Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Lemos, Denise | - |
dc.creator | Lemos, Denise | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-06T21:27:19Z | - |
dc.date.available | 2012-11-06T21:27:19Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7128 | - |
dc.description | p. 103-118 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o trabalho docente nas Universidades Federais, em especial na Universidade
Federal da Bahia, entre 2005 e 2008, a partir do fenômeno da precarização social do trabalho e da
consequente alienação do trabalhador, baseando-se nos resultados de pesquisa de doutorado realizada
na UFBA. Descreve as dimensões fundamentais desse processo: a multiplicidade de tarefas, a
captação de recursos internos e externos para a pesquisa, as contradições entre a formação e as
demandas do sistema universitário, a sobrecarga de trabalho e suas consequências, como ausência
do lazer, perda de controle sobre o projeto acadêmico e adoecimento. Conclui que a principal contradição
vivida pelo docente é a de que a autonomia percebida por ele não é a exercida, uma vez que
está submetido a diversos controles internos e externos do sistema meritocrático, cujas exigências
ultrapassam a capacidade física e psíquica do professor para responder adequadamente. Entretanto,
compreender o processo de alienação é a base para a transformação e emancipação daqueles que
possuem o papel fundamental de desenvolver as capacidades do outro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Caderno CRH | pt_BR |
dc.subject | alienação | pt_BR |
dc.subject | precarização | pt_BR |
dc.subject | trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | universidade | pt_BR |
dc.subject | educação superior | pt_BR |
dc.title | Trabalho docente nas universidades federais: tensões e contradições | pt_BR |
dc.title.alternative | Caderno CRH | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 24, n. 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IHAC)
|