https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41440
Tipo: | Dissertação |
Título: | A história contada em silêncio: uma leitura do romance A Gloriosa Família de Pepetela |
Título(s) alternativo(s): | The story told in silence: a reading of the novel The Glorious Family of Pepetela |
Autor(es): | Santos, Vanessa Silva dos |
Primeiro Orientador: | Araújo, Noélia Borges de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Noélia Borges de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira Filho, Jesiel Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Simone de Jesus |
Resumo: | O presente trabalho se dedica ao estudo do romance A Gloriosa Família: o tempo dos flamengos (1999), de autoria do escritor angolano Pepetela. Trata-se da releitura dos sete anos (1641-1648) em que Luanda permaneceu sob dominação holandesa. O foco narrativo é voltado para a família de Baltazar Van Dum, um holandês católico, comerciante de escravos que se envolve em uma série de conflitos para manter sua posição, durante a guerra entre portugueses e holandeses. Toda a trama é narrada pelo escravo pessoal de Baltazar. A problemática da voz narrativa de um escravo sobre o seu dono e os recursos ficcionais utilizados dão testemunho da relação senhor/escravo numa visão dupla. Preenchendo os vazios, convertendo em disfarce o seu silêncio, o escravo é inserido no jogo de poder e de linguagem em que se configuram as identidades coloniais, o que lhe permite se posicionar como o sujeito do discurso no transcorrer da narrativa. Diante disso, pretende-se verificar de que modo o romance se insere no quadro de representação do passado e releitura de fatos históricos, sob o prisma das relações entre Literatura e História e a partir de algumas ideias chave das teorias pós-coloniais. Analisa-se, também, o modo como o romance evidencia as consequências do escravismo sobre os indivíduos. Toma-se como pressuposto a experiência da colonização, o autoquestionamento identitário, os processos de desconstrução e ressignificação de noções arraigadas na cultura ocidental a respeito da literatura, da constituição do sujeito e da identidade. A relevância desse estudo se evidencia no registro dos mecanismos simbólicos de reprodução do racismo que perduram até os dias atuais. A Gloriosa Família é tomada como referencial literário e teórico que possibilita, através da sua representação das sociedades escravagistas e pessoas escravizadas, traçar as questões colocadas pelo estudo das literaturas africanas de modo geral, tomando-o como instrumento para compreensão das realidades pós-coloniais. Além disso, este estudo pretende atender a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio e pretende contribuir para a formação de uma geração mais sensível às consequências da escravidão na sociedade brasileira. |
Abstract: | The present study is dedicated to analyzing the novel A Gloriosa Família: o tempo dos flamengos (1999), authored by the Angolan writer Pepetela. The narrative revisits the seven years (1641–1648) during which Luanda was under Dutch domination. The narrative focus is on the family of Baltazar Van Dum, a Catholic Dutchman and slave trader who becomes embroiled in a series of conflicts to maintain his position during the war between the Portuguese and the Dutch. The entire plot is narrated by Baltazar’s personal slave. The complexity of a slave’s narrative voice telling the story of his master and the fictional devices employed bear witness to the master/slave relationship from a dual perspective. By filling in the silences and masking his own quiet defiance, the slave is incorporated into the power and language dynamics that shape colonial identities, allowing him to position himself as the subject of the discourse throughout the narrative.In this context, the study aims to explore how the novel fits into the framework of representing the past and reinterpreting historical events through the lens of the relationship between Literature and History, using key ideas from postcolonial theories. It also examines how the novel highlights the consequences of slavery on individuals. The study is grounded in the experience of colonization, identity self-questioning, and the processes of deconstruction and reinterpretation of deeply rooted notions in Western culture regarding literature, the constitution of the subject, and identity. The relevance of this study lies in documenting the symbolic mechanisms of racism that persist to this day. A Gloriosa Família is taken as both a literary and theoretical reference, enabling an exploration of the representations of slaveholding societies and enslaved individuals. This approach addresses broader questions posed by the study of African literatures, using the novel as a tool to understand postcolonial realities. Furthermore, the study seeks to align with Law 10.639/03, amended by Law 11.645/08, which mandates the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in all public and private schools, from elementary to high school. It aims to contribute to the formation of a generation more attuned to the enduring consequences of slavery in Brazilian society |
Palavras-chave: | A Gloriosa Família Literatura e História Escravo Sujeito e escravidão Literatura Africana de Língua Portuguesa Memória |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41440 |
Data do documento: | 10-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A História contada em silêncio_Vanessa Silva dos Santos.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.