Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5147
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relatos de violência, concepções de violência e práticas escolares de professoras: em busca de relações
Título(s) alternativo(s): Paidéia
Autor(es): Souza, Liliane Viana de
Ristum, Marilena
Autor(es): Souza, Liliane Viana de
Ristum, Marilena
Abstract: Dando continuidade a um estudo sobre concepções de violência e práticas docentes, esse estudo objetivou: analisar os relatos de episódios de violência vivenciados por professoras; relacionar os relatos ao conceito de violência dessas professoras e também às suas práticas em sala de aula e, finalmente, comparar professoras de escolas públicas e particulares quanto aos relatos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com 47 docentes de escolas públicas e particulares. Nos relatos de violência na escola, predominaram as ações violentas praticadas pelos alunos e nos relatos de violência no bairro, predominaram as ações delinqüenciais. A relação triangular entre relatos, concepções de violência e práticas docentes indicou que os relatos confirmam, em certa medida, os resultados, tanto sobre as concepções de violência como sobre as práticas docentes. Embora tenham fornecido importante quadro complementar para a compreensão da concepção de violência dos professores, os relatos foram insuficientes para abarcar todas as dimensões desse conceito.
Palavras-chave: Violência
Relatos de episódios
Escola
Professoras
Violence
Reports of events
School
Teachers
Editora / Evento / Instituição: Paidéia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5147
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
07.pdf51,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.