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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41245
Tipo: Tese
Título: Podem os(as) meninos(as) da ladeira aprender inglês? Um estudo de caso etnográfico em uma escola de periferia da educação básica
Autor(es): Magalhaes, Sigrid Rochele Gusmão Paranhos
Primeiro Orientador: Santos, Edleise Mendes Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edleise Mendes Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Diógenes Cândido de
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Fernanda Mota
metadata.dc.contributor.referee4: Rosa, Patrícia Argôlo
metadata.dc.contributor.referee5: Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
Resumo: Esta pesquisa propôs investigar uma escola pública permeada de estereótipos, de exclusão e de vulnerabilidade social. Nesse sentido, o objetivo central deste estudo consistiu em discutir a contribuição da Educação Linguística no Ensino de Língua Inglesa, como prática de transformação e de emancipação, em uma comunidade escolar na periferia da cidade de Caetité/Bahia, através do fomento de estratégias de ensino crítico, decolonial, queer, entre outros movimentos, que desafiam os modelos tidos como cartesianos. A metodologia utilizada foi qualitativa, tendo como método o estudo de caso de base etnográfica, a fim de se obter uma visão holística da instituição escolar, além de buscar conhecer mais densamente as dimensões existenciais, simbólicas e culturais daquele local, historicamente conhecido pela violência, indisciplina, drogadição, entre tantas outras adversidades. Os instrumentos e procedimentos para a geração de dados da pesquisa foram os registros etnográficos das práticas cotidianas escolares, das aulas de Língua Inglesa (LI) em uma turma do Ensino Fundamental II; aplicação de questionários aos professores de LI, professores da escola e alunos; entrevistas semiestruturadas aos professores de LI e alunos; e, por fim, a análise de alguns dados documentais da unidade escolar. Desse modo, procurou-se discutir, inicialmente, sobre a periferia brasileira e, por conseguinte, o cenário desta pesquisa, uma unidade escolar de periferia. Em seguida, foi traçada uma visão panorâmica das políticas públicas educacionais, desde a colonização até os dias atuais, a fim de compreender os percalços da educação pública no Brasil. Buscou-se, também, discutir sobre a população desse espaço escolar, que é constituída fundamentalmente por pretos, pobres e comunidade LGBTQIA+, ou seja, por uma parcela excluída e discriminada de nossa sociedade. Para tanto, foram delineadas algumas propostas pedagógicas subversivas e insubmissas ao modelo tradicional de ensino. Por fim, foi feita a análise dos dados obtidas nesta pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade fulcral de buscar novos caminhos, em prol de uma aprendizagem efetiva e significativa da LI. Os dados da pesquisa mostraram, também, que é recomendável que o professor redimensione o seu papel profissional, adotando uma postura mais crítica e politizada, podendo, assim, se tornar um agente de mudança em seu contexto de atuação.
Abstract: This research aims to investigate a public school pervaded by stereotypes, exclusion and social vulnerability. In this sense, the main objective of this study is to discuss the contribution of Linguistic Education in English Language Teaching, as a practice of transformation and emancipation in a school community on the periphery of Caetité/Bahia, through the promotion of decolonial, intercultural and critical teaching strategies. The methodology applied is qualitative, and the ethnographic-based case study was used in order to have a holistic view of the educational institution, as well as to better understand the existential, symbolic and cultural dimensions of that place, historically known for violence, indiscipline, drug addiction, among many other adversities. The instruments and procedures for data generation in the initial phase of the research are the ethnographic notes of English classes routine in a Middle School classroom; application of questionnaires to English teachers, along with other school teachers and students; semi-structured interviews with English teachers and students; and, finally, documentary analysis on some school data. Thus, the discussion initially focused on Brazilian periphery and, consequently, the context of this research, a school located in the periphery of the city. Then, a panoramic view of educational public policies was outlined, from colonization to the present day, in order to understand the challenges of public education in Brazil. The study also aimed to discuss the population of this school, which is primarily composed of Black people, the poor, and the LGBTQIA+ community, in other words, a segment of society that is excluded and discriminated against. To this end, some subversive and non-conforming pedagogical proposals were outlined, challenging the traditional teaching model. Finally, an analysis of the data collected in this research was carried out. The results point to the crucial need to seek new ways for effective and meaningful English learning. The research data also suggests that teachers should reconsider their professional role by adopting a more critical and politicized stance, enabling them to become agents of change within their teaching context.
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Pedagogia Crítica
Transformação Social
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41245
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

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