Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Sidnei Marques | - |
dc.creator | Oliveira, Sidnei Marques de | - |
dc.creator | Oliveira, S. M. | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T13:05:28Z | - |
dc.date.available | 2025-03-06T13:05:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41361 | - |
dc.description.abstract | In this study, we have explored the application of systemic modeling into contour abstractions of musical texture aspects to compose an original set of works. Systemic modeling is a methodology that integrates principles from intertextuality theory and compositional systems theory for musical works examination, aiming to establish a hypothetical generic model with compositional purposes. Our focus was on using the contour of textural complexity as an analytical tool for the String Quartets no. 6 and 17 by Heitor Villa-Lobos, which served as the basis for the Devaneios 4, 5, 7, and 8 works. The main conclusions include evidence of the variety of emergent possibilities in understanding and applying contour abstractions in textural complexity, identification of aspects of Particional analysis that warrant further exploration, and considerations on density-compression. We propose expanding the meaning of the term textural contours to encompass various textural dimensions. Additionally, we highlight the potential of contour of textural complexity modeling in compositional planning, which can contribute to overcoming creative blocks and music composition teaching. Finally, we suggest directions for future research to deepen this field of study, opening up new perspectives for musical analysis and creation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelagem sistêmica | pt_BR |
dc.subject | Contorno da complexidade da textura | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de corda- estudo e análise | pt_BR |
dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
dc.subject | Composição (Música) | pt_BR |
dc.subject.other | systemic modeling | pt_BR |
dc.subject.other | texture complexity contour | pt_BR |
dc.subject.other | String Instruments – Study and Analysis | pt_BR |
dc.subject.other | Musical Theory | pt_BR |
dc.subject.other | Composition (Music) | pt_BR |
dc.title | Composição Musical a Partir da Modelagem Sistêmica do Contorno da Complexidade da Textura | pt_BR |
dc.title.alternative | Musical Composition Based on Systemic Modeling of the Contour of Texture Complexity | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Marcos da Silva | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8029-769X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3759593698150817 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sampaio, Marcos da Silva | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8029-769X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3759593698150817 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Espinheira, Alexandre Mascarenhas | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-7736-0491 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5032599572429745 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Moreira, Daniel | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-7964-4703 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3246457244246922 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-3816-4978 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8589873345658247 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, exploramos a aplicação da modelagem sistêmica nas abstrações do contorno em aspectos da textura musical para compor um conjunto de obras originais. A modelagem sistêmica é uma metodologia que integra os princípios da teoria da intertextualidade e da teoria dos sistemas composicionais para examinar obras musicais, visando estabelecer um modelo genérico hipotético com propósitos composicionais. Nosso foco foi na utilização do contorno da complexidade da textura como ferramenta de análise dos Quartetos de Cordas n° 6 e 17 de Heitor Villa-Lobos, os quais serviram como base para as obras Devaneios 4, 5, 7 e 8. As principais conclusões incluem evidências da variedade de possibilidades emergentes da compreensão e aplicação das abstrações do contorno na complexidade textural, identificação de aspectos da análise particional que merecem aprofundamento, e considerações sobre densidade-compressão. Propomos a expansão no significado da expressão Contornos Texturais para abranger as diversas dimensões da textura. Além disso, destacamos o potencial da modelagem do contorno da complexidade da textura no planejamento composicional, podendo contribuir para a superação de bloqueios criativos, bem como para o ensino da composição musical. Por fim, sugerimos direções para futuras pesquisas visando aprofundar esse campo de estudo, abrindo novas perspectivas para análise e criação musical. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
dc.relation.references | OLIVEIRA, Sidnei Marques. Composição Musical a partir da Modelagem Sistêmica do Contorno da Complexidade da Textura. 2024. 153 f. il. (Mestrado em Música) — Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024. | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|