Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Andreis Vicente-
dc.date.accessioned2025-02-20T15:07:25Z-
dc.date.available2025-02-20T15:07:25Z-
dc.date.issued2016-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41309-
dc.description.abstractHis article analyzes the political and institutional relations in the execution of compulsory internships of Medical School in Health Units under State management in Palmas - TO. A benchmark from four assumptions was elaborated: 1- The health education, since the implementation of SUS, had significant legal, regulatory, technical and political progress affecting formative processes; 2. The current situation in medical education in Brazil presents significant changes, specially the establishment of the National Curriculum Guidelines for health education, which influenced important changes in internship and practices in SUS; 3- The institutions are formed in the teaching-learning process; 4- The political and institutional relations constitute themselves in the ongoing process and can present changes. This is an exploratory case study built in three stages: Survey and national literature review on the subject; Documentary research in the institutions involved in the study; Interviews with leaders, teachers and technical members of CIMI. The results showed as improvement the implementation of CIMI and as main challenge the joint work of three different educational institutions in a single internship model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectInternato e Residênciapt_BR
dc.subjectRelações Interinstitucionaispt_BR
dc.subjectFormação Profissional em Saúdept_BR
dc.subjectServiços de Integração Docente Assistencialpt_BR
dc.subject.otherEducation Medicalpt_BR
dc.subject.otherInternship and Residencypt_BR
dc.subject.otherInterinstitutional Relationspt_BR
dc.subject.otherHealth Human Resource Trainingpt_BR
dc.subject.otherTeaching Care Integration Servicespt_BR
dc.titleRelação Universidade e serviço: avanços e desafios na formação médica no Tocantins.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Ana Cristina-
dc.contributor.referee1Pinto, Lorene Louise Silva-
dc.contributor.referee2Nunes, Cristiane Abdon-
dc.contributor.referee3Souto, Ana Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4381447449180977pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa as relações político-institucionais na realização dos estágios obrigatórios curriculares (internato) do Curso de Medicina nas Unidades de Saúde sob Gestão Estadual em Palmas – TO. Elaborou-se um marco de referência a partir de quatro pressupostos: 1- A formação em saúde, a partir da implementação do SUS, teve significativos avanços jurídico-normativo e tecnopolítico que influenciam processos formativos na área; 2- O cenário atual na formação médica no Brasil apresenta significativas mudanças, em especial o estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Saúde, o que influenciou mudanças importantes nos estágios e práticas no SUS; 3- As instituições se formam no processo de ensinoaprendizagem; 4- As relações político-institucionais se constituem no processo em curso e podem apresentar mudanças. Trata-se de um estudo de caso tipo exploratório construído em três etapas: Levantamento e revisão de bibliografia nacional sobre o tema; Pesquisa documental nas instituições envolvidas no estudo; Entrevistas com dirigentes, docentes e técnicos membros da CIMI. Os resultados apontaram como avanço a implantação da CIMI e como principal desafio o trabalho conjunto entre três instituições de ensino distintas em um único modelo de internato.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva - ISCpt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS MP - Andreis Vicente Costa-2016.pdf591,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.