Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gláucio Machado | - |
dc.contributor.author | Benevides, Pedro Dultra | - |
dc.creator | Benevides, Pedro Dultra | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:50:52Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:50:52Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9635 | - |
dc.description | 134f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo central valorizar um elemento do espetáculo ainda pouco contemplado pela academia no Brasil. A Iluminação foi coadjuvante do teatro, no momento da sua gênese, participou do seu desenvolvimento e ainda acompanha a arte da representação. O recorte da investigação evidencia os aspectos pertinentes à formação do Iluminador. Abordam-se os princípios que envolvem o desenvolvimento do Desenho de Luz para a cena, estabelecendo um diálogo entre aspectos da realidade brasileira e exemplos estrangeiros. Apresenta-se também a função do artista em questão (o iluminador) e seu ofício. O texto destaca a importância do processo histórico do teatro associado à evolução tecnológica. Esta ultima é valorizada a partir da sua origem, quando eram empregados princípios artesanais engenhosos para dominar e administrar a luz artificial. Por fim, o espetáculo Mestre Haroldo... e os meninos, é analisado. Para esta abordagem foram utilizados os tópicos escolhidos para compor esta dissertação, pautados na relação: unidade de cena e composição de luz. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Iluminação Cênica | pt_BR |
dc.subject | Desenho de Luz | pt_BR |
dc.subject | Iluminador | pt_BR |
dc.title | Desenho de luz: um estudo sobre o uso da iluminação no palco | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
|