https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41298
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudos para bateria baseados na incorporação da linguagem de dois bateristas brasileiros: Nenê e Tutty Moreno |
Título(s) alternativo(s): | Drum set studies based on the incorporation of language of two Brazilian drummers: Nenê and Tutty Moreno |
Autor(es): | Ribeiro, Eduardo José Nunes |
Primeiro Orientador: | Costa, Rodrigo Heringer |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Rodrigo Heringer |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nascimento, Joatan Mendonça do |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cairo, Uirá Nogueira de Barros |
metadata.dc.contributor.referee4: | Queiroz, André Machado |
Resumo: | O objetivo geral do presente trabalho é apresentar a possibilidade do estudo prático do estilo particular dos bateristas Nenê e Tutty Moreno, músicos de referência na história recente da bateria associada à música brasileira. O trabalho também tem o objetivo de apresentar os resultados de pesquisa de campo feita no intuito de responder a uma questão-problema: como estão sendo estudados os bateristas brasileiros de referência nos cursos de graduação com especialização em bateria ao redor do país? Justifica-se o questionamento a partir de minha vivência como estudante e professor de bateria, palestrante e docente em festivais de música no Brasil e no exterior, constatando pouca presença de referências de bateristas brasileiros nos programas de graduação, sobretudo se compararmos com outras culturas musicais e acadêmicas, nas quais percebe-se maior presença de estudos da obra de músicos de referência em seus respectivos programas. Como processos a ampararem o presente trabalho, destacam-se entrevistas e a pesquisa sobre a linguagem que incorporamos a partir da prática da obra dos dois músicos. Esse material serviu de base para a elaboração do Memorial, do Artigo Acadêmico e do Produto, em formato de Caderno de Solos, que, nesse caso, significam peças escritas somente para bateria, as quais englobam particularidades estilísticas dos bateristas citados neste estudo. Tais peças contêm elementos dos acompanhamentos, das sonoridades, dos fraseados e dos estilos de improvisação de cada um desses artistas, organizados no formato de estudo. O caderno de solos, por sua vez, contempla duas peças autorais, destinadas a alunos e professores de bateria como material de apoio ao estudo do instrumento. Desta forma, o TCF visa a contribuir às discussões sobre novas possibilidades educativas em música, promovendo a ampliação do ainda escasso repertório e material didático destinados à prática da bateria no Brasil. |
Abstract: | The general objective of this work is to present the possibility of a practical study of the particular style of drummers Nenê and Tutty Moreno, reference musicians in the recent history of drums associated with Brazilian music. The work also aims to present the results of field research carried out with the aim of answering this work’s key question: how are reference Brazilian drummers being studied in undergraduate courses specializing in drums around the country? This question is based on my experience as a drum student, teacher, and speaker at music festivals in Brazil and abroad, noting little presence of references from Brazilian drummers linked to undergraduate programs, contrasting with other musical and academic environments, which present a greater convergence of reference musicians covered by their respective programs. As processes to support this work, interviews and research on the language that I incorporated from the practice of the work of these two musicians stand out, resulting in the elaboration of the Memorial, Academic Article and Product, in the format of a Solo Notebook. Solo in this refers to pieces written only for drums, encompassing stylistic particularities of the musicians mentioned in this work. These pieces contain elements of the accompaniment, sounds, phrasing and improvisation styles of each of these musicians, organized in a study format. The solo notebook also includes two original pieces, intended for drum students and teachers as support study material. In this way, TCF aims to contribute to discussions about new educational possibilities in music, promoting the expansion of the scarce repertoire and teaching material intended for the practice of drumming in Brazil. |
Palavras-chave: | bateria bateristas brasileiros musica brasileira instrumental ensino superior em música no Brasil Nenê Tutty Moreno |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal Da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41298 |
Data do documento: | 24-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduardo Ribeiro. TCC - dissertação .pdf | TCC - Dissertação Eduardo Ribeiro | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.