Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Verhine, Robert Evan | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Janssen Edelweiss Nunes Fernandes | - |
dc.creator | Teixeira, Janssen Edelweiss Nunes Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-13T20:41:31Z | - |
dc.date.available | 2013-03-13T20:41:31Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8878 | - |
dc.description | p. 1-200 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou as relações entre as políticas de certificação ocupacional de dirigentes
escolares e a implementação do planejamento estratégico nas unidades de ensino da rede
pública estadual baiana em 2004. Essas políticas públicas integram o Programa Educar para
Vencer, que foi formulado em 1998 e constitui a reforma do sistema educacional da Bahia. A
reforma baiana seguiu os preceitos de outros pacotes de iniciativas similares, que foram
deflagrados na década de 1990, no Brasil, orientados para o aumento da eficiência do Estado.
Nos últimos anos, se tornou relevante analisar políticas públicas devido ao descompasso entre
crescimento e inclusão social e às dificuldades fiscais que afloraram nos países em
desenvolvimento. Esta investigação analisou elementos típicos da etapa de implementação das
ações governamentais mencionadas, justamente a fase do ciclo das políticas que tem sido
menos abordada em trabalhos acadêmicos. Foi utilizada uma moldura de análise que
confrontou a dimensão educacional da certificação ocupacional com a gestão escolar vista
pela ótica do planejamento estratégico. A pesquisa começou com a exploração dos
documentos relativos à elaboração das políticas em questão e evoluiu para o levantamento de
dados secundários acerca da implementação dessas ações em 616 escolas públicas na Bahia,
de forma que foi possível comparar estatisticamente os resultados esperados com os
observados. Os resultados indicam que há uma tendência das políticas de certificação
ocupacional e de planejamento estratégico escolar estarem sendo implementadas com alguma
articulação, tal qual foi previsto pelos formuladores da reforma da educação na Bahia. O
principal resultado encontrado foi uma correlação moderada e estatisticamente significativa
entre a situação do dirigente quanto ao processo de certificação ocupacional e o grau de
independência da escola na execução do seu plano de desenvolvimento. Em outras palavras,
esta pesquisa encontrou evidências de que possivelmente a certificação ocupacional de
diretores está fortalecendo a gestão da unidade de ensino, na medida em que se considera o
conjunto de competências necessário para a implementação do planejamento estratégico na
escola e o papel do dirigente na coordenação dessa tarefa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.source | http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/janssen_teixeira.pdf | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Certificação ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico da escola | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject | Occupational certification | pt_BR |
dc.subject | School strategic planning | pt_BR |
dc.title | Análise da relação entre a certificação de dirigentes escolares e a implementação do planejamento estratégico nas escolas da rede pública estadual baiana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|