Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Joseilton Silveira da-
dc.contributor.authorCarvalho Júnior, César Valentim de Oliveira-
dc.creatorCarvalho Júnior, César Valentim de Oliveira-
dc.date.accessioned2012-12-11T18:02:39Z-
dc.date.available2012-12-11T18:02:39Z-
dc.date.issued2012-12-11-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7401-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi verificar o impacto do aprendizado formal de Controladoria na minimização dos vieses cognitivos em decisões gerenciais. Para isso foram delineados cenários experimentais com situações que envolvem alguns conceitos relevantes de Controladoria em que podem existir vieses cognitivos, como: (a) Custo de oportunidade; (b) Sunk Costs; (c) Custo de reposição; (d) Teoria das restrições; (e) Formação de preços, utilizando cálculos por dentro; e (f) Benchmarks equivocados. Com o auxílio destes conceitos, busca-se entender o comportamento associado a vieses cognitivos provocados pelo Efeito Framing, pela Ancoragem e pelo Excesso de Confiança. O experimento contou com um grupo de controle, onde não existia a introdução de vieses nas questões às quais os respondentes foram submetidos, e dois grupos experimentais, onde os questionários continham os vieses, sendo a amostra composta por 155 estudantes dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e Direito da Universidade Federal da Bahia. Para a análise do experimento, foi utilizada a Regressão Linear Múltipla no teste do Excesso de Confiança e a Regressão Logística Múltipla no teste do Efeito Framing e da Ancoragem. Os resultados encontrados apontaram para a inexistência de contribuições do aprendizado formal de Controladoria na redução da ocorrência dos vieses, bem como os próprios vieses cognitivos (Efeito Framing e Ancoragem) não puderam ser observados na maioria dos experimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttp://www.ppgcont.ufba.br/Dissert_Final_Cesar%5B1%5D.pdfpt_BR
dc.subjectContabilidade comportamentalpt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.subjectEfeito Framingpt_BR
dc.subjectAncoragempt_BR
dc.subjectExcesso de Confiançapt_BR
dc.titleAprendizagem formal, controladoria e vieses cognitivos: um estudo experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Final_Cesar[1].pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.