Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5084
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A violência urbana e o papel da mídia na concepção de professoras do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Paidéia
Autor(es): Ristum, Marilena
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Autor(es): Ristum, Marilena
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Abstract: A comunicação promovida pela mídia, de grande penetração no cotidiano social, tem assumido crescente relevância na construção da consciência dos indivíduos, o que torna importante a sua postura na veiculação da violência. Sua influência sobre a violência nas escolas é exercida pela exposição de cenas de violência, propagandas que promovem o consumismo e programas que valorizam padrões de vida de nível sócio-econômico elevado. Objetivou-se identificar o conceito de professoras de ensino fundamental sobre o papel da mídia em relação à violência e comparar professores de escolas públicas e particulares quanto a este conceito. As professoras foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada sobre a violência. As respostas permitiram estabelecer categorias capazes de distinguir, na visão das professoras, os diferentes papéis desempenhados pela imprensa: informativo, informativo-preventivo, iatrogênico, ambivalente e banalizador da violência. Verificou-se o predomínio marcante dos papéis iatrogênico e ambivalente, tanto para professoras de escola pública como de particular.
Palavras-chave: violência
mídia
professores
escola
violence
media
teachers
school
Editora / Evento / Instituição: Paidéia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5084
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FFFFFFFFFFFFFFFFFF.pdf70,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.