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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41392
Tipo: Tese
Título: Cartas docentes, narrativas negras: greve, movimentos e lutas de professoras e professores primários e o trabalho de experiência negra em Salvador na década de 1910
Título(s) alternativo(s): Teachers letters, black narratives: strike, movements and struggles of primary teachers and the work of black experience in Salvador in the 1910
Autor(es): Sousa, Ladjane Alves
Primeiro Orientador: Lima, Solyane Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Solyane Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Elizabete Conceição
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Cláudia
metadata.dc.contributor.referee4: Miguel, Antonieta
metadata.dc.contributor.referee5: Alves, Kelly Ludkiewicz
Resumo: A pesquisa historiográfica, desenvolvida a partir do campo da história da educação, analisou, a partir de fontes documentais, como as narrativas de professoras e professores primários da cidade de Salvador da década de 1910, predominantemente de autoria negra, demarcaram trajetórias cruzadas, experiências de associativismos docentes nas construções de movimentos, lutas e contribuições para a profissão docente em seus direitos trabalhistas e profissionais do magistério a partir do trabalho de experiência negra. As escavações epistemológicas (Miranda, 2020) nos possibilitaram compreender as trajetórias cruzadas reorganizando outras vias de agrupamentos e outros elos com as narrativas de resistências de autoria negra desses docentes. Reconhecemos as narrativas como expressões da intelectualidade dos professores elaboradas em suas experiências laborais. São textos sobretudo escritos; entre eles, cartas docentes que particularizaram a abordagem da tese, mas também narrativas visuais, que preservam memórias das experiências e das re-existências dos profissionais do magistério durante a década de 1910. Esta tese se inscreve tomando como ponto de partida as narrativas docentes, as quais versam sobre direitos profissionais do magistério no que se refere à justiça, equidade e pobreza quando esses trabalhadores ficaram parte de uma década sem o recebimento dos seus vencimentos. Isso nos exigiu pensar a relação entre trabalho, experiência e racialidade. Dessa forma, formulamos o conceito de trabalho de experiência negra, que diz respeito às experiências laborais instituídas das trajetórias cruzadas, nas quais existem aprofundamentos das desigualdades, disputas de narrativas e re-existências atravessadas pela categoria raça, as quais admitem interseccionalidade das e nas relações de trabalho. Como procedimentos metodológicos, dispusemos de referenciais da pesquisa documental (Le Goff, 1990) e da análise de narrativa (Bastos; Biar, 2015; Biar; Orton; Bastos, 2021) a partir de três categorias de análise formuladas para interpretação dos documentos: 1. a docência; 2. os direitos profissionais e a equidade no magistério; e 3. o poder público. Esta tese sustenta que a narrativa docente, expressivamente marcada pela autoria negra, autoria compreendida como atuação ativa que motiva a ocorrência de algo, desvela trajetórias cruzadas, experiências de associativismos de professoras e professores, negros e não negros, das escolas primárias públicas da capital da Bahia entre os anos de 1911 e 1920, forjando movimentos e lutas que contribuíram para a profissão docente em seus direitos trabalhistas e profissionais do magistério, agenciaram a defesa da educação e criaram o Centro de Defesa do Professorado Bahiano a partir do trabalho de experiência negra. Os principais conceitos e teorias utilizados foram: experiência histórica, de Thompson (1981); profissionalização docente e modelo de análise do processo histórico da profissionalização, formulados por Nóvoa (1992, 1999); intelectual, por Sirinelli (2003); associativismo docente, dos autores Lemos (2011), Vicentini e Lugli (2009) e Souza, R. (2011); desigualdade e racismo, com Carneiro (2011); teorias que discutem a interação entre eixos de subordinação, como raça, gênero e classe social, como interseccionalidade, com Collins e Bilge (2021) e Collins (2022); e lugar de fala, com Ribeiro (2017). Também foram usados como referências autores que discorrem sobre a história da profissão docente e da educação primária, como Silva (1997), Tavares (2008), Brandão (2012), Sousa (2012), Santana et al. (2013b), Santana, Sousa e Brandão (2020), Silva (2017), Anjos (2018), Cavalcante (2020), Miguel (2021) e Sousa e Lima (2024). Outras teorias e teóricos também possibilitaram pensar o objeto de análise e entender que a questão de pesquisa neste trabalho diz respeito às experiências das populações racializadas afro-latino-americanas.
