Abstract: | A síntese sonora em software está intimamente ligada aos programas da família Music N iniciados pelo Music I em 1957. Apesar de seus méritos, como as unidades geradoras e a flexibilidade de uma linguagem de partitura, o Music N apresenta alguns problemas como limitações na reutilização de instrumentos, inflexibilidade de parâmetros, falta de linguagem gráfica, e normalmente apenas um paradigma para partituras. Algumas soluções concentram-se em novas implementações da Music N, enquanto outras concentram-se na criação de ferramentas auxiliares como pré-processadores, e utilitários gráficos. Contudo as novas implementações em geral concentram-se em grupos de problemas específicos, sem resolver outros; e as ferramentas auxiliares resolvem um único problema sem ligação com os demais. Neste trabalho nós investigamos o problema da criação de uma meta-linguagem para síntese sonora capaz de utilizar diferentes paradigmas tais como unidades geradoras e execução de programas externos. A criação de uma meta-linguagem para síntese sonora permite uma solução elegante para os problemas colocados, sem a necessidade de implementar um novo compilador acústico, e permite uma integração difícil de ser alcançada com o uso dos utilitários atuais. |