Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMattos, Leandro da Silva de-
dc.date.accessioned2025-02-13T13:42:44Z-
dc.date.available2025-02-13T13:42:44Z-
dc.date.issued6-06-
dc.identifier.citationMATTOS, Leandro da Silva de. Aritmética da soma dos dígitos e uma proposta para ensino usando padrões. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41206-
dc.description.abstractThis paper examines the arithmetic of digit sums in the teaching and learning process in elementary and high school. The arithmetic of digit sums is equivalent to the arithmetic modulus 9, with the difference being the number 9 with remainder 0. We create patterns (geometric figures) with the sums of digits, with the help of GeoGebra. We also show that some figures can be made on graph paper. Although teaching patterns is a challenge for teachers, this paper aims to share the methodology adopted in order to contribute with practical experience in teaching algebra in the classroom. Keywords: Sum of digits, Patterns, GeoGebra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoma dos dígitospt_BR
dc.subjectPadrõespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subject.otherSum of digitspt_BR
dc.subject.otherPatternspt_BR
dc.subject.otherMathematicspt_BR
dc.subject.otherGeoGebrapt_BR
dc.titleAritmética da soma dos dígitos e uma proposta para ensino usando padrões.pt_BR
dc.title.alternativeArithmetic of the sum of digits and a proposal for teaching using patterns.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.contributor.advisor1Yartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8262-0486pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102354032483439pt_BR
dc.contributor.referee1Yartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8262-0486pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102354032483439pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6330-9847pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.contributor.referee3Santana, Cláudia Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6104538466948323pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5549609565495680pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho examina a aritmética das somas de dígitos no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio. A aritmética das somas dos dígitos equivale ao módulo aritmético 9, sendo a diferença o número 9 com resto 0. Criamos padrões (figuras geométricas) com as somas dos dígitos, com a ajuda do GeoGebra. Mostramos também que algumas figuras podem ser feitas em papéis quadriculados. Embora o ensino dos padrões o seja um desafio para os professores, este trabalho tem como objetivo compartilhar a metodologia adotada a fim de contribuir com a experiência prática no ensino de álgebra em sala de aula. Palavras-chave: Soma dos dígitos, Padrões, GeoGebra.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Mattos dissertação de mestrado em matemática.pdf5,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.