Abstract: The historiographical research, developed from the Field of History of Education, analyzed, from documentary sources, how the narratives of teachers and primary school teachers in the city of Salvador in the 1910s, predominantly of black authorship, demarcated crossed trajectories, experiences of teaching associations in the construction of movements, struggles and contributions to the teaching profession in its labor and teaching professional rights based on the work of black experience. The epistemological excavations (Miranda, 2020) allowed us to understand the intersecting trajectories by reorganizing other routes of groupings and other links with the narratives of resistance written by these teachers. We recognize the narratives as expressions of the teachers’ intellectuality elaborated in their work experiences. These are mainly written texts, including teaching letters that particularized the approach of the thesis, but also visual narratives, which preserve memories of the experiences and re-existences of teaching professionals during the 1910s. teaching narratives as a starting point, they deal with professional rights in teaching, with regard to justice, equity and poverty when these workers spent part of a decade without receiving their salaries. This required us to think about the relationship between work, experience and raciality, in this way, we formulated the concept of black experience work, which concerns the work experiences established by crossed trajectories, in which there are deepening inequalities, narrative disputes and re-existences. crossed by the category of race, which admits intersectionality of and in work relationships. As methodological procedures, we have references from documentary research (Le Goff, 1990) and narrative analysis (Bastos; Biar, 2015; Biar; Orton; Bastos, 2021) based on three categories of analysis formulated for the interpretation of documents, they are: 1. teaching; 2. professional rights and equity in teaching; and 3. public authorities. This thesis maintains that the teaching narrative, expressively marked by black authorship, authorship understood as an active action that motivates the occurrence of something, reveals crossed trajectories, experiences of associations of black teachers, black and non-black, from public primary schools in the capital of Bahia between the years 1911 and 1920, forging movements and struggles that contributed to the teaching profession in its labor and teaching professional rights, promoted the defense of education and created the Center for the Defense of Bahian Teachers based on experience work black. The main concepts and theories used were: historical experience, by Thompson (1981); the concept of teaching professionalization and the model of analysis of the historical process of professionalization, formulated by Nóvoa (1992, 1999); the concept of intellectual, by Sirinelli (2003); teaching associations, by authors Lemos (2011), Vicentini and Lugli (2009) and Souza, R. (2011); inequality and racism, with Carneiro (2011); theories that discuss the interaction of axes of subordination, such as race, gender and social class, such as intersectionality with Collins and Bilge (2021) and Collins (2022) and place of speech, Ribeiro (2017). And authors who discuss the history of the teaching profession and primary education such as Silva (1997), Tavares (2008), Brandão (2012), Sousa (2012), Santana et al. (2013b), Santana, Sousa and Brandão (2020), Silva (2017), Anjos (2018), Cavalcante (2020), Miguel (2021) and Sousa and Lima (2024). And other theories and theorists that made it possible to think about the object of analysis and understand that the research question in this work concerns the experiences of Afro-racialized populations Latin American.
Palavras-chave: Narrativa docente
Profissão e profissionalização do magistério
Movimentos e lutas docentes
Trabalho de experiência negra
Alvorecer da República
Educação-Aspectos sociais
Docentes-Narrativas pessoais
Profissão
Profissionalização do magistério
Movimentos sociais - Greves
Professores- Formação
Identidade negra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41392
Data do documento: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

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Ladjane Sousa - Tese de Doutorado.pdfTese de doutorado intitulada "Cartas docentes, narrativas negras: greve, movimentos e lutas de professoras e professores primários e o trabalho de experiência negra em Salvador na década de 1910" defendida em 13 de dezembro de 2024.3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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