Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Souza, Paulo Fernando de Almeida | - |
dc.creator | Souza, Paulo Fernando de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-21T13:22:42Z | - |
dc.date.available | 2012-09-21T13:22:42Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-01 | - |
dc.identifier.issn | 2179-7374 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6762 | - |
dc.description | This paper aims in searching for a reflection on the use of scientific methods of research in the field of graphic design, particularly during the Final Undergraduation Project (FUP). Based on the results of some projects developed by design students at the School of Fine Arts at Federal University of Bahia, Brazil, difficulties and gains achieved during the development of FUPs are pointed out, trying to find evidences of the use of scientific methods of research as differential to the decision making process in design. In this sense, two final undergraduation projects in graphic design are shown as examples of the adequate use of scientific research methods, considered essential for the development and for the results overall. This work is based on the exploratory method, trying to establish some starting points for the understanding of the role of scientific research in the background of graphic designers. The main contribution of this paper is to work as dashboard for a curriculum proposal in design at undergraduation level, which approximates the praxis of design to some scientific methods that better present a theoretical and practical discourse for designers. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo busca uma reflexão acerca da utilização da pesquisa científica no âmbito do design gráfico, particularmente na realização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em nível de graduação. Com base nos resultados de projetos desenvolvidos por estudantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, são apontadas algumas dificuldades e também ganhos percebidos durante a realização de TCCs, na busca de evidências que permitam identificar onde o uso de instrumentos de pesquisa adequadamente escolhidos poderia fazer uma significativa diferença nas tomadas de decisão de projeto. A título de exemplo, são apresentados dois Trabalhos de Conclusão de Curso onde a utilização de técnicas de pesquisa foram diferenciais no desenvolvimento dos projetos e, fundamentalmente, nos resultados obtidos. Este artigo é construído a partir de uma pesquisa exploratória, buscando pontos de partida e indagações para um melhor entendimento do papel da pesquisa científica na formação do designer gráfico. A principal contribuição deste trabalho é servir de guia para uma proposta curricular de graduação em design que aproxime a prática projetual das metodologias de pesquisa científica, visando uma maior adequação do discurso teórico-prático deste profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes Pró-Equipamentos Institucional/UFBA | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNESP | pt_BR |
dc.source | www.educacaografica.inf.br | pt_BR |
dc.subject | pesquisa científica | pt_BR |
dc.subject | graduação em design gráfico | pt_BR |
dc.subject | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.subject | prática projetual em design | pt_BR |
dc.title | Pesquisa aplicada ao design gráfico: reflexões e aprendizados a partir de trabalhos de conclusão de curso | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Bauru, SP | pt_BR |
dc.identifier.number | Revista Educação Gráfica, v.16, n.2, 2012, p. 104-122 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EBA)
|