Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Freitas, Antonio Alberto da Silva Monteiro de | - |
dc.creator | Freitas, Antonio Alberto da Silva Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-09T17:31:33Z | - |
dc.date.available | 2012-10-09T17:31:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-03 | - |
dc.identifier.issn | 1414-4077 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6900 | - |
dc.description | p.119-136 | pt_BR |
dc.description.abstract | Sob o ponto de vista teórico há uma forte tensão entre duas tendências internacionais de avaliação: homogeneização e diferenciação, que parecem conter contradições entre si e que fazem parte dos sistemas de avaliação da Educação Superior adotados em diversos países. A compreensão da relação entre as duas tendências internacionais é muito importante, principalmente quando essa relação é analisada não só teoricamente, mas também na prática avaliativa de dois sistemas nacionais de avaliação da Educação Superior de dois países – Brasil e Portugal – que têm percorrido caminhos diferentes, mas que também têm afinidades e pontos em comum em relação a essa temática. O objetivo principal desta pesquisa é analisar e comparar os sistemas de avaliação da Educação Superior dos dois países, identificando possíveis pontos de confluência e de antagonismo, principalmente em relação às características de universalidade e especificidade das práticas avaliativas. Para fazer essa análise, optou- se pela pesquisa bibliográfica e técnica de recolha de dados empíricos de natureza qualitativa e de planejamento relativamente aberto e flexível, utilizando a entrevista semiestruturada. A população de respondentes foi construída por dezoito pessoas (nove do Brasil e nove de Portugal) e foi utilizada a metodologia de estudo de caso para estabelecer entre os dois sistemas de avaliação parâmetros de similaridades e diferenças, considerando as categorias de análise selecionadas para este fim. Os principais resultados da pesquisa revelam que a avaliação padronizada e estandardizada é que foi sendo gradualmente apontada como um instrumento importante para a implementação da agenda educacional dos dois países, em detrimento da valorização das diferenciações institucionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000100007 | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação superior no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação superior em Portugal | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de avaliação português e brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Estudo comparativo | pt_BR |
dc.title | Avaliação da educação superior no Brasil e Portugal homogeneização ou diferenciação? | pt_BR |
dc.title.alternative | Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Sorocaba | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 17, n. 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
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