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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6101
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTourinho, Emmanuel Zagury-
dc.contributor.authorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.creatorTourinho, Emmanuel Zagury-
dc.creatorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.date.accessioned2012-06-11T19:03:07Z-
dc.date.available2012-06-11T19:03:07Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6101-
dc.descriptionp. 35-46pt_BR
dc.description.abstractCom menos de cinco décadas de regulamentação, o sistema de pós-graduação no Brasil pode ser considerado bem sucedido do ponto de vista de suas realizações, embora inacabado quanto a algumas de suas feições fundamentais. Na área de Psicologia, o sistema compreende 64 Programas, 42 deles com o nível de Doutorado. Para responder de modo eficiente às demandas dirigidas à pós-graduação no Brasil, a área de Psicologia precisará enfrentar um conjunto de desafios, dentre os quais destacamos: a expansão da abrangência geográfica e temática, de modo a vencer assimetrias regionais e desequilíbrios na cobertura das subáreas e temas de pesquisa em Psicologia; o aperfeiçoamento do sistema de avaliação, a fim de contemplar a diversidade das estratégias de formação e da produção de conhecimento nas subáreas da Psicologia; a articulação dos diferentes resultados possíveis da pós-graduação em Psicologia, a partir do reconhecimento de que as bases para a produção de conhecimento na área variam quanto à imposição de demandas adicionais e à possibilidade de associar produção de conhecimento ao desenvolvimento de tecnologias de intervenção; e a formulação de políticas voltadas à qualificação do sistema, por exemplo, por meio do incremento das redes de pesquisa, da internacionalização dos grupos, da divulgação da produção científica e da formação metodológica mais sólida e ampla. Um diagnóstico mais cuidadoso desses e de outros desafios, em suas múltiplas dimensões, poderá conduzir a um aproveitamento mais eficiente das potencialidades dos grupos brasileiros de pesquisa em Psicologia, na formação de novos pesquisadores e na produção de conhecimentopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000400005pt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPesquisa em Psicologiapt_BR
dc.titleDesafios da pós-graduação em Psicologia no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 23, n.1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

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