https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6100
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carneiro, Terezinha Féres | - |
dc.contributor.author | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Maria Ângela Guimarães | - |
dc.contributor.author | Moura, Maria Lucia Seidl de | - |
dc.contributor.author | Yamamoto, Oswaldo Hajime | - |
dc.creator | Carneiro, Terezinha Féres | - |
dc.creator | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.creator | Feitosa, Maria Ângela Guimarães | - |
dc.creator | Moura, Maria Lucia Seidl de | - |
dc.creator | Yamamoto, Oswaldo Hajime | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-11T18:51:25Z | - |
dc.date.available | 2012-06-11T18:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6100 | - |
dc.description | p. 11-24 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa discutir lacunas, metas e condições para a expansão da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. Para tal, partiu-se de pressupostos de que é necessário levar em conta os objetivos a serem atingidos, consideradas as condições de exequibilidade previstas ou supostas. É inicialmente tratada a necessidade de expansão da Pós-Graduação na área da Psicologia. Concluindo afirmativamente, são traçadas as diversas metas e as condições necessárias para atingi-las: de caminhar para que todas as Unidades da Federação tenham Programas de Pós-Graduação na área e que, em cinco anos, já se observe mais cinco UF com novos programas; que todos que já têm mestrado passem a contar com doutorado; que nas UF que só têm programas em IES privadas sejam criados programas nas IES públicas; que em algumas UF de grande extensão territorial, sejam atendidas mais microrregiões. Para melhor equipar os Programas existentes com recursos humanos qualificados, propõe-se um crescimento anual de titulados na ordem de 10%. Analisando dados de levantamentos feitos, são discutidas dificuldades de proposição de metas com base em eventuais lacunas de subáreas, uma delas a falta de consenso sobre o que deve ser uma Área de Concentração ou Linha de Pesquisa. Tratou-se, então, dos objetivos da Pós-Graduação a serem atendidos com os tipos de expansão propostos, sendo discutida a questão dos mestrados profissionalizantes, sendo formulada a meta de induzir a proposição de Mestrados Profissionais, em Programas consolidados, até um limite inicial de 10% do sistema (da área), em um intervalo de dois anos. Sugere-se priorizar a qualificação/formação de gestores e profissionais no campo das políticas sociais (saúde, assistência). Metas são ainda propostas pensando a relação da pós e da graduação e das necessidades identificadas na formação. Novos estudos e levantamentos são necessários para atualizar os dados disponíveis para este trabalho e validar as propostas feitas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Scielo | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000400003 | pt_BR |
dc.subject | Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Expansão | pt_BR |
dc.subject | Lacunas | pt_BR |
dc.subject | Metas | pt_BR |
dc.title | Lacunas, metas e condições para a expansão da pós-graduação em psicologia no país | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 23, n.1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.