Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Mattos, Leandro da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T13:42:44Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13T13:42:44Z | - |
dc.date.issued | 6-06 | - |
dc.identifier.citation | MATTOS, Leandro da Silva de. Aritmética da soma dos dígitos e uma proposta para ensino usando padrões. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41206 | - |
dc.description.abstract | This paper examines the arithmetic of digit sums in the teaching and learning process in elementary and high school. The arithmetic of digit sums is equivalent to the arithmetic modulus 9, with the difference being the number 9 with remainder 0. We create patterns (geometric figures) with the sums of digits, with the help of GeoGebra. We also show that some figures can be made on graph paper. Although teaching patterns is a challenge for teachers, this paper aims to share the methodology adopted in order to contribute with practical experience in teaching algebra in the classroom. Keywords: Sum of digits, Patterns, GeoGebra. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Soma dos dígitos | pt_BR |
dc.subject | Padrões | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject.other | Sum of digits | pt_BR |
dc.subject.other | Patterns | pt_BR |
dc.subject.other | Mathematics | pt_BR |
dc.subject.other | GeoGebra | pt_BR |
dc.title | Aritmética da soma dos dígitos e uma proposta para ensino usando padrões. | pt_BR |
dc.title.alternative | Arithmetic of the sum of digits and a proposal for teaching using patterns. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Yartey, Joseph Nee Anyah | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8262-0486 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3102354032483439 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Yartey, Joseph Nee Anyah | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8262-0486 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3102354032483439 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mello, Vinicius Moreira | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6330-9847 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6378801493656275 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santana, Cláudia Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6104538466948323 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5549609565495680 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho examina a aritmética das somas de dígitos no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio. A aritmética das somas dos dígitos equivale ao
módulo aritmético 9, sendo a diferença o número 9 com resto 0. Criamos padrões (figuras
geométricas) com as somas dos dígitos, com a ajuda do GeoGebra. Mostramos também que
algumas figuras podem ser feitas em papéis quadriculados. Embora o ensino dos padrões
o seja um desafio para os professores, este trabalho tem como objetivo compartilhar a
metodologia adotada a fim de contribuir com a experiência prática no ensino de álgebra
em sala de aula.
Palavras-chave: Soma dos dígitos, Padrões, GeoGebra. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT)
|