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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6900
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Antonio Alberto da Silva Monteiro de-
dc.creatorFreitas, Antonio Alberto da Silva Monteiro de-
dc.date.accessioned2012-10-09T17:31:33Z-
dc.date.available2012-10-09T17:31:33Z-
dc.date.issued2012-03-
dc.identifier.issn1414-4077-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6900-
dc.descriptionp.119-136pt_BR
dc.description.abstractSob o ponto de vista teórico há uma forte tensão entre duas tendências internacionais de avaliação: homogeneização e diferenciação, que parecem conter contradições entre si e que fazem parte dos sistemas de avaliação da Educação Superior adotados em diversos países. A compreensão da relação entre as duas tendências internacionais é muito importante, principalmente quando essa relação é analisada não só teoricamente, mas também na prática avaliativa de dois sistemas nacionais de avaliação da Educação Superior de dois países – Brasil e Portugal – que têm percorrido caminhos diferentes, mas que também têm afinidades e pontos em comum em relação a essa temática. O objetivo principal desta pesquisa é analisar e comparar os sistemas de avaliação da Educação Superior dos dois países, identificando possíveis pontos de confluência e de antagonismo, principalmente em relação às características de universalidade e especificidade das práticas avaliativas. Para fazer essa análise, optou- se pela pesquisa bibliográfica e técnica de recolha de dados empíricos de natureza qualitativa e de planejamento relativamente aberto e flexível, utilizando a entrevista semiestruturada. A população de respondentes foi construída por dezoito pessoas (nove do Brasil e nove de Portugal) e foi utilizada a metodologia de estudo de caso para estabelecer entre os dois sistemas de avaliação parâmetros de similaridades e diferenças, considerando as categorias de análise selecionadas para este fim. Os principais resultados da pesquisa revelam que a avaliação padronizada e estandardizada é que foi sendo gradualmente apontada como um instrumento importante para a implementação da agenda educacional dos dois países, em detrimento da valorização das diferenciações institucionais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorpt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000100007pt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação da educação superiorpt_BR
dc.subjectAvaliação da educação superior no Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliação da educação superior em Portugalpt_BR
dc.subjectSistemas de avaliação português e brasileiropt_BR
dc.subjectEstudo comparativopt_BR
dc.titleAvaliação da educação superior no Brasil e Portugal homogeneização ou diferenciação?pt_BR
dc.title.alternativeAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSorocabapt_BR
dc.identifier.numberv. 17, n. 1pt_BR
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