Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, George Cristian Vilela-
dc.date.accessioned2025-04-02T11:44:52Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.available2025-04-02T11:44:52Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41659-
dc.description.abstractThe project Comprovisation and Compositionality: Strategies, Practices and Shared Risks in the Creation of the Cycle of Pieces Abaeté is an investigation on how the creation, elaboration and recording of the pieces would be accomplished by myself, as composer-musician, with Afluentes Ensemble under a creative praxis of processes that are both improvisational and compositional. This project is a way of perceiving how my comprovisative approach, that has been taken for years into my individual works, can be interrelated in a creative context of a musical collective. Those pieces come from my own research as an acoustic/electric guitarist for the shared perception of motivational aspects, as much as the needs of transmitting a creative impact about social issues that are dealt in the concept of this future cycle of musical works. The experiences and artistic experimentations of this work made with Afluentes Ensemble have been documented in audiovisual format, as much as through interviews in which will be found out how the challenges of the future Abaeté’s cycle of pieces was accomplished. The compositionality of a comprovisation is a goal of understanding this investigation that, in the end, will try to understand a comprovisationality through practices, strategies and shared risks, supported by a bibliographic review. How to deal with such music in its comprovisational character, whether in individual or collective projects, is going to be approached when discussing its purposeful for contemporary compositional thought.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Música - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcomprovisaçãopt_BR
dc.subjectcomposicionalidadept_BR
dc.subjectmúsica contemporâneapt_BR
dc.subjectestratégias compositivaspt_BR
dc.subjectcomprovisacionalidadept_BR
dc.subject.othercomprovisationpt_BR
dc.subject.othercompositionalitypt_BR
dc.subject.othercontemporary musicpt_BR
dc.subject.othercompositional strategiespt_BR
dc.subject.othercomprovisationalitypt_BR
dc.titleComprovisação e composicionalidade: estratégias, práticas e riscos compartilhados na criação do ciclo de peças "Abaeté"pt_BR
dc.title.alternativecomprovisation and compositionality: strategies, practices and shared risks in the creation of the cycle of pieces "Abaeté"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUS - UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Bertissolo, Guilherme-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3027-1114pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7776538870367978pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Marcos da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8029-769Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3759593698150817pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Filho, Pedro Amorim de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7968777541290477pt_BR
dc.contributor.referee3Bertissolo, Guilherme-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0017-5105pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7531747365603845pt_BR
dc.description.resumoO projeto Comprovisação e Composicionalidade: Estratégias, Práticas e Riscos Compartilhados na Criação do Ciclo de Peças Abaeté é uma investigação sobre como se realizariam a criação, a elaboração e a gravação de peças a ser implementadas por mim, enquanto músico-compositor, em conjunto com a Afluentes Ensemble sob uma práxis criativa de processos que são tanto composicionais, quanto improvisacionais. Este projeto é uma forma de perceber como a minha abordagem comprovisativa, que vem sendo levada há anos em meus trabalhos individuais, pode se interrelacionar num contexto criativo de um coletivo musical. Estas peças partem inicialmente de minha pesquisa particular enquanto violonista/guitarrista para a percepção compartilhada tanto de aspectos motivacionais, quanto