art and society and formulate the bases for a Marxist aesthetic theory. In chapter two, we discuss the antecedents, emergence and consolidation of the Hip Hop movement in the capital of São Paulo in the mid-80s, highlighting the importance of black dances, the process of politicization of rap and the insertion of Facção in this context. Finally, chapter three presents an analysis of the most illustrative songs from each of the six albums, articulating musical and poetic-verbal elements with the substrate of social matter and relating them to the entirety of the artists' work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectFacção Centralpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subject.otherArtpt_BR
dc.subject.otherSocietypt_BR
dc.subject.otherRappt_BR
dc.subject.otherFacção Centralpt_BR
dc.subject.otherViolencept_BR
dc.titleInjetar ódio no cérebro do conformado, informação no desinformado e autoestima no derrotado: a representação indigesta da guerra no rap do Facção Central (1995-2006)pt_BR
dc.title.alternativeInjecting hate into the brain of the conformist, information into the uninformed and self-esteem into the defeated: the indigestible representation of war in Facção Central's rap (1995-2006).pt_BR
dc.title.alternativeInyectar odio en el cerebro de los conformistas, información en los desinformados y autoestima en los derrotados: la representación indigerible de la guerra en el rap de Facção Central (1995-2006)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Câmara, Antônio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4868229187967997pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Anderson Eslie Leite de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834637895518358pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Rebeca Sobral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439365413439002pt_BR
dc.contributor.referee3Câmara, Antônio da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4868229187967997pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9557834935009083pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado versa sobre a representação das violências ao longo da obra do grupo de rap paulistano Facção Central entre anos de 1995 e 2006. O objetivo da pesquisa é compreender e analisar seus usos e sentidos quando representadas a partir da perspectiva de que o Brasil vive um cenário de guerra com efeitos trágicos para todas as classes, opondo playboys e favelados em trincheiras inimigas que se chocam continuamente. Os conflitos entre classes acionam imagens e sentimentos indigestos e sanguinários, justificados como uma espécie de revanchismo da periferia diante do histórico de subjugação e de extermínio praticado pelas classes altas. No capítulo um, procedeu-se a uma revisão bibliográfica fundamentada em Hegel e Marx, perpassando autores como Walter Benjamin, György Lukács e Theodor Adorno, que, no início do século XX, resgataram a teoria marxiana para estabelecer as conexões entre arte e sociedade e formular as bases para uma teoria estética marxista. No capítulo dois, discorre-se sobre os antecedentes, a emergência e a consolidação do movimento Hip Hop na capital paulista em meados da década 80, resgatando a importância dos bailes black, o processo de politização do rap e a inserção do Facção nesse contexto. Por fim, o capítulo três apresenta a análise das canções mais ilustrativas de cada um dos seis álbuns, articulando elementos musicais e poético-verbais com o substrato da matéria social e relacionando com a totalidade da obra dos artistas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesADORNO, Theodor. “O ensaio como forma”. In: ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003, p. 15-45. ALVES SILVA JUNIOR, H. (2019). INDÚSTRIA CULTURAL E IDEOLOGIA. Caderno CRH, 32(87), 505–515 BAIRROS, Luiza. “Orfeu e Poder: Uma Perspectiva Afro-Americana sobre a Política Racial no Brasil”, Afro-Ásia, no 17, 1996, pp. 173-186; BAQUEIRO, Filipe. Entre a navalha no bolso e o feitiço decente: a representação da vadiagem em Wilson Batista e Noel Rosa. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2020. BARBOSA, Marcio; RIBEIRO, Esmeralda (orgs.) Bailes: Soul, Samba-rock, Hip Hop e identidades em São Paulo. São Paulo: Quilombhoje Literatura, 2007. BARRETO, Paula; LIMA, Márcia; LOPES, Andrea; SOTERO, Edilza. Entre o isolamento e a dispersão: a temática racial nos estudos sociológicos no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [S. l.], v. 5, n. 11, 2018. DOI: 10.20336/rbs.223. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/rbs/article/view/320. Acesso em: 30 jan. 2025. BENJAMIN, Walter: Magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, Obras escolhidas, v. 1, 1987. BERND, Zilá. O que é negritude. São Paulo: Brasiliense, 1988. BOTELHO, Guilherme Machado. Quanto vale o show? O fino Rap de Athalyba-Man e a inserção social do Periférico através do mercado de música popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras) - Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018 UENO, Maria Lucia; SANT’ANNA, Sabrina Parracho; DABUL, Ligia. Sociologia da Arte: notas sobre a construção de uma disciplina. