Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Antônio Pedro Moura de-
dc.date.accessioned2025-02-18T15:57:32Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-18T15:57:32Z-
dc.date.issued2010-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41272-
dc.description.abstractLa structure du deuxième «Discours», dans la dimension théologique, présente le nouvel homme et sa nouvelle forme de dynamique religieuse (dynamique qui l’entoure au même temps que Ia société à laquelle il appartient), ayant comme hypothèse Tétat de nature, Thomme naturel. La société accuse TAntliropologie rousseauiste et la critique extrême à la société d’exempter Thomme de la culpabilité. L’homme est corrompu dans la société. II y a un exemple de rituel qui dépasse Lamour-propre, la pitié, la fête, la propriété, le mal. Les éléments religieux qui sont présents dans cette trajectoire expriment la conception religieuse de Rousseau.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofia modernapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectHomem.pt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectAntropologia Rousseaunianapt_BR
dc.subject.otherPhilosophie modemept_BR
dc.subject.otherPhilosophiept_BR
dc.subject.otherReligionpt_BR
dc.subject.otherHommept_BR
dc.subject.otherSociétépt_BR
dc.subject.otherAnthropologie Rousseau.pt_BR
dc.titleRosseau e sua teologia políticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Genildo Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0537770792622115pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Genildo Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0537770792622115pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Antônio Rufino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8718716442496216pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5864437995138299pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1341224745962695pt_BR
dc.description.resumoA estrutura do segundo Discurso, na dimensão teológica, apresenta o homem novo e a nova forma de dinâmica religiosa envolvendo o homem e a sociedade, tendo como hipótese o estado de natureza, o homem natural. A antropologia rousseauniana e a crítica radical à sociedade eximem o homem da culpa, acusa a sociedade. É na sociedade que ele se corrompe. Há um exemplo de ritual que perpassa o amor-de-si, o amor próprio, a piedade, a festa, a propriedade, o mal. Os elementos religiosos contidos nesta trajetória expressam a concepção religiosa de Rousseau.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Antonio Pedro Moura de Oliveira.pdf5,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.