de necessidades de transmitir um impacto criativo sobre problemáticas sociais que estão sendo abordadas no conceito deste futuro ciclo de trabalhos musicais. As experiências e as experimentações artísticas deste trabalho em conjunto com a Afluentes Ensemble vêm sendo documentadas audiovisualmente, como também através de entrevistas em que averiguar-se-ão como se realizaram os desafios das peças que serão parte integrante do ciclo Abaeté. A composicionalidade de uma comprovisação é uma meta de compreensão desta investigação que, ao final, procurará perceber uma comprovisacionalidade a partir das práticas, estratégias e riscos compartilhados, amparadas por uma revisão bibliográfica. Como lidar com tal música em seu caráter comprovisativo, seja em projetos individuais ou coletivos, será algo a ser abordado ao discutir sua validez propositiva para o pensamento composicional contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.relation.referencesALIEL, Luzilei. Ensaios sobre Comprovisações em Ecologia Sonora. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017. BAILEY, Derek. Improvisation – Its Nature And Practice In Music. Boston (Massachussetts): Da Capo Press, 1992. BOHLMAN, Philip et al. Music and Culture: Historiographies of Disjuncture”. In: The Cultural Study of Music: A Critical Introduction, p. 45-53. Martin Clayton, Trevor Herbert and Richard Middleton (Eds.). Nova Iorque: Routledge, 2003. BARBOSA, Rogério Vasconcelos; ROSSI, Nathália Fragoso. A música indeterminada de John Cage a relação compositor-intérprete. Vitória: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015. BARRETT, Richard. Notation as liberation. In: Tempo 68 (268), p. 61-72. Cambridge: Cambridge University Press. 2014. BEETHOVEN, Ludwig Van. Beethovens Werke. Serie 1: Symphonien, n. 5. Leipzig: Breitkopf und Härtel, s.d. (1862). Disponível em: https://imslp.org/wiki/Ludwig_van_Beethovens_Werke_(Beethoven,_Ludwig_van). Acesso em 01 de agosto de 2023. BERTISSOLO, Guilherme. Teorias e práticas do compor: a pesquisa em processos criativos musicais e(m) abordagens no Brasil. OPUS, v. 27, n. 2, p. 1-24, maio/ago. 2021. http://dx.doi.org/10.20504/opus2021b2707. BHAGWATI, Sandeep et al. Notational Perspective and Comprovisation. In: Sound and Score: Essays on Sound Score. Edição por Paulo de Assis, William Brooks, Kathleen Coessens. Leuven: Leuven University Press, 2013. BHAGWATI, Sandeep et al. Comprovisation – Conceptions and Techniques. In: (re)thinking improvisations – Artistic explorations and conceptual writing. Editado por Henrik Frisk & Stefan Östersjö. Lund: Malmö Academy of Music, Lund University, 2013. BHAGWATI, Sandeep. Navigating the Uncomfortable: Impulse Statement for the conference/workshop IMPROVISATION: PHILOSOPHICAL RE-SCRIPTIONS. Berlim: Berlin Kulturbrauerei, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/37086805/Sandeep_Bhagwati_NAVIGATING_THE_UNCOMFORTABLE. Acesso em 21 de setembro de 2023. BOR, Mustafa. Contour reduction algorithms: a theory of pitch and duration hierarchies for post-tonal music. Vancouver: PhD Thesis, The University of British Columbia, Vancouver, 2009. BRAXTON, Anthony. Tri-Axium Writings, volume 1. Dartmouth: Synthesis/Frog Peak, 1985. BROWN, Earle. String Quartet. Londres: Universal Edition, 1970 (composto em 1965). CANONNE, Clément. Du concept d’improvisation à la pratique de l’improvisation libre. International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, v. 47, n. 1, 2016. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/43869452. __________________. Rehearsing Free Improvisation? An Ethnographic Study of Free Improvisers at Work. 2018. Disponível em: http://mtosmt.org/issues/mto.18.24.4/mto.18.24.4.canonne.html. COLEMAN, Trevor. Polycyclic Comprovisation. Tese (Doutorado) – University of Otago, Dunedin, 2016. COSTA, Rogério Luiz Moraes. Música Errante: o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2016. _________________. A livre improvisação musical e a filosofia de Gilles Deleuze. In: Per Musi, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-75992012000200006, Acesso em 21 de julho de 2024. COSTA, Rogério Luiz