Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Lucas Sampaio-
dc.date.accessioned2025-02-14T12:41:01Z-
dc.date.available2025-02-15-
dc.date.available2025-02-14T12:41:01Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationSOARES, Lucas. Uma investigação sobre o conhecimento humano no pensamento de Nicolau de Cusa. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41226-
dc.description.abstractThe present work explores the philosophy of Nicholas of Cusa, focusing on the concept of “learned ignorance” as presented in his work De Docta Ignorantia (1440) as a means to acknowledge the limitations of human intellect in the face of absolute truth. The examination is divided into three chapters, each aimed at elucidating concepts primarily found in the First Book of the work: the first chapter addresses the doctrine of learned ignorance, where knowledge is seen as a continuous conjecture; the second chapter examines the use of mathematics as a symbolic tool to understand concepts like the maximum and the infinite; and the third chapter discusses the limits of language and the dialectic of knowledge, highlighting the tension between unity and plurality. Nicholas of Cusa is situated at the transition between the Middle Ages and the Modern Age, using mathematics to illustrate the complexity of divine truth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectDouta ignorânciapt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProporção e comparaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectUnidadept_BR
dc.subjectMultiplicidadept_BR
dc.subject.otherKnowledgept_BR
dc.subject.otherLearned ignorancept_BR
dc.subject.otherTruthpt_BR
dc.subject.otherMathematicspt_BR
dc.subject.otherProportion and comparationpt_BR
dc.subject.otherLanguagept_BR
dc.subject.otherUnitypt_BR
dc.subject.otherMultiplicitypt_BR
dc.titleUma investigação sobre o conhecimento humano no pensamento de Nicolau de Cusapt_BR
dc.title.alternativeAn investigation into human knowledge in the thought of Nicholas of Cusapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marco Aurélio Oliveira da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7405-7902pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975737116317202pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marco Aurélio Oliveira da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7405-7902pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975737116317202pt_BR
dc.contributor.referee2Peres, Daniel Tourinho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1513-4525pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742017058571120pt_BR
dc.contributor.referee3Miquelanti, Roberta Magalhães-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4220-9238pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772819258616488pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-2649-2427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302329395652549pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho explora a filosofia de Nicolau de Cusa, focando no conceito de “douta ignorância”, presente na sua obra De Docta Ignorantia (1440) como um meio de reconhecer as limitações do intelecto humano frente à verdade absoluta. O exame é dividido em três capítulos, focados em trazer esclarecimento de conceitos presentes principalmente no Livro Primeiro da obra: o primeiro aborda a doutrina da douta ignorância, onde o saber é uma conjectura contínua; o segundo examina o uso da matemática como uma ferramenta simbólica para entender conceitos como o máximo e o infinito; e o terceiro discute os limites da linguagem e a dialética do conhecimento, destacando a tensão entre unidade e pluralidade. Nicolau de Cusa situa-se na transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, utilizando a matemática para ilustrar a complexidade da verdade divina.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.relation.referencesALBERSON, David. Mathematical Theologies: Nicholas of Cusa and the Legacy of Thierry of Chartres. Oxford: Oxford University Press, 2014. ANDRÉ, João Maria. O problema da linguagem no pensamento filosófico-teológico de Nicolau de Cusa. Revista Filosófica de Coimbra, v. 2, n. 4, p. 369-402, 1993. BOEHNER, Philotheus; GILSON, Étienne. História da filosofia cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa. Tradução de Raimundo Vier. 13. ed. Paraná: Editora Vozes, 2012. COUNET, Jean-Michel. Mathematics and the Divine in Nicholas of Cusa. In: Mathematics and the divine: A historical study. p. 273-290. Belgium: University Louvain, 2005. DE LIBERA, Alain. A filosofia medieval; tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989. EUSEBIO COLOMER, S. J. Nicolau de Cusa (1401-1464): Um pensador na fronteira de dois mundos. Revista Portuguesa de Filosofia, p. 387-435, 1964 HAAB, Mary L. The Nature of the Individual in the Thought of Nicholas of Cusa. Kalamazoo: Western Michigan University, 1976. HOPKINS, Jasper. A concise introduction to the philosophy of Nicholas of Cusa. U of Minnesota Press, 1978. HOPKINS, Jasper. Nicholas of Cusa on learned ignorance. 2. ed. Minneapolis: The Arthur J. Banning Press, 1985. HOYE, William J. The Meaning of Neoplatonism in the Thought of Nicholas of Cusa. The Downside Review, v. 104, n. 354, p. 10-18, 1986. KLEINERT, Peter. Pursuit of Wisdom and Quantum Ontology. Germany: Grin Verlag, 2011. MARTIN, Vincent Marie. Nicholas of Cusa on God and the Creature. Quebec: Universite Laval, 1947. MILLER, Clyde Lee. Cusanus, Nicolaus [Nicolas of Cusa]. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford, 2009. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/entries/cusanus/>. Acesso em: 11 de novembro de 2024. MORAN, Dermot. Nicholas of Cusa (1401–1464): Platonism at the Dawn of Modernity. In: Platonism at the Origins of Modernity: Studies on Platonism and Early Modern Philosophy. Dordrecht: Springer Netherlands, 2008. p. 173-192. MORAN, Dermot. Nicholas of Cusa and modern philosophy. The Cambridge companion to Renaissance philosophy, p. 173-192, 2007.MURAWSKI, Roman. Mathematics and theology in the thought of Nicholas of Cusa. Logica Universalis, v. 13, n. 4, 2019. p. 477-485. NICOLAU DE CUSA. A Douta Ignorância. Tradução, introdução e notas de João Maria André. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. NORMAN, Julie C. Nicholas of Cusa, Apostolate of Unity. The Downside Review, v. 99, n. 334, p. 59-74, 1981. TEIXEIRA NETO, José. A “mística do logos” e o fundamento da filosofia da linguagem de Nicolau de Cusa. Trans/Form/Ação, v. 38, n. 1, p. 9-28, 2015. TEIXEIRA NETO, José. Possest: indicações para se pensar a relacionalidade do princípio em Nicolau de Cusa. Mirabilia, n. 19, p. 0189-214, 2014. TEIXEIRA, Livio. Nicolau de Cusa. Estudo dos quadros históricos em que se desenvolveu seu pensamento e análise dos livros I e II do “De Docta Ignorantia”. Revista de História, v. 2, n. 5, p. 19-41, 1951. WERTZ, JR., William F. Nicolaus of Cusa’s ‘On the Quadrature of the Circle’. The Schiller Institute. Washington, DC, 2001. Disponível em: <https://archive.schillerinstitute.com/fid_97- 01/012_Cusa_quad_circ.html>. Acesso em: 17 de janeiro de 2025. WHITTAKER, T. Nicholas of Cusa. In: Mind, New Series, v. 34, n. 136, p. 436-454. Oxford: Oxford University Press, 1925.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseFILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Soares. TCC - graduação (2025).pdf810,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.