Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41394
Tipo: Tese
Título: Ações de qualidade de vida no trabalho e comportamento informacional de servidores da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Quality of life at work actions and informational behavior of employees at the Federal University of Bahia
Acciones de calidad de vida en el trabajo y comportamiento informacional de los empleados de la Universidad Federal de Bahia
Autor(es): Pereira, Rosane Santana Rodrigues
Primeiro Orientador: Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Eliane Cristina de Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Henry Poncio Cruz de
metadata.dc.contributor.referee4: Antas, Kátia Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee5: Lins, Ivana Aparecida Borges
Resumo: O comportamento informacional constitui temática relevante na Ciência da Informação, correspondendo ao somatório de ações atinentes à recuperação de conteúdos em fontes e canais de informação. Apresenta ainda aderência à qualidade de vida no trabalho devido a condições que englobam aspectos que interferem na vida dos trabalhadores, envolvendo condições e ambientes laborais que afetam o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas vinculadas a ambientes organizacionais que suscitam necessidades informacionais específicas. Considerando as prerrogativas anunciadas, a tese objetivou averiguar como as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho interferem no comportamento informacional dos servidores da instituição, orientado à satisfação das necessidades de informações de qualidade de vida no trabalho. Os objetivos específicos corresponderam a: a) detalhar o ciclo informacional nas ações de Qualidade de Vida no Trabalho desenvolvidas pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho; b) mapear os canais de informação utilizados pelos servidores no processo de recuperação da informação em Qualidade de Vida no Trabalho; c) descrever as motivações do servidor a participar das ações de Qualidade de Vida no Trabalho; d) identificar como ocorre a apropriação da informação em Qualidade de Vida no Trabalho, após a participação no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, assim como seus potenciais efeitos para o servidor e o ambiente laboral. Os contornos metodológicos situam o método de procedimento (monográfico/estudo de caso), o nível da pesquisa (descritivo) e as técnicas e instrumentos de investigação (pesquisa documental, entrevista e questionário). A técnica de grupo focal proporcionou melhor compreensão das nuances da realidade estudada e da percepção dos servidores acerca da temática sob a ótica informacional. Constatou-se que as ações do Programa são assistencialistas com poucas evidências de ação integrada para transformação do contexto laboral. Quanto aos canais de informação, os resultados demonstraram não garantir a eficácia da disseminação da informação. Em relação à motivação do servidor para buscar informação sobre o tema, requer atenção no tratamento da informação no contexto da Universidade para otimização do processo informacional e satisfação das necessidades informacionais. Sobre a baixa adesão dos servidores às ações, além das questões objetivas constatadas, os resultados permitem inferir tal ocorrência pela percepção do sujeito de que a informação veiculada não viabiliza mudanças reais no ambiente laboral. Destacou-se nos resultados a compreensão coletiva de que urge a discussão envolvendo toda a comunidade universitária para a construção de uma política de qualidade de vida no trabalho institucional, cujo principal subsídio é a informação qualificada. As considerações finais evidenciam que o trabalho informativo do Núcleo nas ações implementadas não alcança resultados significativos e não impacta no comportamento informacional dos servidores, haja vista que o Programa não consegue contribuir efetivamente para a promoção da qualidade de vida no trabalho na Universidade, embora alcance alguns resultados positivos não mensurados, razão da proposição de um método para avaliar a apropriação da informação em qualidade de vida no trabalho. Para contornar as prováveis lacunas teórico-conceituais, anunciou-se a expectativa de estudos futuros atinentes às interseções entre comportamento informacional e qualidade de vida no trabalho discutidas nesta tese.
Abstract: Information behavior is a relevant topic in Information Science, corresponding to the sum of actions related to the retrieval of content in information sources and channels. It presents adherence to quality of life at work due to conditions that encompass aspects that interfere in the lives of workers, involving working conditions and environments that affect the physical, psychological and social well-being of people linked to organizational environments that raise specific informational needs. Considering the announced prerogatives, the thesis aimed to investigate how the actions developed by the Quality of Life at Work Center interfere with the informational behavior of the institution's employees aimed at satisfying the needs for quality-of-life information at work. The specific objectives corresponded to: a) detailing the information cycle in the Quality of Life at Work actions developed by the Quality of Life at Work Center; b) map the information channels used by employees in the process of retrieving information on Quality of Life at Work; c) describe the employee's motivations for participating in Quality of Life at Work actions; d) identify how information on Quality of Life at Work is appropriated, after participation in the Quality of Life at Work Program, as well as its potential effects on the employee and the work environment. The methodological outlines include the method of procedure (monographic/case study), the level of research (descriptive) and the techniques and instruments of investigation (documentary research, interview and questionnaire). The focus group technique provided a better understanding of the nuances of the reality studied and the employees' perception of the topic from an informational perspective. It was found that the Program's actions are welfare-based with little evidence of integrated action to transform the work context. As for information channels, the results demonstrated that they do not guarantee the effectiveness of information dissemination. In relation to the employee's motivation to seek information on the topic, it requires attention when processing information in the context of the University to optimize the information process and satisfy information needs. Regarding the low adherence of employees to the actions, in addition to the objective issues found, the results allow us to infer this occurrence from the subject's perception that the information conveyed does not enable real changes in the work environment. The results highlighted the collective understanding that there is an urgent need for discussion involving the entire university community to build a quality-of-life policy in institutional work, the main subsidy of which is qualified information. The final considerations show that the informational work of the Center in the implemented actions does not achieve significant results and does not impact the informational behavior of employees, given that the Program cannot effectively contribute to the promotion of quality of life at work at the University, although it achieves some unmeasured positive results, which is the reason for proposing a method to evaluate the appropriation of information on quality of life at work. To overcome the likely theoretical-conceptual gaps, the expectation of future studies regarding the intersections between information behavior and quality of work life discussed in this thesis was announced.
