Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sidnei Marques-
dc.creatorOliveira, Sidnei Marques de-
dc.date.accessioned2025-03-06T13:07:27Z-
dc.date.available2025-03-06T13:07:27Z-
dc.date.issued2024-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41362-
dc.description.abstractIn this study, we have explored the application of systemic modeling into contour abstractions of musical texture aspects to compose an original set of works. Systemic modeling is a methodology that integrates principles from intertextuality theory and compositional systems theory for musical works examination, aiming to establish a hypothetical generic model with compositional purposes. Our focus was on using the contour of textural complexity as an analytical tool for the String Quartets no. 6 and 17 by Heitor Villa-Lobos, which served as the basis for the Devaneios 4, 5, 7, and 8 works. The main conclusions include evidence of the variety of emergent possibilities in understanding and applying contour abstractions in textural complexity, identification of aspects of Particional analysis that warrant further exploration, and considerations on density-compression. We propose expanding the meaning of the term textural contours to encompass various textural dimensions. Additionally, we highlight the potential of contour of textural complexity modeling in compositional planning, which can contribute to overcoming creative blocks and music composition teaching. Finally, we suggest directions for future research to deepen this field of study, opening up new perspectives for musical analysis and creation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcomposição (música)pt_BR
dc.subjectTeoria musical.pt_BR
dc.subjectInstrumentos de corda- estudo e análisept_BR
dc.subjectmodelagem sistêmicapt_BR
dc.subjectcontorno da complexidade da texturapt_BR
dc.subject.othercomposition (music)pt_BR
dc.subject.otherMusic theorypt_BR
dc.subject.otherString instruments - study and analysispt_BR
dc.subject.othersystemic modelingpt_BR
dc.subject.othertexture complexity contourpt_BR
dc.titleComposição Musical a partir da Modelagem Sistêmica do Contorno da Complexidade da Texturapt_BR
dc.title.alternativeMusical Composition based on Systemic Modeling of the Contour of Texture Complexitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Marcos da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8029-769Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3759593698150817pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Marcos da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8029-769Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3759593698150817pt_BR
dc.contributor.referee2Espinheira, Alexandre Mascarenhas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7736-0491pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032599572429745pt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Daniel-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7964-4703pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246457244246922pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3816-4978pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8589873345658247pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, exploramos a aplicação da modelagem sistêmica nas abstrações do contorno em aspectos da textura musical para compor um conjunto de obras originais. A modelagem sistêmica é uma metodologia que integra os princípios da teoria da intertextualidade e da teoria dos sistemas composicionais para examinar obras musicais, visando estabelecer um modelo genérico hipotético com propósitos composicionais. Nosso foco foi na utilização do contorno da complexidade da textura como ferramenta de análise dos Quartetos de Cordas n° 6 e 17 de Heitor Villa-Lobos, os quais serviram como base para as obras Devaneios 4, 5, 7 e 8. As principais conclusões incluem evidências da variedade de possibilidades emergentes da compreensão e aplicação das abstrações do contorno na complexidade textural, identificação de aspectos da análise particional que merecem aprofundamento, e considerações sobre densidade-compressão. Propomos a expansão no significado da expressão Contornos Texturais para abranger as diversas dimensões da textura. Além disso, destacamos o potencial da modelagem do contorno da complexidade da textura no planejamento composicional, podendo contribuir para a superação de bloqueios criativos, bem como para o ensino da composição musical. Por fim, sugerimos direções para futuras pesquisas visando aprofundar esse campo de estudo, abrindo novas perspectivas para análise e criação musical.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Sidnei Marques. Composição Musical a partir da Modelagem Sistêmica do Contorno da Complexidade da Textura. 2024. 153 f. il. (Mestrado em Música) — Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-sidnei_marques_de_oliveira.pdfComposição Musical a Partir da Modelagem Sistêmica do Contorno da Complexidade da Textura10,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.