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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dávila Kess Pimentel da-
dc.date.accessioned2025-02-20T16:30:13Z-
dc.date.available2025-02-20T16:30:13Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41310-
dc.description.abstractThis dissertation narrates an initially netnographic research, which became ethnographic, ending in exploratory research in Hybrid Design for circularity in national fashion. Reflections of a research in transformation, not only for its methodology, but for the researcher's life, the interviewed companies and the post- pandemic transformed world. Due to the lack of social and environmental responsibility in the industrial mass production of fashion, compromising the satisfaction of the needs of future generations, it is necessary to rethink the design processes aimed at reducing social and environmental impacts, from its conception to its reuse. With this in mind, this dissertation studies the concepts of hybrid design for circularity in the context of national fashion in order to understand the role of design and its processes in the creation of eco-efficient products and to point out possible paths for the development of circular hybrid creative products. For this purpose, seven Brazilian brands in the fashion segment, conceived under the light of the circular economy and that adopt the precepts of cradle to cradle, were investigated. Of these seven, many were transformed after the pandemic, and it was necessary to list a single brand that would unite the criteria pointed out by the qualitative research based on the theoretical tools studied. It is intended to contribute to the Brazilian Fashion Design from the systematization of data on the fashion industry analyzed through its creation processes, as well as to the field of Design in general from the study of the design of socially-environmentally responsible products and the development of the concept of circular economy applied to project design methodology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign híbridopt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.subject.otherHybrid Designpt_BR
dc.subject.otherCircular economypt_BR
dc.subject.otherResponsibility socio-environmentalpt_BR
dc.titleDesign híbrido para economia circular: caminhos possíveis na moda nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Factum, Ana Beatriz Simon-
dc.contributor.referee1Factum, Ana Beatriz Simon-
dc.contributor.referee2Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez-
dc.contributor.referee3Cidreira, Renata Pitombo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801775895075894pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação narra uma pesquisa inicialmente netnográfica, que se tornou etnográfica, finalizando em pesquisa exploratória em Design Híbrido para circularidade na moda nacional. Reflexões de uma pesquisa em transformação, não só pela sua metodologia, mas também pela vida da pesquisadora, das empresas entrevistadas e do mundo transformado pós-pandemia. Devido à falta de responsabilidade socioambiental na produção industrial da moda em massa, comprometendo a satisfação das necessidades das futuras gerações, faz-se necessário repensar os processos do design que vise a reduzir impactos socioambientais, desde a sua concepção ao seu reuso. Neste intuito, esta dissertação estuda os conceitos de design híbrido para economia circular no contexto da moda nacional a fim de compreender o papel do design e seus processos na criação dos produtos ecoeficientes e apontar os possíveis caminhos para a elaboração de produtos criativos híbridos circulares. Para este propósito, investigou-se sete marcas brasileiras do segmento da moda concebidas sob a luz da economia circular e que adotam os preceitos do cradle to cradle. Destas sete, pós-pandemia muitas acabaram se transformando, sendo necessário elencar uma única marca que unisse os critérios apontados pela pesquisa qualitativa com base no ferramental teórico estudado. Pretende-se contribuir para o Design de Moda brasileiro a partir da sistematização dos dados sobre a indústria de moda analisada através dos seus processos de criação, bem como para o campo do Design em geral a partir do estudo da concepção de produtos socioambientalmente responsáveis e do desenvolvimento do conceito de economia circular aplicados à metodologia de projeto em design.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Dávila Kess Pimentel da. Design híbrido para economia circular: caminhos possíveis na moda nacional. Salvador-BA, 2023. Trabalho de conclusão do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

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VF_2023. DÁVILA KESS PIMENTAL DA SILVA. Design híbrido para economia circular.pdfDOCUMENTO FINAL8,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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