Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniel dos-
dc.date.accessioned2025-02-18T17:11:55Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-18T17:11:55Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41273-
dc.description.abstractThis thesis is the result of the second phase of #TheGangstaProject, a scientific research project on black masculinities in the Hip-Hop culture of the United States of America, this time temporally focused on the first decades of the 21st century. From a dense investigation process on the audiovisual work of rapper Kendrick Lamar, it is possible to decode and analyze the configurations of representations about black masculinities present in the narratives of Gangsta Rap video clips, a musical subgenre that subverted and redefined the iconographic system of representation of black men, a tradition inherited from the slave-holding colonial past reinvented in the American collective racial imaginary from the New Racism phenomenon. Through an intersectional theoretical-methodological perspective, established between the History and Historiography of Slavery and Post-Abolition in the United States, Black Feminist Thought, Radical Black Thought, Black African Philosophy and Arts, a sequence was developed of symbolic disassembly exercises, imagery deconstruction and cultural criticism about the series of video clips from the album To Pimp a Butterfly (2015). Activating iconographic systems as devices of domination, control, expropriation and violence of racialized and masculinized bodies and subjectivities, this thesis travels through an inter and multidisciplinary itinerary to understand the operational dynamics of representation practices, from the social markers of identification and differentiation of subjects (especially the race-gender-class triad), as well as diagnosing its effects and, above all, consequences for the politics of black masculinities in the present time.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMasculinidades negraspt_BR
dc.subjectGangsta Rappt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subject.otherRacept_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.subject.otherBlack masculinitiespt_BR
dc.subject.otherGangsta Rappt_BR
dc.subject.otherRepresentationpt_BR
dc.titleO fantástico negro sem asas (ou o insustentável voo da borboleta): itinerários das masculinidades negras em to pimp a butterfly, de Kendrick Lamarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICApt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862822116563114pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Leandro Santos Bulhões de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1892221694481474pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Matheus Araújo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7593300755741680pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Thiago Cazarim da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883450094178820pt_BR
dc.contributor.referee4Colling, Leandro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841032316581104pt_BR
dc.contributor.referee5Rosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862822116563114pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5966303924445653pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é o resultado da segunda fase do #TheGangstaProject, projeto de pesquisa científica sobre as masculinidades negras na cultura Hip-Hop dos Estados Unidos da América, desta vez concentrado temporalmente nas primeiras décadas do século XXI. A partir de um processo de investigação densa sobre a obra audiovisual do rapper Kendrick Lamar, pode-se decodificar e analisar as configurações das representações acerca das masculinidades negras presentes nas narrativas dos videoclipes do Gangsta Rap, subgênero musical que subverteu e redefiniu o sistema iconográfico de representação sobre os homens negros, tradição herdada do passado colonial escravocrata reinventada no imaginário racial coletivo estadunidense a partir do fenômeno do Novo Racismo. Através de uma perspectiva teórico-metodológica interseccional, estabelecida entre a História e Historiografia da Escravidão e do Pós-Abolição nos Estados Unidos, o Pensamento Feminista Negro, o Pensamento Negro Radical, a Filosofia e as Artes Negro-Africanas, desenvolveu-se uma sequência de exercícios de desmontagem simbólica, desconstrução imagética e crítica cultural acerca da série de videoclipes do álbum To Pimp a Butterfly (2015). Acionando os sistemas iconográficos enquanto dispositivos de dominação, controle, expropriação e violência dos corpos e subjetividades racializadas e masculinizadas, esta tese percorre um itinerário inter e multidisciplinar para compreender as dinâmicas operacionais das práticas de representação, a partir dos marcadores sociais de identificação e diferenciação dos sujeitos (em especial a tríade raça-gênero-classe), bem como diagnosticar quais são seus efeitos e, sobretudo, consequências para as políticas das masculinidades negras no tempo presente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGNEIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE VERSÃO DEPÓSITO.pdf9,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.