Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Claudia Zilmar-
dc.date.accessioned2025-03-24T11:05:34Z-
dc.date.available2025-03-25-
dc.date.available2025-03-24T11:05:34Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41545-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate how theatrical techniques can broaden the strategies for reading literary texts in high school through the creation of characters and the staging of school plays. Dramatic literary reading enhances the development of readers, since theater invites us to participate in performances that reveal interpretative potential and arouse aesthetic reactions that broaden the horizon of expectations of school readers. In this sense, we are interested in discussing the fruitful relationships between theatrical techniques and the development of readers based on the particularities of the school community, highlighting the aesthetic and subjective development of the act of making theater. In this context, we will focus our research on the following guiding question: how can theatrical techniques for character construction broaden the meanings of dramatic texts based on the personal experiences of participants? The theoretical basis is based on the ideas of Constantin Stanislavsk (1999) and Bertold Brecht (1967) on theater, as a way of weaving threads that value the aesthetic experiences of theater as strategies for the critical development of actors and audiences, contributing to the expansion of the meanings of the staged text. We also found inspiration in Augusto Boal (2008) and Viola Spolin (2007), who treat games as expressiveness of bodies, as transmitters and receivers of messages, in addition to facilitating learning. The thesis was constructed in sections that present theoretical reflections on theater and its potential in the humanizing development of social subjects. We outlined an intervention project in a high school with the staging of a play and a jogral. As the main result, we highlighted the importance of using theater techniques to develop literary readers who go beyond the text and begin to express body language, voice intonation and creativity to form a multiple artistic consciousness capable of revitalizing the school space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subject.otherArtes Cênicaspt_BR
dc.subject.otherJogospt_BR
dc.titleO teatro e o ensino de literatura na formação do leitor: um estudo de caso no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTheater and literature teaching in reader education: a case study in high schoolpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Evelina de Sá Hoisel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0245-3914pt_BR
dc.contributor.referee1Evelina de Sá Hoisel-
dc.contributor.referee2Cleise Furtado Mendes-
dc.contributor.referee3Luiz César Alves Marfuz-
dc.contributor.referee4Antônia Torreão Herrera-
dc.contributor.referee5Carlos Magno Santos Gomes-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5755-4731pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004427731673057pt_BR
dc.description.resumoEsta tese propõe investigar como as técnicas teatrais podem ampliar as estratégias da leitura do texto literário no Ensino Médio a partir da composição de personagens e montagem de encenações escolares. A leitura literária dramática potencializa a formação do leitor, visto que o teatro nos convida a performances, nas quais se manifestam potenciais interpretativos e suscitam reações estéticas que ampliam o horizonte de expectativas do leitor escolar. Nesse sentido, estamos interessados em debater sobre as profícuas relações entre as técnicas teatrais e a formação do leitor a partir das particularidades da comunidade escolar, ressaltando a formação estética e subjetiva do ato de fazer teatro. Neste contexto, focaremos a pesquisa na seguinte pergunta norteadora: como as técnicas teatrais de construção de personagem podem ampliar os sentidos dos textos dramáticos a partir das experiências pessoais dos participantes? A fundamentação teórica parte das ideias sobre o teatro de Constantin Stanislavsk (1999) e Bertold Brecht (1967), como uma forma de tecer os fios que valorizam as experiências estéticas do teatro como estratégias de formação crítica dos atores e plateia, contribuindo para ampliação dos sentidos do texto encenado. Também encontramos inspiração em Augusto Boal (2008) e Viola Spolin (2007), que tratam os jogos como expressividade dos corpos, como emissores e receptores de mensagens, além de facilitador da aprendizagem. A tese foi construída em seções que apresentam reflexões teóricas sobre o teatro e seu potencial na formação humanizadora dos sujeitos sociais. Traçamos um projeto de intervenção em uma escola de ensino médio com a montagem de uma peça e de um jogral. Como resultado principal, destacamos a importância do uso das técnicas teatrais para formação de leitores literários que vão além do texto e passam a expressar a linguagem corporal, a entonação de voz e a criatividade para formação de uma consciência artística múltipla capaz de revitalizar o espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.relation.referencesConceição, Claudia Zilmar da Silva. O teatro e o ensino de literatura na formação do leitor: um estudo de caso no ensino médio. Salvador, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro da UFBA, Universidade Federal da Bahia, 2024.pt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese.versão final.repositório.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.