Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Emily Caroline Almeida de-
dc.date.accessioned2025-03-11T11:39:37Z-
dc.date.available2025-03-23-
dc.date.available2025-03-11T11:39:37Z-
dc.date.issued2024-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41396-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCrianças e Jovenspt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleREPRESENTAÇÃO DO SERTÃO NORDESTINO: NARRATIVAS, SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS NO ENSINO DE TEATROpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Leal, Lucas-
dc.contributor.referee1Novaes, João Vitor Monteiro-
dc.contributor.referee2Abreu, Ana Carolina Fialho de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo relatar uma experiência teórico-prática decorrida do estágio III, para a realização da oficina “Representação do Sertão Nordestino aos olhos da arte educação” em um espaço não-formal de ensino. A proposta articula os conhecimentos e práticas desenvolvidas desde os Estágios I e II, evidenciando os métodos utilizados, o referencial teórico, as abordagens e as práticas pedagógicas. Busca-se trazer à tona as vivências das crianças e jovens a partir da temática trabalhada, a fim de evidenciá-la em meio às práticas teatrais e jogos de improviso. Uma experiência desenvolvida para ser trabalhada com grupo de estudantes do ensino fundamental I e II e ensino médio, da rede privada de ensino da cidade de Euclides da Cunha, Bahia. A fundamentação teórica deste trabalho inclui alguns autores como Viola Spolin (2015), Licko Turle (2021), Augusto Boal (1974), entre outros.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesBARBA, Eugenio. A canoa de papel: Tratado de antropologia teatral. São Paulo: HUCITEC, 1994. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 4 set. 2024. CAMILO, Maria Aparecida do Nascimento. O ensino da arte na educação básica: proposições para a prática pedagógica . março http : //www.dia.diaadiaeducacao .pr .gov.br/portais /cadernosp/pdebusca /produ/2016/2016_pdp_arte_uem_mariaaparecidadona.pdf FERRAZ, Deyse Maturano; FINI, Maria Inês. A prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental: sentidos e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 111, p. 229-245, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100007. Acesso em: 4 set. 2024. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa .https : //nepegeo.pag.páginas .ufsc .br/arquivos /2018 /11 /Pedagogia -da -Autonomia -Paulo -Freire .pdf GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. GOHN, M. G. Educação não-formal na pedagogia social. São Paulo: Loyola, 1995. http : //www.procedimentos.ciência.b/scielo.php ? script=s&pid =MSC0000000092006000100034 . GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro, 2006. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Histórico do município de Euclides da Cunha-BA .https://cidades.ibge.gov.br/brasil /ba /eucl-d-c/histórico LIMA, Franciléia Almeida. A Importância Dos Eventos No Âmbito Escolar. https://excellenceeduc.com/revista_cientifica_excellence_v_23_novembro_2023_artigo_06.p df Acesso em: 6 nov. 2024. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro, Tradução: Ingrid Koudela, São Paulo: Perspetiva, 1987. SPOLIN, Viola; KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007. TURLE, Liko. Jogos Improvisacionais. PDF. Salvador, 2021. Disponível em:https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/598877/2/eBook_Jogos%20Improvisacionai s.p.Acesso em: 21/09/2023. TURLE, Liko; MOREIRA, Jussara Trindade. Teatro de Rua e Espaços Abertos. Salvador, 2020.Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/644854/2/Teatro_de_Rua_Espa%C3%A7os_A bertos.pdf VARGAS, Vagner de Souza. A Voz E O Corpo Do Ator: Uma Proposta Metodológica. Repertório, Salvador, nº 25, p.109-121, 2015.2.pt_BR
dc.type.degreeLicenciaturapt_BR
dc.publisher.courseLICENCIATURA EM TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tce- Repositório UFBA.pdfREPRESENTAÇÃO DO SERTÃO NORDESTINO: INFLUÊNCIAS DA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS NO ENSINO DE TEATRO448,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.