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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41318
Tipo: Dissertação
Título: Cinestesia sobre o Sertão: a memória rural e a noção de urbanidade da Feira de Santana no cinema documentário de Olney São Paulo
Título(s) alternativo(s): Cinesthesia on the Sertão: the rural memory and the notion of urbanity of Feira de Santana in Olney São Paulo's documentary cinema
Cinesthesia on the Sertão: the rural memory and the notion of urbanity of Feira de Santana in Olney São Paulo's documentary cinema
Autor(es): Leite, Bruno de Jesus
Leite, Bruno de Jesus
Primeiro Orientador: Serafim, José Francisco
metadata.dc.contributor.referee1: Nakagawa, Regiane Miranda de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Rego, Francisco Gabriel de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Serafim, José Francisco
Resumo: Sítio de trânsitos e trincheiras, das tropas que promoviam a logística entre o Sertão e o litoral, das transformações indissociáveis ao processo de migração nordestina, Feira de Santana é um terreno promissor de infindáveis investigações. Este estudo encara tal máxima e planeja capturar como se delineia e está representada a noção da urbanidade feirense na obra do cineasta baiano Olney Alberto São Paulo. Partimos da ideia, defendida por Rolnik (1995), de que a cidade é um organismo complexo, capaz de ser escrito e produzir significações e, para tanto, utilizamos da análise fílmica como um procedimento de investigação acerca de uma representação relacionada a ela, pois o entendemos como uma possibilidade de compreensão da urbe pelo viés das Ciências da Comunicação. Dois filmes nos serviram como corpus neste trabalho, os documentários Como nasce uma cidade (1973) e Pinto vem aí (1976) — ambos realizados e produzidos no referido município durante o período de franca industrialização e expansão da sua mancha urbana. Neles, nos debruçamos nos aspectos visuais e também sonoros para compreender aquilo que foi trabalhado pelo autor. Assim, buscamos por meio da análise interna, nos planos e pontos de vista, nas sequências e composições de quadros, nos enquadramentos, no conteúdo da narração e das manifestações políticas, nos elementos arquitetônicos e sujeitos que estão em cena, uma apreensão das significações, os agenciamentos e a enunciação do discurso sobre o espaço. Nosso esforço se deu em decompor e interpelar as narrativas para interpretar Feira. O fôlego empregado aqui envolveu também referenciais teóricos a exemplo das noções a respeito da memória e apagamento da ruralidade, desenvolvidas por Oliveira (2011), o ideário em torno das representações, destrinchado por Hall (2016), e as considerações trabalhadas por Nakagawa (2017) ao tratar das explanações de Marshall McLuhan no que concerne à cidade como meio de comunicação.
Abstract: The site of transits and trenches, of the troops that promoted logistics between the Sertão and the coast, of the transformations that are inseparable from the northeastern migration process, Feira de Santana is a promising area for endless research. This study takes this maxim on board and plans to understand how the notion of Feira's urbanity is delineated and represented in the work of Bahian filmmaker Olney Alberto São Paulo. We start from the idea, defended by Raquel Rolnik (1995), that the city is a complex organism, capable of being written and producing meanings and, to this end, we use film analysis as a procedure for investigating a representation of it, as we see it as a possibility of understanding the city through the lens of the Communication Sciences. Two films served as the corpus for this work, the documentaries Como nasce uma cidade (1973) and Pinto vem aí (1976) — both made and produced in the municipality during the period of rapid industrialization and expansion of its urban sprawl. In them, we looked at the visual and sound aspects in order to understand what the author was working on. Thus, through internal analysis, in the shots and points of view, in the sequences and compositions of the frames, in the framing, in the content of the narration and the speeches, in the architectural elements and the subjects on stage, we sought to grasp the meanings, the agency and the enunciation of the discourse on space. Our effort was to break down and interpellate the narratives in order to interpret Feira. The breath used here also involved theoretical references such as the notions about memory and the erasure of rurality, developed by Oliveira (2011), the ideology around representations, unraveled by Hall (2016), and the considerations worked on by Nakagawa (2017) when dealing with Marshall McLuhan's explanations regarding the city as a means of communication.
Palavras-chave: Olney São Paulo
Feira de Santana
Cinema documentário
Análise fílmica
Cidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41318
Data do documento: 18-Out-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

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