Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41662
Tipo: Dissertação
Título: Sujeito transitivo na encenação curricular: personagens possíveis daquele que sou-sendo-professor-de-português
Título(s) alternativo(s): The transitive subject in curricular staging: possible characters of the one that I am being-a-portuguese-teacher
Autor(es): Meira Filho, José Wanderley
Primeiro Orientador: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee2: Beltrão, Lícia Maria Freire
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Alcântara, Paulo Henrique Correia
Resumo: A pesquisa, que se faz como uma construção teórica relacionada com estudo bibliográfico, visa a discutir a atuação do professor de Língua Portuguesa no currículo, a partir da memória de uma experiência vivida pelo autor pesquisador com alunos do Programa de Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Bahia (Senac - BA), no ano de 2011, quando ministrava a disciplina “Comunicação” e visava, junto à supervisão pedagógica da instituição, incluir a oralidade como matéria de estudo dos jovens aprendizes. Ao subverter o planejamento de um dia e, ao invés de realizar uma aula expositiva, colocar os alunos em situação de apresentação, comentando posteriormente sua atuação corporal, o professor se deixa atravessar por sua experiência, enquanto ator de teatro, e aproveita a dinâmica teatral para trabalhar com seus alunos a construção de personagens, a partir de uma atividade pedagógica que tem como objeto principal a investigação sobre registros linguísticos. Do ponto de vista metodológico, aquela experiência do professor com seus alunos, foi revisitada na pesquisa da qual deriva a dissertação que se apresenta, a partir de sua memória carnal e da memória externa que se configurou na revisão de arquivos de planos de aula, de documentos de avaliação e de material utilizado nas aulas, como textos e apostilas. Atravessadas por estudos de concepções sobre o ser-sendo, de Heidegger; sobre o currículo como conversa complicada e como currere, de William Pinar; e o repertório de linguística, somado à vivência teatral do pesquisador, as memórias, em um procedimento permanente de leitura, foram desenvolvendo a construção de uma narrativa autoficcional que coloca em cena o sujeito e seus possíveis. A confluência desses conceitos e experiências resultam em uma noção de sujeito transitivo, em trocadilho com os termos da análise sintática, entendendo o sujeito (humano) como aquele que, impregnado de sua historicidade, abre-se à composição de seus outros possíveis em movimento e trânsito por diferentes modos de ser. Organizado em atos e cenas, o texto convoca a uma experiência teatral de leitura, reunindo a corporeidade ao sujeito que já é, no ator que se apresenta em sua plena transitividade, opondo-se à dualidade cartesiana que esmaeceria a matéria corporal no espaço dedicado à intelectualidade. Em associação com a terminologia teatral, a pesquisa propõe ainda a noção de encenação curricular, compreendendo o teatro e o currículo, como dinâmicas que se fazem no projeto, no planejamento e nos ensaios, para acontecerem no encontro com o público, e no encontro dos atores consigo mesmos, como espaço de provocação das projeções individuais e coletivas, onde os sujeitos transitivos se propõem a se verem no outro e serem, também, outros possíveis personagens de si. Entende-se, por fim, que na encenação curricular em que se passa a formação linguística dos sujeitos transitivos, a atuação em oralidade é mais do que o exercício da fala na interpretação dos diversos papéis sociais, é mesmo o empreendimento individual de cada aprendente, professor ou aluno, na composição e na exposição dos seus personagens possíveis.
Abstract: This research, a theoretical construction based on a bibliographic study, aims to discuss the role of the Portuguese Language teacher within the curriculum. It draws from the memory of an experience lived by the author-researcher with students in the Learning Program of the National Service for Commercial Learning of Bahia (Senac - BA) in 2011. At that time, the researcher taught the subject "Communication" and, together with the institution's pedagogical supervision, sought to include orality as a topic of study for young apprentices. By subverting the day’s planned lecture and instead placing the students in a presentation scenario — later providing commentary on their bodily performances — the teacher allowed his theatrical background as an actor to shape the activity. This approach used theatrical dynamics to guide students in the construction of characters through a pedagogical activity focusing on linguistic registers. Methodologically, the professor's experience with his students was revisited during the research through embodied memory and external memories, including lesson plans, evaluation documents, and classroom materials such as texts and workbooks. Drawing on Heidegger’s concept of being-becoming, William Pinar’s perspectives on the curriculum as a “complicated conversation” and as currere, and the researcher’s expertise in linguistics and theater, these memories were developed into an autofictional narrative. This narrative foregrounds the subject and their possibilities. The convergence of these concepts and experiences leads to the notion of the transitive subject. Inspired by syntactic analysis terminology, the transitive subject (human) is understood as someone shaped by historicity, open to exploring and composing other possible selves, and navigating various ways of being. Organized into acts and scenes, the text invites a theatrical reading experience, connecting corporeality to the subject as an actor fully embracing transitivity. This challenges Cartesian dualism, which diminishes the body's role in intellectual spaces. Using theatrical terminology, the research also introduces the concept of curricular staging. It views both theater and curriculum as dynamic processes that take shape through projects, planning, and rehearsals, culminating in encounters with the audience—and in the actors' encounters with themselves. These interactions provoke individual and collective projections, enabling transitive subjects to see themselves in others and simultaneously become other possible versions of themselves. Ultimately, the research argues that within the curricular staging of linguistic formation for transitive subjects, oral performance transcends the practice of speech for interpreting social roles. It becomes an individual endeavor, wherein each learner—whether teacher or student—composes and presents their possible characters.
Palavras-chave: Currículo
Oralidade
Sujeito transitivo
Encenação curricular
Personagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: MEIRA FILHO, José Wanderley. Sujeito transitivo na encenação curricular: personagens possíveis daquele que sou-sendo-professor-de-português. Orientadora: Maria Roseli Gomes Brito de Sá. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41662
Data do documento: 11-Fev-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ WANDERLEY MEIRA FILHO - DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.PDFDissertação de Mestrado - José Wanderley Meira Filho5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.