El comportamiento informativo es un tema relevante en las Ciencias de la Información, correspondiente a la suma de acciones relacionadas con la recuperación de contenidos en fuentes y canales de información. Presenta la adherencia a la calidad de vida en el trabajo debido a condiciones que abarcan aspectos que interfieren en la vida de los trabajadores, involucrando condiciones y ambientes de trabajo que afectan el bienestar físico, psicológico y social de las personas vinculadas a ambientes organizacionales que plantean necesidades informativas específicas. Considerando las prerrogativas anunciadas, la tesis tuvo como objetivo investigar cómo las acciones desarrolladas por el Centro de Calidad de Vida en el Trabajo interfieren en el comportamiento informacional de los empleados de la institución encaminado a satisfacer las necesidades de información sobre calidad de vida en el trabajo. Los objetivos específicos correspondieron a: a) detallar el ciclo de información en las acciones de Calidad de Vida en el Trabajo desarrolladas por el Centro de Calidad de Vida en el Trabajo; b) mapear los canales de información utilizados por los empleados en el proceso de recuperación de información sobre Calidad de Vida en el Trabajo; c) describir las motivaciones del empleado para participar en acciones de Calidad de Vida en el Trabajo; d) identificar cómo se apropia la información sobre Calidad de Vida en el Trabajo, luego de la participación en el Programa Calidad de Vida en el Trabajo, así como sus potenciales efectos en el empleado y el ambiente de trabajo. Las líneas metodológicas incluyen el método de procedimiento (monográfico/estudio de caso), el nivel de investigación (descriptivo) y las técnicas e instrumentos de investigación (investigación documental, entrevista y cuestionario). La técnica del grupo focal permitió una mejor comprensión de los matices de la realidad estudiada y la percepción de los empleados sobre el tema desde una perspectiva informativa. Se encontró que las acciones del Programa están basadas en el bienestar con poca evidencia de acción integrada para transformar el contexto laboral. En cuanto a los canales de información, los resultados demostraron que no garantizan la efectividad de la difusión de la información. En relación con la motivación del empleado para buscar información sobre el tema, requiere atención al procesar la información en el contexto de la Universidad para optimizar el proceso de información y satisfacer las necesidades de información. En cuanto a la baja adherencia de los empleados a las acciones, además de las cuestiones objetivas encontradas, los resultados permiten inferir este hecho a partir de la percepción del sujeto de que las informaciones transmitidas no posibilitan cambios reales en el ambiente de trabajo. Los resultados resaltaron el entendimiento colectivo de que es urgente una discusión que involucre a toda la comunidad universitaria para construir una política de calidad de vida en el quehacer institucional, cuyo principal subsidio sea la información calificada. Las consideraciones finales muestran que la labor informativa del Centro en las acciones implementadas no logra resultados significativos y no impacta el comportamiento informacional de los empleados, dado que el Programa no logra contribuir efectivamente a la promoción de la calidad de vida en el trabajo en la Universidad, aunque logra algunos resultados positivos no medidos, por lo que se propone un método para evaluar la apropiación de información sobre la calidad de vida en el trabajo. Para superar las probables brechas teórico-conceptuales, se anunció la expectativa de futuros estudios sobre las intersecciones entre el comportamiento informativo y la calidad de vida laboral discutidas en esta tesis.
Palavras-chave: Informação
Saúde do trabalhador
Qualidade de vida no trabalho
Comportamento informacional
Competência em informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DO TRABALHO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41394
Data do documento: 30-Out-2024
Aparece nas coleções:Tese (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosane S R Pereira.TCC-tese doutorado.pdfTese de doutorado. Rosane S R Pereira3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.