Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Barbosa, Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T11:19:44Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26 | - |
dc.date.available | 2025-03-06T11:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41355 | - |
dc.description.abstract | This monographic work deals with the figure of genius in Arthur Schopenhauer's philosophy
of art: how his Metaphysics of the Beautiful explores the philosopher's view of artistic
creation. This research questions how Ideas and intellect, according to Schopenhauer's
perspective, influence artists' ability to create works of art, and at the same time whether
they can act as obstacles to the creative process. His ideas about the artistic genius as
someone capable of transcending the sphere of the Will and connecting with the Platonic
Ideas shed light on the nature of true art. However, this capacity for transcendence can also
be a burden, often leading the genius to loneliness and being misunderstood. Furthermore,
the implications of his ideas for the history of art challenge us to conceive of who deserves
the title of artist and recognition in society. Schopenhauer's philosophy of art highlights the
connection between suffering and creativity, offering insights into the struggles faced by
contemporary artists, highlighting how their personal experiences influence their artistic
expression and the unique challenges they face in a modern world. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito/Embargado | pt_BR |
dc.subject | Schopenhauer | pt_BR |
dc.subject | Gênio | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da Arte | pt_BR |
dc.subject | Intelecto | pt_BR |
dc.subject.other | Schopenhauer | pt_BR |
dc.subject.other | Genius | pt_BR |
dc.subject.other | Philosophy of Art | pt_BR |
dc.subject.other | Intelect | pt_BR |
dc.title | O gênio na filosofia da arte de Schopenhauer | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Salviano, Jarlee Oliveira Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Sampaio, Alan da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0451135291757415 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Franceschi, Pedro Augusto da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1185744942783009 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Salviano, Jarlee Oliveira Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0150934092019388 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico trata da figura do gênio na filosofia da arte de Arthur
Schopenhauer: como a sua Metafísica do belo explora a visão do filósofo sobre a criação
artística. Esta pesquisa questiona como as Ideias e o intelecto, segundo a perspectiva de
Schopenhauer, influenciam a capacidade dos artistas de criar obras de arte e ao mesmo
tempo se podem atuar como obstáculos para o processo criativo. Suas ideias sobre o gênio
artístico como alguém capaz de transcender a esfera da Vontade e se conectar com as
Ideias platônicas lançam luz sobre a natureza da verdadeira arte. No entanto, essa
capacidade de transcendência também pode ser um fardo, muitas vezes levando o gênio à
solidão e ao incompreendido. Além disso, as implicações de suas ideias para a história da
arte nos desafiam a conceber quem merece o título de artista e o reconhecimento na
sociedade. A filosofia da arte de Schopenhauer destaca a conexão entre sofrimento e
criatividade, oferecendo concepções sobre as lutas enfrentadas por artistas
contemporâneos, destacando como suas experiências pessoais influenciam sua expressão
artística e os desafios únicos que enfrentam em um mundo moderno. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) | pt_BR |
dc.relation.references | ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos
filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.
ARALDI, Clademir Luís. Do romantismo a Nietzsche: rupturas e transformações na
filosofia do século XIX. Universidade Federal de Pelotas, 2017.
BARBOZA, Jair. Schopenhauer: a decifração do enigma do mundo. Pia Sociedade de São
Paulo-Editora Paulus, 2016.
BAUMER, Franklin. O pensamento europeu moderno. V. II. Lisboa: Edições 70, 1990.
BOUCOURECHLIEV, André. Schumann. Paris: Editions du Seuil, 1960.
BRUM, José Thomaz. O pessimismo e suas vontades: Schopenhauer e Nietzsche. Rio
de Janeiro: Rocco, 1998.
BURNET ENGLER, Maicon Reus. Comentário ao artigo Filosofia e filologia: o jogo entre
gregos e alemães. Trans/Form/Ação, v. 44, p. 35-44, 2021.
BURTON, Robert. The Anatomy of Melancoly. Philadelphia, New York: J. W. Moore, J.
Wiley, 1850.
CARMO AGUIAR, Gabriel; DA FONSECA, Eduardo Ribeiro. Kandinsky e a relação entre
música e pintura na metafísica do belo de Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional
de Filosofia, v. 14, n. 1, p. e71798-e71798. 2023.
CACCIOLA, Maria Lúcia. Sobre o gênio na estética de Schopenhauer. In: Revista Étic@,
Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 31-42, 2012.
CACCIOLA, M. A crítica da razão no pensamento de Schopenhauer. São Paulo: USP,
1981.
DIAS, Cláudia Assunpção. A exposição (Darstellung) poética na metafísica do belo de
Schopenhauer. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, v. 8, n. 1, p. 71-83, 2017.
GONÇALVES, Márcia Cristina Ferreira. Belo e o destino (O)-Uma introdução à filosofia de
Hegel. Edicoes Loyola, 2001.JENSEN, Eric Frederick. Schumann. Nova York, Oxford University Press, 2005.
KNOBLOCH, Fenícia (org.). O Inconsciente: várias leituras. São Paulo: Ed. Escuta, p. 11-
25, 1991.
KLESSMANN, Eckart - Die welt der Romantic. Munique: Max Huber Verlag, 1969.
LAURO, Rafael. TRINDADE, Rafael. Schopenhauer. Razão Inadequada, 2023.
Disponível em: < https://razaoinadequada.com/schopenhauer/ >. Acesso em: 06 nov. 2023.
MATE, Alexandre. O grotesco em “Woyzécks”: uma viagem pelo romantismo, simbolismo
e expressionismo. ILINX-Revista do LUME, v. 2, n. 1, 2012.
NUNES, Ginete Cavalcante; NASCIMENTO, Maria Cristina Delmondes; LUZ, Maria
Aparecida Carvalho de Alencar. Pesquisa científica: conceitos básicos. ID online. Revista
de psicologia, v. 10, n. 29, p. 144-151, 2016.
REICH, Nancy B. - Clara Schumann: the artist and the woman. Nova York: Cornel
University, 1987.
REIMAN, Erika - Schumann piano cyrcles and novels of Jean Paul. Nova York: The
University of Rochester Press, 2004.
RODRIGUES, Sérgio Murilo. Amy Winehouse e a casa dos mortos: a noção de genialidade
no Romantismo Alemão. Scripta, v. 16, n. 31, p. 97-108, 2012.
ROSEN, Charles - The romantic generation. Harvard University Press, 1998.
SAFRANSKI, Rüdiger. Schopenhauer: E os anos mais selvagens da filosofia. Geração
Editorial, 2018.
SALVIANO, Jarlee Oliveira Silva. O niilismo de Schopenhauer. São Paulo: Universidade
de São Paulo, 2001.
SCHOPENHAUER, A. Metafísica do Belo. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Editora
UNESP, 2003.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e Representação. Tradução de Jair
Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
WHINEHOUSE, Amy. Frank. Album: Frank. Jamaica: Island Record, .2003. | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)
|