Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPena, Paulo Gilvane Lopes-
dc.contributor.authorCardim, Adryanna-
dc.contributor.authorAraújo, Maria da Purificação Nazaré-
dc.creatorPena, Paulo Gilvane Lopes-
dc.creatorCardim, Adryanna-
dc.creatorAraújo, Maria da Purificação Nazaré-
dc.date.accessioned2012-11-07T17:54:28Z-
dc.date.available2012-11-07T17:54:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7134-
dc.descriptionp. 131-151pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo visa a compreender o processo de adoecimento pelas Lesões por Esforços Repetitivos (LER) em operadores de telemarketing e suas relações com as estratégias gerenciais associadas às novas tecnologias. Para este estudo qualitativo foram entrevistados trinta operadores portadores de LER, atendidos em ambulatório, entre 2007 e 2009 e realizadas observações nos ambientes de trabalho de dez empresas. Observaram-se condicionantes nocivos, decorrentes das transformações tecnológicas, do caráter virtual e comunicacional, o que demanda novas formas de cuidados a serem considerados na prevenção das LER. A noção de redes sociais, que permite operar “hipercorpos”, nas relações entre operadores e clientes, ajuda no entendimento de aspectos subjetivos que favorecem a ocorrência de tensões e conflitos no universo virtual. Trata-se de estratégias gerenciais nocivas, que resultam em particularidades no desenvolvimento das LER, com produção social de estigmas e perversão de práticas de medicina do trabalho sincronizadas com princípios do taylorismo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCaderno CRHpt_BR
dc.subjecttrabalhopt_BR
dc.subjectlesões por esforços repetitivospt_BR
dc.subjecttelemarketingpt_BR
dc.subjectnovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectsaúde do trabalhadorpt_BR
dc.titleTaylorismo cibernético e lesões por esforços repetitivos em operadores de telemarketing em salvador-bahiapt_BR
dc.title.alternativeCaderno CRHpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 24, n. 1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
444444.pdf278,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.