Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41349
Tipo: Tese
Título: “As pessoas precisam entender que a gente existe...” - (auto)biografias docentes LGBTI+ do IFBA
Título(s) alternativo(s): La gente necesita entender que existimos...” - (auto)biografías de profesores LGBTI+ de IFBA
People need to understand that we exist..." - (auto)biographies of LGBTI+ teachers at IFBA
Autor(es): Silva, Wallace Matos da
Primeiro Orientador: Guimarães, Rafael Siqueira de
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Rafael Siqueira de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cássia Beatriz Batista e
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Joacir Marques da
metadata.dc.contributor.referee4: Cruz, Izaura Santiago da
metadata.dc.contributor.referee5: Meira, Célio Silva
Resumo: A presente tese é fruto da caminhada de inquietações e desconfortos oriundos da vivência do pesquisador e da partilha de outras vivências de docentes LGBTI+ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Constitui-se, também, como um espaço afetivo-discursivo-territorial-político das experiências vividas que enveredaram os (des)caminhos para a concretização de uma pesquisa cujos protagonistas são os sujeitos da experiência em pleno exercício de seus papeis sociais na docência, nos mais diversos campi da rede IFBA. Ao mesmo tempo, este estudo e esses sujeitos delineiam um lugar de fronteira que precisava ser demarcado territorialmente. Urgia a escuta dos nossos corpos frequentemente tidos como abjetos na instituição em que trabalhamos, de modo que fossem oportunizados espaço-tempos para pensar o “deseducamento” desses corpos. Esta perspectiva contribui para uma travessia mais fecunda, que serviu de “ponte” para dar conta da problemática de como é ser-estar docente LGBTI+ na educação tecnológica e profissional no âmbito do IFBA. À luz dessa inquietação, potencializaram-se novos questionamentos, indagações, novos olhares e críticas em relação aos estudos que envolvem as dimensões docentes-subjetividades-narrativas. Por se tratar de uma pesquisa com narrativas, com colegas, havia o comprometimento com uma condução que privilegiasse a manutenção constante do olhar sensível-investigativo na posição de pesquisador imbuído da perspectiva de “sujeito da experiência”. A pesquisa objetivou compreender como as docentes e os docentes LGBTI+ forjam suas experiências e vivências na atuação profissional, no âmbito do IFBA. Para dar conta desse objetivo geral, outros mais específicos se fizeram necessários, como, (i) conhecer as histórias de vida de docentes LGBTI+ do IFBA, através de narrativas (auto)biográficas; (ii) identificar as vivências identitárias, formacionais e experienciadas; e (iii) compreender como as questões de dissidências sexuais e de gênero impactam nos modos de subjetivações docentes LGBTI+ na sua atuação profissional. Os estudos das dissidências de gêneros e sexualidades e das (auto)biografias ampararam e serviram de alicerces teórico-metodológicos para as discussões, análises e compreensões das biografizações constantes na tese. O percurso metodológico da tese possibilitou a criação da Rota da Via(da)gem que foi estruturada em três fases, denominadas como: Iniciação, Montação e Lacração. Nessa Rota, narrativiza-se todo o processo da pesquisa de campo, desde os fundamentos teóricos-metodológicos às ações procedimentais para a execução da pesquisa. A análise das informações geradas pelas entrevistas foi sistematicamente estruturada em três eixos biografizantes que nortearam os grandes diálogos da entrevista narrativa: Eixo Biografizante das Vivências (EBV), Eixo Biografizante das Experiências Formacionais (EBEF) e o Eixo Biografizante da Atuação Docente (EBAD). Concluo que as narrativas das/dos docentes LGBTI+ revelaram que o IFBA se constituiu em um desejo e uma vontade das/dos docentes, em fazer parte da instituição e que estão em um lugar privilegiado de contribuição no sentido de serem pontencializadores para mudanças sociais e transformações de vidas das/dos discentes. Esse lugar se constitui de atravessamentos de múltiplas realidades, contradições e ambiguidades, que os forjam como mobilizadores e (re)(auto)criadores de práticas pedagógicas transgressoras transversalizadas pelas perspectivas das dissidências de sexualidades e de gênero. Isso se dá em quaisquer das atribuições na atuação profissional como docente da carreira do ensino técnico e tecnológico, nas dimensões da instituição: ensino, pesquisa, extensão e gestão.
Abstract: This thesis is the result of a journey of concerns and discomfort arising from the experience of the researcher and the sharing of other experiences of LGBTI+ teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia (IFBA). It also constitutes an affective- discursive-territorial-political space of lived experiences that have (un)paved the way for the realization of a research whose protagonists are the subjects of the experience in full exercise of their social roles in teaching, in the most diverse campuses of the IFBA network. At the same time, this study and these subjects outline a frontier that needed to be territorially demarcated. There was an urgent need to listen to our bodies, which are often seen as abject in the institution in which we work, in order to provide space and time to think about the "de-education" of these bodies. This perspective contributed to a more fruitful journey, which served as a "bridge" to deal with the problem of what it is like to be an LGBTI+ teacher in technological and professional education at IFBA. In the light of this concern, new questions, inquiries, new perspectives and criticisms were raised in relation to studies involving the dimensions of teachers-subjectivities-narratives. As this was a research project involving narratives, with colleagues, there was a commitment to conduct the research in a way that prioritized the constant maintenance of a sensitive-investigative gaze in the position of a researcher imbued with the perspective of "subject of experience". The aim of the research was to understand how LGBTI+ teachers forge their experiences in their professional work at IFBA. To meet this general objective, more specific ones were needed, such as (i) getting to know the life stories of LGBTI+ teachers at IFBA, through (auto)biographical narratives; (ii) identifying their identity, training and experiences; and (iii) understanding how issues of sexual and gender dissidence impact on the ways in which LGBTI+ teachers subjectivate themselves in their professional work. The studies of gender and sexuality dissidence and (auto)biographies supported and served as the theoretical-methodological foundations for the discussions, analyses and understandings of the biographies contained in the thesis. The methodological path of the thesis made it possible to create the Via(da)gem Route, which was structured into three phases: Initiation, Assembly and Slayer. In this Route, the entire field research process is narrated, from the theoretical-methodological foundations to the procedural actions for carrying out the research. The analysis of the information generated by the interviews was systematically structured into three biographical axes that guided the major dialogues of the narrative interview: Biographical Axis of Experiences (EBV), Biographical Axis of Formative Experiences (EBEF) and the Biographical Axis of Teaching Performance (EBAD). I conclude that the narratives of the LGBTI+ teachers revealed that the IFBA was a desire and will of the teachers to be part of the institution and that they are in a privileged place to contribute in the sense of being potentializers for social change and transformations in the lives of the students. This place is made up of multiple realities, contradictions and ambiguities, which forge them as mobilizers and (re)(self)creators of transgressive pedagogical practices, transversed by the perspectives of sexuality and gender dissidence. This happens in any of their professional roles as teachers in technical and technological education, in the dimensions of the institution: teaching, research, extension and management.
Palavras-chave: Docentes LGBTI+
(Auto)biografia
Narrativas
Via(da)gens
Educação - Aspectos sociais
Pessoas LGBTQ+
Docentes narrativas pessoais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41349
Data do documento: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wallace Matos da Silva - Tese.pdfTese3,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.