Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.author | Vecchia, Fabrício Dalla | - |
dc.creator | Vecchia, Fabrício Dalla | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-13T20:37:58Z | - |
dc.date.available | 2012-04-13T20:37:58Z | - |
dc.date.issued | 2008-02-29 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5626 | - |
dc.description | 124 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil as bandas de música são importantes formadoras de instrumentistas de sopro e percussão. É preciso conhecer melhor seus processos de ensino-aprendizagem e, assim, ampliar questões relativas às suas práticas pedagógicas. Este trabalho tem como tema os fundamentos de se tocar instrumentos de metais, mais especificamente trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba. Os sujeitos da pesquisa são professores regentes de bandas que utilizam o método elementar para o ensino coletivo de instrumentos de banda Da Capo (2004). Este trabalho buscou investigar quais fundamentos eles ensinam, quais são suas concepções sobre estes fundamentos, como eles os ensinam e como esse processo pode ser aprimorado. Os fundamentos pesquisados foram respiração, embocadura, postura e emissão do som, cujas iniciais formam o “REPE”. A metodologia de pesquisa qualitativa de natureza descritiva foi utilizada. Adotou-se o delineamento de estudo de campo, basicamente desenvolvido por meio de observações acompanhadas de anotações em diário de campo. Foram realizados também questionários com professores e alunos que utilizam ou utilizaram o referido método. Concluiu-se que os fundamentos de respiração, embocadura, postura e emissão do som são os mais utilizados por estes professores e que suas concepções sobre estes não discordam da bibliografia atual. Contudo, a maioria destes professores expressa profunda diversidade de técnicas e estratégias de ensino. Como proposta de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem do REPE (fundamentos) em contexto de ensino com o Da Capo, este trabalho apresenta o roteiro de um tutorial em vídeo que pode auxiliar alunos e professores na fixação dos princípios necessários para tocar instrumentos de metal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de PósGraduação em Música da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | banda de música | pt_BR |
dc.subject | respiração | pt_BR |
dc.subject | embocadura | pt_BR |
dc.subject | postura | pt_BR |
dc.subject | emissão de som | pt_BR |
dc.subject | trompete | pt_BR |
dc.subject | trompa | pt_BR |
dc.subject | trombone | pt_BR |
dc.subject | bombardino | pt_BR |
dc.subject | tuba | pt_BR |
dc.title | Iniciação ao trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba: processos de ensino e aprendizagem dos fundamentos técnicos na aplicação do método da capo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|