Moraes, VILLAVICENCIO, Cesar e IAZZETTA, Fernando. Fundamentos técnicos e conceituais da livre improvisação. Sonic Ideas, Vol. 10. Michoacán: Centro Mexicano para la Musica e las Artes Sonoras, 2013. COSTA, Valério Fiel da. Da indeterminação à Invariância – Considerações sobre Morfologia Musical a partir de Peças de Caráter Aberto. Tese (Doutorado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009. DALE, Michael. What Is Comprovisation? Tese (Doutorado em Música). Oakland: Mills College, 2008. DUDAS, Richard. Comprovisation, The Various Facets of Composed Improvisation within Performance Systems. Leonardo Music Journal, vol. 20, 2010. FALLEIROS, Manuel Silva. Palavras sem Discurso: Estratégias Criativas na Livre Improvisação. Tese (Doutorado em Música). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. FARACO, Arthur. Comprovisação, Entre a Composição e a Improvisação na Emergência de Práticas Musicais Contemporâneas. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2020. FERRAZ, Sílvio. música e repetição. São Paulo: EDUC/Fapesp. 1998. FUJAK, Julius. Why comprovisation? Notes to discussion on the validity of a notion. In: Various Comprovisations: texts on music (and) semiotics. Helsinki: Semiotic Society of Finland, 2015. GROVE, G. (Ed.). Grove's Dictionary of Music and Musicians. Volume 2. Londres: Macmillan, 1904. HANNAN, Michael. Interrogating Comprovisation as Practice-led Research. In: Speculation and Innovation: applying practice led research in the Creative Industries. Melbourne: Southern Cross University, 2006. HOBSBAWM, Erich. História Social do Jazz. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. IAZZETA, Fernando. Sons do Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música. Tese (Doutorado). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. KOHL, Jerome Joseph. Serial and Non-Serial Techniques in the Music of Karlheinz Stockhausen from 1962–1968. Tese (Doutorado). Seattle: University of Washington, 1981. KOSTKA, Stefan. Material and Techniques for Post-Tonal Music. 5 ed. Nova Iorque: Taylor & Francis, 2018. KUEHN, Frank M. C. Interpretação - reprodução musical - teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual das práticas interpretativas. Belo Horizonte: Per Musi, n. 26, p. 7 – 20, 2012. LACHENMANN, Helmut. Guero. Wiesbaden: Breitköpf & Hartel, 1980. (Originalmente publicado em Köln: Musikverlage Hans Gerig, 1972.) LEHMANN, Andreas; KOPIEZ, Reinhard. The difficulty of discerning between composed and improvised music. Musicae Scientiae, ESCOM - European Society for the Cognitive Sciences of Music, p. 113 – 129, 2010. LEWIS, George E. Improvised music after 1950: Afrological and eurological perspectives. Black Music Research Journal. Illinois: University of Illinois Press, v. 16, n. 1, pp. 91–122, 1996. LIMA, Paulo Costa et al. ‘Composicionalidade’ e trabalho cultural no movimento de composição da Bahia. In: A Experiência Musical: Perspectivas Teóricas Série Congressos da TeMA, III. Salvador: Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical. 2019. LIMA, Paulo Costa. Teoria e práticas do compor I: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2012. _______________. Teoria e práticas do compor II: diálogos de invenção e ensino. Salvador: EDUFBA, 2014. MAILMAN, Joshua B. Improvising synesthesia: Comprovisation of generative graphics and music. Leonardo Electronic Almanac, v. 19, 2013. MARVIN, Elizabeth West. A Generalized Theory of Musical Contour: Its Application to Melodic and Rhythmic Analysis of Non-Tonal and Its Perceptual and Pedagogical Implications. (Tese: Doutorado em Filosofia) Rochester, Nova Iorque: University of Rochester, 1988. MORRIS, Butch. Dust to Dust (CD). Nova Iorque: New World Records, 1991. Disponível em: https://newworldrecords.bandcamp.com/album/lawrence-d-butch-morris-dust-to-dust. MORRIS, Robert D. New Directions in the Theory and Analysis of Musical Contour. In: Music Theory Spectrum 15. Oxford: vol. xv, n. 2 (outubro), Oxford University Press, 1993, p. 205-228. NETTL, Bruno. Thoughts on Improvisation: A Comparative Approach. In: The Musical Quarterly. Vol. 60, No. 1, pp. 1-19. Oxford: Oxford University Press, 1974. NOGUEIRA, Marcos. Música na carne: O caminho para a experiência musical incorporada. Música em Contexto. Brasília, v. 8, n. 1, p. 92-119, 2014. NOGUEIRA, Marcos. A invenção de mundos musicais e a invenção musical de mundos. In: LIMA, Paulo (Org.). Paralaxe: Pesquisa em música e diálogos com produção artística, ensino, memória e sociedade. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 24-52. NYMAN, Michael. Experimental music: Cage and beyond. 2 ed. Cambridge; New York: Cambridge University Press, 1999. (Music in the 20th century). OBIJAKU, Chidi. ‘Comprovisation’ in Igbo Choral Art Music (ICAM): an introduction. In: Journal of the Musical Arts in Africa, 2019: https://doi.org/10.2989/18121004.2019.1700619. OLIVEIRA FILHO, Pedro Amorim de. Poética da Experiência: Uma Investigação sobre Indeterminismo na Música. Dissertação (Mestrado em Música). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2008. PAPAGEORGIOU, Dmitris. The notion of seyir as a conceptual and typological scheme for comprovisation. In: Principal of Music Composing: Phenomenon of Melody, XV, 2015. Disponível em: https://xn--urnalai-cxb.lmta.lt/wp-content/uploads/2015/Muzikos-komponavimo-principai-XV.pdf. POLANSKY, Larry; BASSEIN, Richard. Possible and Impossible Melody: Some Formal Aspects of Contour. Journal of Music Theory 36 (2), 1992. RIOS FILHO, Paulo. A hibridação cultural como horizonte metodológico na criação de música contemporânea. Dissertação (Mestrado em Música). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2010. ROSSI, Nathália Fragoso. Acaso e Indeterminação no Processo de Composição, um diálogo com a obra de John Cage. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. SADIE, Stanley; TYRRELL, John, et al. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2ª ed. Londres: Macmillan, 2001. SAMPAIO, Marcos de Silva. A Teoria de Relações de Contornos Musicais: Inconsistências, Soluções e Ferramentas. Tese (Doutorado em Composição). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2012. SAMPAIO, Marcos de Silva; POCHAT, Alex. Aplicação de Contornos na Composição Musical. In: SCHWEBEL, Heinz Karl Novaes e BRANDÃO, José Maurício Valle (Org.). Perspectivas de interpretação, teoria e composição musical. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 11-24. SAMPAIO, Marcos de Silva. A Teoria de Relações de Contornos no Brasil. Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática. Salvador: EDUFBA, 2017, p. 123-138. _________________. Zarlino. Disponível em: https://zsuite.sampaio.me/pt-br/. Acesso em 29 de julho de 2023. SCHULTZ, Rob. A Diachronic-Transformational Theory of Musical Contour Relations. Washington: PhD Dissertation, University of Washington, 2009. SILVA, Flávio. Notações e Cartesianismo. In: Música Brasilis, https://musicabrasilis.org.br/sites/default/files/notacoes_e_cartesianismo_pdf.pdf. São Paulo, 2015. STENSTRöM, Harald. Free ensemble improvisation. Tese (Doutorado), Academy of Music and Drama, Faculty of Fine, Applied and Performing Arts. Gutemburgo: University of Gothenburg, 2009. TAVARES, Pedro Henrique Carneiro. Forma, acaso e indeterminação em música, uma introdução. ICTUS Music Journal, vol. 15, n. 2. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/43131. THOMAS, Philip. Comprovisation. In: Research Gate, https://www.researchgate.net/publication/277992690_Comprovisation, 2005. Acesso em 27 de março de 2024. WHITTALL, Arnold et al. Distributed Creativity, Collaboration and Improvisation in Contemporary Music (Eric F. Clarke and Mark Doffmann, ed.) Oxford: Oxford University Press, 2017. ZAMPRONHA, Edson S. Notação, Representação e Composição: Um Novo Paradigma da Escritura Musical. Tese (Doutorado em Música). São Paulo: Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, 1998. Páginas na internet: Dicionário Tupi-Guarani, in: http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/Folheto43/FO-CX-43-2739-2000.pdf. Manu Falleiros, in: http://manufalleiros.com/.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
George Cristian - Comprovisação e Composicionalidade (Dissertação Final).pdf56,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.