https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9431
Tipo: | Dissertação |
Título: | Territorialidades e saberes locais: estratégias para uma construção identitária das artes cênicas na Universidade Federal da Bahia |
Autor(es): | Accioly, Cecília Bastos da Costa |
Autor(es): | Accioly, Cecília Bastos da Costa |
Abstract: | Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, de caráter participativo e observação ativa. Questiona a impossibilidade de, na hierarquia dos saberes racionais da Modernidade, emergir uma proposta curricular que atenda aos anseios da contemporaneidade neotribal. Conjuga a experiência e a vivência da autora como aluna e professora dos cursos de Dança e Teatro da UFBA a uma sistemática análise crítica dos atuais currículos destas instituições, com a intenção de identificar os pressupostos de territorialidades e saberes locais contemplados em diálogo com o conhecimento acadêmico, sem hierarquia. O campo de observação são os atuais currículos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia, examinados com base numa fundamentação teórica atrelada ao pensamento pós-colonialista e desconstrucionista, entre eles Edgar Morin, Michel Maffesoli, Clifford Geertz, Milton Santos, Bauman, Haesbaert Costa, Hall, Foucault e as relações de poder apresentadas pelas teorias do currículo em Tomaz Tadeu da Silva. Aliados a estes, estão as reflexões constantes sobre a arte e a educação de Herbert Read, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower, Isabel Marques e tantos outros. A hipótese levanta que a hierarquização dos saberes nos currículos dos cursos de Graduação impede um diálogo multirreferencial com as territorialidades e saberes locais, contribuindo para um processo de estranhamento da cultura de referência na construção do conhecimento acadêmico. O corpus do trabalho vem organizado em quatro partes: Territorialidades e Saberes Locais; A Cultura Acadêmica e o Ensino Superior no Brasil; Uma análise curricular – As Licenciaturas em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Uma Construção Identitária nas Licenciaturas em Artes Cênicas da UFBA. Os resultados obtidos constatam que os vícios oriundos da hegemonia do conhecimento positivista dificultam a emergência de um currículo que contemple as noções fluidas emergentes da socialidade do pensamento orgânico e da epistemologia do cotidiano. Indica a necessidade de transformações e direcionamento dos esforços para a superação e reformulação das Artes Cênicas no Ensino Superior, a partir de uma epistemologia a serviço de uma educação desvinculada da hiperespecialização da Modernidade. |
Palavras-chave: | Curriculum Ensino superior no Brasil Territorialidades Saberes locais Artes cênicas |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9431 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 1 | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 2 | 6,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 3 | 6,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 4 | 6,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 5 | 6,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 6 | 6,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 7 | 6,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 8 | 5,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Cecília Accioly | Parte 9 | 4,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.