Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Costa, Andreis Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T15:07:25Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T15:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41309 | - |
dc.description.abstract | His article analyzes the political and institutional relations in the execution of compulsory internships of Medical School in Health Units under State management in Palmas - TO. A benchmark from four assumptions was elaborated: 1- The health education, since the implementation of SUS, had significant legal, regulatory, technical and political progress affecting formative processes; 2. The current situation in medical education in Brazil presents significant changes, specially the establishment of the National Curriculum Guidelines for health education, which influenced important changes in internship and practices in SUS; 3- The institutions are formed in the teaching-learning process; 4- The political and institutional relations constitute themselves in the ongoing process and can present changes. This is an exploratory case study built in three stages: Survey and national literature review on the subject; Documentary research in the institutions involved in the study; Interviews with leaders, teachers and technical members of CIMI. The results showed as improvement the implementation of CIMI and as main challenge the joint work of three different educational institutions in a single internship model. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject | Internato e Residência | pt_BR |
dc.subject | Relações Interinstitucionais | pt_BR |
dc.subject | Formação Profissional em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Integração Docente Assistencial | pt_BR |
dc.subject.other | Education Medical | pt_BR |
dc.subject.other | Internship and Residency | pt_BR |
dc.subject.other | Interinstitutional Relations | pt_BR |
dc.subject.other | Health Human Resource Training | pt_BR |
dc.subject.other | Teaching Care Integration Services | pt_BR |
dc.title | Relação Universidade e serviço: avanços e desafios na formação médica no Tocantins. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souto, Ana Cristina | - |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Lorene Louise Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Cristiane Abdon | - |
dc.contributor.referee3 | Souto, Ana Cristina | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4381447449180977 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo analisa as relações político-institucionais na realização dos estágios obrigatórios curriculares (internato) do Curso de Medicina nas Unidades de Saúde sob Gestão Estadual em Palmas – TO. Elaborou-se um marco de referência a partir de quatro pressupostos: 1- A formação em saúde, a partir da implementação do SUS, teve significativos avanços jurídico-normativo e tecnopolítico que influenciam processos formativos na área; 2- O cenário atual na formação médica no Brasil apresenta significativas mudanças, em especial o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Saúde, o que influenciou mudanças importantes nos estágios e práticas no SUS; 3- As instituições se formam no processo de ensinoaprendizagem; 4- As relações político-institucionais se constituem no processo em curso e podem apresentar mudanças. Trata-se de um estudo de caso tipo exploratório
construído em três etapas: Levantamento e revisão de bibliografia nacional sobre o tema; Pesquisa documental nas instituições envolvidas no estudo; Entrevistas com dirigentes, docentes e técnicos membros da CIMI. Os resultados apontaram como avanço a implantação da CIMI e como principal desafio o trabalho conjunto entre três instituições de ensino distintas em um único modelo de internato. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Saúde Coletiva - ISC | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)
|