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Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41413
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis (Nzinga Mbandi), Dayane Nayara Conceição de-
dc.date.accessioned2025-03-12T14:29:46Z-
dc.date.available2025-03-12T14:29:46Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.identifier.citationASSIS, Dayane Nayara Conceição de. Cê alembra? Memórias afro sonoro- musicais do Terno de Nossa Senhora do Rosário de Vila Padre Pinto Caxambu-MGpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41413-
dc.description.abstractThis thesis is the result of research and investigation work with Daughters and Sons of the Rosary of Terno de Nossa Senhora do Rosário de Vila Padre Pinto Caxambu, where their Afro sound memories about the history of this suit were recorded. For this, a route was traced between Africa-Brazil-Minas Gerais-Quilombo de Caxambu in order to understand the transatlantic movements that influenced the origin of the tradition of the reigns, permeating the arrival of the Bantu peoples in Brazil and the influence of their cosmoperceptions in the national culture. In the dialogue with the main authors and authors about the reigns, its structure was tested, the importance of praising Nossa Senhora do Rosário and the coronation of Black Queens and Kings as the basis of this tradition that resists as a secular culture in this quilombo. For this, the narrative of black women gains prominence since it is from them that it is possible to describe the performative rites of the festivities in Caxambu from the song and dance of the quilombolas. There is a dialogue about sociabilities, memory, sonorities, and black identities present in these festivities that go back to a fundamental myth that extends from generation to generation for a little over two centuries and that permeates the researcher's family history.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReinadopt_BR
dc.subjectCaxambupt_BR
dc.subjectMemórias afrosonoraspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectFilhas do rosáriopt_BR
dc.subject.otherDaughters of the rosary.pt_BR
dc.subject.otherAfro sonora memories;pt_BR
dc.subject.otherBlack womenpt_BR
dc.subject.otherCaxambupt_BR
dc.title“Cê alembra?” memórias afro-sonoro musicais do terno de Nossa Senhora do Rosário de Vila Padre Pinto – Caxambu-Mgpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.contributor.referee1Lago, Jorgete Maria Portal-
dc.contributor.referee2Carneiro, Anni de Novais-
dc.contributor.referee3Lima, Carolina Barreto de-
dc.contributor.referee4Araújo, Rosângela Janja Costa-
dc.contributor.referee5Rosa, Laila Andresa Cavalcante-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0885-0715pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646641025063825pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é fruto do trabalho de pesquisa e investigação junto a Filhas e Filhos do Rosário do Terno de Nossa Senhora do Rosário de Vila Padre Pinto Caxambu, onde foram registradas suas memórias afro-sonoras sobre a história desse terno. Para isso, foi traçado um percurso entre África, Brasil, Minas Gerais e Quilombo de Caxambu, no intuito de compreender as movimentações transatlânticas que influenciaram a origem da tradição dos reinados, perpassando a chegada dos povos bantus no Brasil e a influência de suas cosmopercepções na cultura nacional. No diálogo com as principais autoras e autores sobre os reinados, demonstrou se sua estrutura a importância da louvação a Nossa Senhora do Rosário e a coroação de Rainhas e Reis Negros como base dessa tradição que resiste como uma cultura secular nesse quilombo. Para isso, a narrativa das mulheres negras ganha lugar de destaque já que a partir delas é possível descrever os ritos performáticos dos festejos em Caxambu a partir do canto e da dança dos quilombolas. Dialoga-se sobre sociabilidades, memória, sonoridades e identidades negras presentes nesses festejos que remontam a um mito fundacional que se estende de geração a geração há um pouco mais de dois séculos e que perpassa a história familiar da pesquisadora.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
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dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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