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, [S. l.], v. 6, n. 12, 2018. DOI: 10.20336/rbs.233. Disponível em: https://rbs.sbsociologia.com.br/rbs/article/view/364. Acesso em: 30 jan. 2025. CÂNDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. São Paulo: Publifolha, 2000. CAMARGOS, Roberto. Percursos e discursos da identidade negra no rap: música popular e questões raciais no Brasil, 1988-2018. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 12, n. 2, p. 7–35, 2019. DOI: 10.28998/lte.2018. n.2. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/4350. Acesso em: 30 jan. 2025. CAMARGOS, Roberto. Relatos sanguinários e sentimentos indigestos no rap de facção central. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 70–94, 2018. DOI: 10.20396/muspop.v5i1.13126. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13126. Acesso em: 30 jan. 2025. COSTA, Anderson; CATALAN, Lucas Barreto. O Emergir da Música Popular e Suas Interfaces com a Indústria Fonográfica. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 87, p. 517-535, Set./Dez. 2019 COSTA, Anderson. Você não vai ajudar a cantar essas canções de liberdade? (“Won’t you help to sing these songs of freedom?”): o reggae como pulsões sonoras de resistência. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Federal da Bahia, Salvador, 2019. CÂMARA, Antônio da Silva; SILVA, Bruno Evangelista da; LESSA, Rodrigo Oliveira. (Orgs.). Ensaios de Sociologia da Arte. Salvador: EDUFBA, 2018. 260p. CÂMARA, Antônio; BISPO, Bruno; LESSA, Rodrigo Oliveira. (2019). Imagens da Classe Trabalhadora no Documentário Brasileiro: apontamentos metodológicos. Caderno CRH, 32(87), 491–504. CÂMARA, Antônio da Silva; VILLAS BÔAS, Glaucia; BISPO, Bruno Vilas Boas. A Sociologia da Arte e Suas Controvérsias. Caderno CRH, [S. l.], v. 32, n. 87, p. 469–473, 2019. DOI: 10.9771/ccrh.v32i87.33244. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/33244. Acesso em: 30 jan. 2025. CENTRAL, Facção. Juventude de atitude. São Paulo: Sky Blue, 1995. 1 compact disc (ca.48min). ________. Estamos de luto. São Paulo: Sky Blue, 1998. 1 compact disc (ca. 1h e 13 min). ________. Versos Sangrentos. São Paulo: Sky Blue, 1999. 1 compact disc (ca.1 h e 13 min). ________. A marcha fúnebre prossegue. Sky Blue, 2001. 1 compact disc (ca. 1 he 11 min). ________. Direto do campo de extermínio. Sky Blue, 2003. 1 compact disc (ca.2 h e 17 min). ________. Espetáculo do circo dos horrores. Sky Blue, 2006. 1 compact disc (ca.2 h e 13 min). DE LA FUENTE, Eduardo. Tanto... Quanto: Sobre A Necessidade De Uma Sociologia Textural Da Arte. Caderno CRH, Salvador, v. 32, n. 87, p. 475-490, Set./Dez. 2019 OLIVEIRA, Roberto Camargos de. Rap e política: percepções da vida social brasileira. – 1.ed. – São Paulo: Boitempo, 2015. DOMINGUES, Petrônio José. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2005. DOMINGUES, Petrônio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Rev. Antropol., São Paulo , v. 48, n. 1, p. 401-407, June 2005 . FELIX, João Batista de Jesus. Hip Hop: cultura e política no contexto paulistano. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. GARCIA, Allysson Fernandes. O rap entre mestiçagens e negritudes: música e identidade no Brasil e em Cuba (1988-2005). 2014. 190 f., il. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. GARCIA, Walter. Sobre uma cena de "Fim de semana no Parque", do Racionais MC’s. Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 71, p. 221–235, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10608.. Acesso em: 16 nov. 2023. GARCIA, Walter. Ouvindo Racionais MC’S. Teresa: Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, Brasil, n. 4-5, p. 166–180, 2003. Disponível em: https://revistas.usp.br/teresa/article/view/116377.. Acesso em: 30 jan. 2025. GARCIA, Walter. Melancolias, Mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o Pregão de Rua e a Canção Popular-Comercial no Brasil. São Paulo: Ateliê Cultural, 2013a. GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Trad. Cid Knipel Moreira. 2a ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora 34/Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012. GOMES, Matheus de Andrade. “Discurso ou revólver”? “Tá na hora da revolução”? Diálogos anticoloniais e antirracistas entre o grupo de rap Facção Central, Achille Mbembe e Frantz Fanon. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 32, 2019. HERSCHMANN, MicaeI (Org.). Abalando os anos 90: funk e hip-hop, globalização, violência e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 KEHL, Maria Rita. A fratria órfã: o esforço civilizatório do rap na periferia de São Paulo. In: KEHL. M. R. (org.). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 209-244. LESSA, Rodrigo Oliveira; JUNIOR, Humberto Alves Silva; MATHIAS, Pérola Virginia de Clemente. Aportes do materialismo histórico para a sociologia da arte. In: CÂMARA, Antônio da Silva; SILVA, Bruno Evangelista da; LESSA, Rodrigo Oliveira. (Orgs.). Ensaios de Sociologia da Arte. Salvador: EDUFBA, 2018, p.35-60. LIMA, Caroline de Araujo; CATALAN, Lucas Barreto. A Sociologia da Arte Enquanto Campo de Pesquisa. Caderno CRH, Salvador, v. 33, p. 1-5, e020032, 2020 LUKACS, Georg. La música. In.