Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Rodrigo Ornelas-
dc.date.accessioned2025-02-17T13:41:03Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T13:41:03Z-
dc.date.issued2012-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41248-
dc.description.abstractMax Stirner is undoubtedly a singular figure in the history of philosophy. In his central work, The Ego and it's Own (1844), the author rejects any idea that is to be independent of it, subject only, unique and corporeal. It follows, then, a critique of objectivist philosophical tradition, but also to subjectivism Hegelian too. To this adds up a direct criticism to post- Hegelian, also linked to the ghosts of an essentialist and sacralized philosophy. That study aims at the Stirner critical to modernity as a critical anti-essentialist, culminating in a new possibility to face the philosophy, politics and culture. The theme is developed mainly in the central work of the author, The Ego, a book written under the Young Hegelian movement, with direct references to aspects still conservatives of this movement, who wanted a revolution in nineteenth-century German thought. The Young Hegelians took a critique of traditional religion, but insufficient and circular for Stirner, who sees in the intellectual development of their age a space to overcome not only the beyond outside us, in God, but also beyond us, in Man (humanity). His contemporaries did well the first task, but not the second, incurring in the return in a sacredness, proclaiming, in place of a theological realm, a anthropological realm. Stirner criticizes expressions of an essentialism, present throughout the philosophical tradition Platonic-Hegelian that he intends to leave, in the distinctions between appearance and reality, substance and accident and traditional philosophical idea of Truth. These concepts can be associated with the central idea of Essence, and are weakened by the author at the time that he exposes his criticism, focused mainly for Modernity, even following a historic building. Key-words:pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEssencialismopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectHegelianismopt_BR
dc.subjectFilosofia Contemporâneapt_BR
dc.subject.otherEssentialismpt_BR
dc.subject.otherModernitypt_BR
dc.subject.otherHegelianismpt_BR
dc.subject.otherContemporary Philosophypt_BR
dc.titleEssencialismo e modernidade: a crítica de Max Stirnerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Crisóstomo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0824673288583545pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José Crisóstomo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0824673288583545pt_BR
dc.contributor.referee2Itaparica, André Luís Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2086456046841758pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Júnior, Ivo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0867604979777627pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1852629261064532pt_BR
dc.description.resumoMax Stirner é, sem dúvida, uma figura singular na história da filosofia. Em sua obra central, O Único e sua Propriedade (1844), o autor rejeita toda ideia que se pretenda independente dele, sujeito único, singular e corpóreo. Decorre daí, então, uma crítica à tradição filosófica objetivista, mas também ao subjetivismo hegeliano. Isso somado a uma crítica direta aos póshegelianos, como ainda atrelados aos fantasmas de uma filosofia essencialista e sacralizada. Esta pesquisa tem por objeto a crítica stirneriana à modernidade como uma crítica antiessencialista, culminado numa possibilidade nova de encarar a filosofia, a política e a cultura. O tema se desenvolve, principalmente, na obra central do autor, O Único, livro escrito no âmbito do Movimento Jovem Hegeliano, com referências diretas aos aspectos ainda conservadores desse movimento, que pretendia uma revolução no pensamento alemão do século XIX. Os jovens hegelianos assumiram uma crítica à religião tradicional, porém insuficiente e circular para Stirner, que vê no desenvolvimento intelectual de sua época um espaço para superar não só o além fora de nós, em Deus, como também o além em nós, no Homem (humanidade). Seus contemporâneos encarregaram-se bem da primeira tarefa, mas não da segunda, incorrendo no retorno a uma sacralidade, proclamando, no lugar de um reino teológico, um reino antropológico. Stirner critica expressões de um essencialismo, presente em toda tradição filosófica platônico-hegeliana que ele pretende abandonar, na forma da distinção entre aparência e realidade, substância e acidente e da ideia filosófica tradicional de Verdade. Esses conceitos podem ser associados à ideia central de Essência, e são fragilizados pelo autor no momento em que expõe sua critica, que é voltada, principalmente, ainda que seguindo uma construção histórica, para a Modernidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Rodrigo Ornelas.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.