https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41400
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições educativas dos espaços não escolares: relato de experiência do estágio curricular na biblioteca Infantojuvenil Betty Coelho |
Autor(es): | Velame, Lorena Maria Sant'anna |
Primeiro Orientador: | França, Ábia Lima de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Canda, Cilene Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Vanessa Ribeiro dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | França, Ábia Lima de |
Resumo: | A presente pesquisa buscou analisar as possibilidades educativas dos espaços não escolares de ensino, com enfoque nas bibliotecas comunitárias. Fundamentada a partir do relato de experiência realizado durante o Estágio Curricular III, na Biblioteca Comunitária Infantojuvenil Betty Coelho e dos estudos sobre a temática. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Os resultados indicam que as bibliotecas comunitárias não apenas promovem o acesso à leitura e à informação aos membros das comunidades, mas também desempenham um papel essencial na formação dos estudantes do curso de Pedagogia ao apresentar as diversas possibilidades educativas que podem ser desenvolvidas nestes espaços. Além disso, é destacado a importância da realização dos estágios em espaços não formais no processo de formação dos/as pedagogos/as. As bibliotecas comunitárias se consolidam como ambientes dinâmicos que refletem a identidade e as demandas das comunidades que as mantêm, possibilitando ações educativas que vão além do currículo formal e que valorizam a educação, a criatividade e a coletividade. São espaços fundamentais para fomentar o senso crítico, o pertencimento comunitário e a democratização do conhecimento, demonstrando que o papel do pedagogo nesses contextos vai além da sala de aula, abrangendo a construção de novos processos de aprendizagem. A pesquisa demonstra as dificuldades enfrentadas para a manutenção desses espaços e a falta das políticas públicas e estudos sobre o tema. Além disso, procura-se destacar a relevância desses espaços para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e para o fortalecimento de comunidades em que estão inseridos. |
Abstract: | The present research aimed to analyze the educational possibilities of non-school learning spaces, with a focus on community libraries. It is based on the experience report carried out during the Curriculum Internship III at the Betty Coelho Infantojuvenil Community Library and studies on the topic. This is a descriptive, qualitative research, of the experience report type. The results indicate that community libraries not only promote access to reading and information for community members but also play an essential role in the education of students in the Pedagogy program by presenting the various educational possibilities that can be developed in these spaces. Additionally, the importance of conducting internships in non-formal spaces for the training process of educators is emphasized. Community libraries are consolidated as dynamic environments that reflect the identity and demands of the communities that sustain them, enabling educational actions that go beyond the formal curriculum and that value education, creativity, and collectivity. They are essential spaces for fostering critical thinking, community belonging, and the democratization of knowledge, demonstrating that the role of the educator in these contexts extends beyond the classroom, encompassing the construction of new learning processes. The research demonstrates the challenges faced in maintaining these spaces and the lack of public policies and studies on the subject. Furthermore, it seeks to highlight the relevance of these spaces for the development of innovative pedagogical practices and for strengthening the communities in which they are situated. |
Palavras-chave: | Educação Espaço não escolar Biblioteca comunitária Estágio supervisionado |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação |
Sigla da Instituição: | FACED/UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41400 |
Data do documento: | 22-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_TCC LORENA MARIA SANT’ANNA VELAME (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Lorena Maria Sant'Anna Velame | 17,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.