Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eunice Uzeda dos-
dc.date.accessioned2025-03-11T12:21:34Z-
dc.date.available2025-03-11T12:21:34Z-
dc.date.issued4-09-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41398-
dc.description.abstractThis intervention research has as general aim at analyzing perceptions by teachers regarding the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in the context of Early Childhood Education and the use of Augmentative and Alternative Communication. This qualitative research adopts the participatory research method. The research questions four Early Childhood Education teachers, a pedagogical coordinator and two teachers of Specialized Educational Services at a municipal school in the city of Dias d’Ávila-Bahia. To achieve this research general aim, a structured questionnaire was first used, and subsequently, two focus groups were held, prioritizing listening to participants regarding inclusive education themes. Then, it was found that teachers have some knowledge of the specificities of children with Autism Spectrum Disorder and recognize the importance of inclusion. However, they still have limited knowledge about Augmentative and Alternative Communication. Finally, the analyses undertaken based on participants’ reports suggest that continuing education in inclusive education points to a dialogue with the reality and challenges of everyday life, in addition to incorporating participation of school support professionals. In view of this, Technical-Technological Production is configured in the format of a proposal for training in cycles for teachers and communities in the context of Early Childhood Education with a collaborative focus on the themes of inclusive education, children with Autism Spectrum Disorder and Augmentative and Alternative Communication. Therefore, Technical-Technological Production is configured in the format of a proposal for training in cycles for teachers and communities in the Early Childhood Education context with a collaborative focus on themes of inclusive education, children with Autism Spectrum Disorder and Augmentative and Alternative Communication.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapt_BR
dc.subjectFormação colaborativapt_BR
dc.subject.otherEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subject.otherAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subject.otherAugmentative and Alternative Communicationpt_BR
dc.subject.otherCollaborative Educationpt_BR
dc.titleComunicação Aumentativa e Alternativa e Transtorno do Espectro Autista: uma proposta de formação para professoras e comunidades escolares de educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Leila da Franca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5794347102462587pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Uzêda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481498442711793pt_BR
dc.contributor.referee1Uzêda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481498442711793pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro-Velázquez, Silvanne-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8059250229407445pt_BR
dc.contributor.referee3Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2034055282172519pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7574700921072566pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa-interventiva apresenta como objetivo geral analisar as percepções das professoras quanto à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista no contexto da Educação Infantil e ao uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que adota o método da pesquisa participante. Fizeram parte do estudo, quatro professoras de Educação Infantil, uma coordenadora pedagógica e duas professoras do Atendimento Educacional Especializado de uma escola da rede municipal da cidade de Dias d’Ávila-Bahia. Para alcançar o objetivo geral desta pesquisa, primeiramente foi utilizado um questionário estruturado e, posteriormente, dois grupos focais foram realizados, priorizando a escuta das participantes a respeito de temáticas da educação inclusiva. Com isso, verificou-se que as professoras têm algum domínio sobre as especificidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista e reconhecem a importância da inclusão. Entretanto, possuem conhecimento ainda restrito sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa. Por fim, as análises empreendidas a partir dos relatos das participantes sugerem que a formação continuada em educação inclusiva aponte para um diálogo com a realidade e os desafios do cotidiano, além de incorporar a participação das profissionais de apoio escolar. Diante disso, a Produção Técnica-Tecnológica oriunda desta pesquisa consiste em uma proposta de formação em ciclos, com enfoque colaborativo, voltada para professoras e comunidades no contexto da Educação Infantil, contemplando temáticas como educação inclusiva, criança com Transtorno do Espectro Autista e Comunicação Aumentativa e Alternativa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Eunice Uzeda. Comunicação Aumentativa e Alternativa e Transtorno do Espectro Autista: uma proposta de formação para professoras e comunidades escolares de Educação Infantil. 2024. Orientadora: Leila da Franca Soares. Coorientadora: Dra. Sheila de Quadros Uzêda. 134 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eunice Uzeda.PI.Mestrado.pdfProjeto Interventivo. Eunice Uzeda1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.