https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41291
Tipo: | Tese |
Título: | Livro didático no novo ensino médio: uma análise dos conteúdos de Educação Física |
Autor(es): | Vasconcelos Filho, José Márcio Gondim |
Primeiro Orientador: | Santos Júnior, Claudio de Lira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos Júnior, Claudio de Lira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Melina Silva |
metadata.dc.contributor.referee3: | Melo, Flávio Dantas Albuquerque de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Oliveira, Clara Lima de |
Resumo: | A proposta de estruturação dos livros didáticos por área de conhecimento, realizada a partir das alterações preconizadas pelo Novo Ensino Médio (NEM) e pela BNCC e a utilização dos livros didáticos como instrumentos de controle por meio de formatos e intencionalidades que limitam o acesso aos conhecimentos sistematizados e superficializam os conteúdos apresentados no Ensino Médio, fomentaram a realização deste estudo. De forma específica nos debruçamos sobre os livros da área de Linguagem e suas Tecnologias e apresentamos como objeto do nosso estudo a análise dos conteúdos sugeridos nos livros didáticos para a disciplina educação física. Trata-se de uma pesquisa documental que se aproximou da teoria marxista como forma de análise da realidade, tendo em vista a característica desta concepção em buscar a compreensão do real a partir de suas contradições e singularidades. Estivemos diante do desafio de construir uma análise crítica do livro didático, apresentando um recorte que descreveu o momento histórico da análise, buscou compreender a teia de influências que o perpassam e os interesses do capital sobre a educação. Reiteramos nossa posição contrária ao NEM e a BNCC e esclarecemos que os resultados encontrados apontam para a utilização do livro didático como instrumento de controle ideológico e pedagógico por meio de estratégias que negam e/ou superficializam os conhecimentos acadêmicos, enviesam os conceitos de qualidade, liberdade e autonomia apresentados no material didático analisado. Apontamos para a possibilidade de fazer uso do livro didático na disciplina educação física, desde que seja aumentado o espaço dedicado à disciplina no material didático, seja ampliado o rol de autores e colaboradores vinculados à educação física na elaboração dos livros, tendo em vista a inexistência de autores ou colaboradores vinculados a esta área em algumas das obras às quais tivemos acesso e apontamos a necessidade de utilização dos conteúdos da disciplina estarem pautados na Cultura Corporal e sua relação com a Pedagogia Histórico Crítica. |
Abstract: | The proposal to structure textbooks according to subject areas, based on the modifications recommended by the New High School (NEM) and the BNCC, and the use of textbooks as control instruments through formats and intentions that limit access to systematized knowledge and superficialize the content presented in High School, encouraged the realization of this study. More specifically, we focused on textbooks related to Language and its Technologies and made our analysis of the content recommended in textbooks for Physical Education, the focus of our investigation. This documentary study used the Marxist theory as a framework for examining reality, taking into account the characteristic of this conception in seeking to understand reality from its contradictions and singularities. We were faced with the challenge of constructing a critical analysis of the textbook, presenting an excerpt that described the historical moment of the analysis in order to comprehend the network of influences that permeate the aforementioned textbook and also the interests of capital in education. We reiterate our opposition to the NEM and the BNCC and make it clear that the findings show that textbooks are being used as an instrument of ideological and pedagogical control through strategies that significantly reduce and/or deny academic knowledge and distort the concepts of autonomy, freedom, and quality that are presented in the examined teaching materials. Given the lack of authors and collaborators associated with physical education in some of the works we had access to, we highlight the potential for textbook use in the discipline as long as the amount of space devoted to the discipline in the teaching materials is increased and the list of authors and collaborators associated with physical education in the book preparation is expanded. We also highlight the necessity for the discipline's contents to be based on Body Culture and its relationship with Critical Historical Pedagogy. |
Palavras-chave: | Livro Didático Educação Física Controle ideológico e pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41291 |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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