Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bião, Armindo Jorge de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Schaffner, Carmen Paternostro | - |
dc.creator | Schaffner, Carmen Paternostro | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-05T14:43:13Z | - |
dc.date.available | 2013-04-05T14:43:13Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9430 | - |
dc.description | 457f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese trata do processo de modernização da criação artística iniciado em torno de 1900 na Alemanha, quando ocorreu uma ruptura no modo de pensar e de viver até então vigente, gerando movimentos como ―A Reforma de Vida‖, que revolucionaram a expressão corporal e a gestualidade, e elevaram a Ausdruckstanz (dança-expressão ou dança expressionista) a uma forma de conhecimento. O estudo analisa as conquistas da dança expressionista em 1914, no Monte Veritá, com o encontro de Rudolf Von Laban e Mary Wigman, reexamina o envolvimento deles com o nazismo, saindo em defesa de ambos em apreciação sob uma perspectiva histórica. Em seguida, aborda o desenvolvimento da dança do pós-guerra e as influências culturais dos países de ocupação, passando para o surgimento da geração de exalunos de Mary Wigman e Kurt Jooss, que, a partir de 1973, iniciam nova fase histórica da dança na Alemanha em Essen no âmbito da Escola Folkwang, em Wuppertal, com o desenvolvimento da dança-teatro da Pina Bausch; e em outros centros com o crescimento do teatro coreográfico de Johann Kresnik, inclusive suas experiências internacionais. Ambas essas tendências influenciaram meus trabalhos artísticos, especificamente, em aspectos interculturais e pós-dramáticos. Identificando as respectivas influências sobre a dança e o teatro coreografado no Brasil/Bahia, são analisadas duas montagens teatrais próprias, Dendê e Dengo (1990) e Merlin ou A Terra Deserta (1993). Esses trabalhos representam tanto uma síntese quanto uma recriação própria das experiências e conceitos culturais entrecruzados tratados ao longo da tese, enriquecidos pelas considerações da etnocenologia como chave complementar dessas produções baianas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ausdruckstanz | pt_BR |
dc.subject | Dança-teatro | pt_BR |
dc.subject | Teatro coreografado | pt_BR |
dc.subject | Teatro pós-dramático | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Etnocenologia | pt_BR |
dc.title | Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
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