Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Emily Caroline Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T11:39:37Z | - |
dc.date.available | 2025-03-23 | - |
dc.date.available | 2025-03-11T11:39:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41396 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças e Jovens | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.title | REPRESENTAÇÃO DO SERTÃO NORDESTINO: NARRATIVAS, SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NACIONAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS NO ENSINO DE TEATRO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leal, Lucas | - |
dc.contributor.referee1 | Novaes, João Vitor Monteiro | - |
dc.contributor.referee2 | Abreu, Ana Carolina Fialho de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência teórico-prática decorrida do estágio
III, para a realização da oficina “Representação do Sertão Nordestino aos olhos da arte
educação” em um espaço não-formal de ensino. A proposta articula os conhecimentos e práticas
desenvolvidas desde os Estágios I e II, evidenciando os métodos utilizados, o referencial
teórico, as abordagens e as práticas pedagógicas. Busca-se trazer à tona as vivências das
crianças e jovens a partir da temática trabalhada, a fim de evidenciá-la em meio às práticas
teatrais e jogos de improviso. Uma experiência desenvolvida para ser trabalhada com grupo de
estudantes do ensino fundamental I e II e ensino médio, da rede privada de ensino da cidade de
Euclides da Cunha, Bahia. A fundamentação teórica deste trabalho inclui alguns autores como
Viola Spolin (2015), Licko Turle (2021), Augusto Boal (1974), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.relation.references | BARBA, Eugenio. A canoa de papel: Tratado de antropologia teatral. São Paulo:
HUCITEC, 1994.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1974.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 4 set. 2024.
CAMILO, Maria Aparecida do Nascimento. O ensino da arte na educação básica:
proposições para a prática pedagógica . março http : //www.dia.diaadiaeducacao .pr
.gov.br/portais /cadernosp/pdebusca
/produ/2016/2016_pdp_arte_uem_mariaaparecidadona.pdf
FERRAZ, Deyse Maturano; FINI, Maria Inês. A prática docente nos anos iniciais do ensino
fundamental: sentidos e perspectivas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 111, p. 229-245,
2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100007. Acesso em: 4 set.
2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa .https :
//nepegeo.pag.páginas .ufsc .br/arquivos /2018 /11 /Pedagogia -da -Autonomia -Paulo -Freire
.pdf
GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de
projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
GOHN, M. G. Educação não-formal na pedagogia social. São Paulo: Loyola, 1995. http :
//www.procedimentos.ciência.b/scielo.php ? script=s&pid =MSC0000000092006000100034 .
GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas
colegiadas nas escolas. Rio de Janeiro, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Histórico do
município de Euclides da Cunha-BA .https://cidades.ibge.gov.br/brasil /ba /eucl-d-c/histórico
LIMA, Franciléia Almeida. A Importância Dos Eventos No Âmbito Escolar.
https://excellenceeduc.com/revista_cientifica_excellence_v_23_novembro_2023_artigo_06.p
df Acesso em: 6 nov. 2024.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro, Tradução: Ingrid Koudela, São Paulo:
Perspetiva, 1987.
SPOLIN, Viola; KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais na sala de aula: um manual
para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.
TURLE, Liko. Jogos Improvisacionais. PDF. Salvador, 2021. Disponível
em:https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/598877/2/eBook_Jogos%20Improvisacionai
s.p.Acesso em: 21/09/2023.
TURLE, Liko; MOREIRA, Jussara Trindade. Teatro de Rua e Espaços Abertos. Salvador,
2020.Disponível em:
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/644854/2/Teatro_de_Rua_Espa%C3%A7os_A
bertos.pdf
VARGAS, Vagner de Souza. A Voz E O Corpo Do Ator: Uma Proposta Metodológica.
Repertório, Salvador, nº 25, p.109-121, 2015.2. | pt_BR |
dc.type.degree | Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.course | LICENCIATURA EM TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EaD) - Escola de Teatro
|