______: Estética 1: Cuestiones liminares de lo estético. Barcelona: Grijalbo, 1982. v. 4, cap. 14 p. 7-32. MACEDO, Marcio. Hip-Hop SP: transformações entre uma cultura de rua, negra e periférica (1983-2013). Pluralidade Urbana em São Paulo: Vulnerabilidade, Marginalidade, Ativismos. São Paulo, Editora, v. 34, p. 23-54, 2016. MACEDO, Márcio. “Baladas black e rodas de samba da Terra da Garoa”. In: MAGNANI, José Guilherme Cantor; SOUZA, Bruna Mantese de (orgs.), Jovens Hip-Hop SP 51 na metrópole: etnografias dos circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. São Paulo: Terceiro Nome, 2007. MBEMBE, Achille. The aesthetics of vulgarity; The thing and its doubles. In: On the postcolony. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 2001, p. 102-172. MORATÓ, Arturo Rodriguez; ACUÑA, Álvaro Santana. La nueva sociologia de las artes. Una perspectiva hispanohablante y global. Barcelona: Gedisa Editorial, 2017 MOURA, Clóvis. Os dilemas da negritude. In: MOURA, Clovis. Brasil: as raízes do protesto negro. São Paulo: Global Ed., 1983. MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. – 4. Ed. 2.reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020. – (Coleção Cultura Negra e Identidades) MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional x identidade negra. Petrópolis, Vozes. 1998. NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002 NAPOLITANO, Marcos. História & Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005a. NAPOLITANO, Marcos. MPB: Totem-tabu da vida musical brasileira”. In: KEHL, Maria Rita et al. Anos 70: trajetórias. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005b, p. 125-132. OSUMARE, Halifu. The Africanist Aesthetic in Global Hip-Hop: Power Moves. Nova York: Palgrave Macmillan, 2007 OLIVEIRA, Acauam Silvério de. O que emerge depois do fim? Caminhos e contradições do rap brasileiro. Aisthesis, Santiago, n. 70, p. 509-530, dic. 2021 OLIVEIRA, Acauam Silverio de. O fim da canção? Racionais MC's como efeito colateral do sistema cancional brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.8.2015.tde-09102015-154802. Acesso em: 2024-11-29. PIMENTEL, Spensy. O livro vermelho do hip hop. São Paulo, USP, 1997. RATTS, Alex. Trajetórias intelectuais negras: as rotas de Beatriz Nascimento. PUC viva Revista, São Paulo, ano 7, n. 28, p. 76-81, out./dez. 2006. RIGHI, Volnei José. RAP: Ritmo e poesia. Construção identitária do negro no imaginário do RAP brasileiro. 2011. 515f., il. Tese (Doutorado em Literatura e Práticas Sociais) – Programa de Pós-Graduação, Departamento de Teoria Literária e Literaturas – Universidade de Brasília, Brasília. 2011 ROSE, Tricia. Black Noise: Rap Music and Black Culture in Contemporary America. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1994 SANSONE, Livio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção da cultura negra do Brasil. Salvador/Rio de Janeiro: EdUFBa/ Pallas, 2004 SANTOS, Daniela Vieira dos. As representações de nação nas canções de Chico Buarque e Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização. 2014. 385 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1625161. Acesso em: 15 nov. 2023. SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012 SILVA, José C. G. Arte e educação: a experiência do movimento hip-hop paulistano. In: ANDRADE, Elaine N. (org.), Rap e educação, rap é educação. São Paulo: Summus, 1999 SILVA, Rogério de Souza. A periferia pede passagem: trajetória social e intelectual de Mano Brown. 2012. 302 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP SILVA, José Carlos Gomes da. Rap na cidade de São Paulo: musica, etnicidade e experiencia urbana. 1998. 285f. Tese (doutorado) - Universidade estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587111. Acesso em: 30 jan. 2025. SILVA, Maria Aparecida da. “Projeto Rappers: uma iniciativa pioneira e vitoriosa de interlocução entre uma organização de mulheres negras e a juventude no Brasil”. In: ANDRADE, Elaine Nunes de (org.). Rap e educação, rap é educação. São Paulo: Summus, 1999. SOLEDADE, Alisson Cruz. Não deram faculdade pra eu me formar doutor então a rua me transformou no demônio rimador: a atuação intelectual dos rappers do facção central entre o discurso pedagógico e a apologia ao crime (1995-2001). 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual do Ceará, 2017 TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do Rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify. 552 pp. 2002 WERLE, Marco Aurelio. Notas sobre a filosofia da música em Hegel. Revista Música, v. 15, p. 91-102, 2015. WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. Uma outra história das músicas. São Paulo, Companhia das Letras, 1999, 285 pp. ZENI, Bruno. O negro drama do rap: entre a lei do cão e a lei da selva. Estudos avançados. V. 18. No 50. São Paulo, 2004. p. 225 241. ZOLBERG, V. L. Para Uma sociologia das artes. São Paulo: SENAC, 2006.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ RENANN_MATTOS_PAOLINELLI (1).pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.