https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5569
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Educação a distância e precarização do trabalho docente |
Título(s) alternativo(s): | Em Aberto |
Autor(es): | Lapa, Andrea Pretto, Nelson De Luca |
Autor(es): | Lapa, Andrea Pretto, Nelson De Luca |
Abstract: | A disseminação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem padronizado o entendimento do trabalho docente na educação a distancia (EaD), a partir de uma concepção dessa modalidade de ensino que preconiza uma educação de massa e a redução do trabalho docente. A participação das universidades tem sido condicionada à adesão a essa política nacional, a qual direciona a discussão dos projetos político-pedagógicos dos cursos a partir de regras impostas pelas planilhas orçamentárias. Se, por um lado, as instituições, inclusive (e principalmente) as públicas e gratuitas, aderem ao empenho nacional de expansão e democratização do ensino superior na formação de professores, por outro acabam legitimando a consolidação de um modelo de educação que nem sempre condiz com suas perspectivas teóricas e suas práticas pedagógicas. No que concerne ao professor, as diretrizes financeiras determinam também o papel docente na EaD. A docência, distribuída em diferentes papéis, como o de professor e o de tutor (a distância e presencial), está definida em resoluções que enquadram esses profissionais como bolsistas que sequer têm direito a uma declaração do trabalho que realizam como professores, devido à possível consolidação de vínculos empregatícios não desejados. Tal precarização do trabalho docente se desdobra, na prática, entre outras coisas, por meio da baixa remuneração, que exclui profissionais qualificados, e da falta de reconhecimento profissional. Complementarmente, configura-se a implantação de uma política pública nacional, que define o papel dos tutores como não docentes.A conclusão é que essa política padroniza os projetos de cursos pela EaD e não acolhe propostas com outras concepções, eliminando, assim, a possibilidade de reconhecimento do trabalho profissional do professor na modalidade a distância. |
Palavras-chave: | trabalho docente educação a distância políticas públicas ensino superior |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5569 |
Data do documento: | Nov-2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1792-7441-1-PB.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.