Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Virginia Gordilho | - |
dc.contributor.author | Campos, Luiz Claudio Ferreira | - |
dc.creator | Campos, Luiz Claudio Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T12:35:54Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T12:35:54Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9859 | - |
dc.description | 233f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa sistematiza o processo de confecção de objetos com abordagem diferenciada sobre relíquia, memória e história, na intenção de transpor limites ao uso de materiais e técnicas de arte, conceituando em reflexões prático-teóricas lembranças e recordações, portanto uma poética que traz a “ausência” do imaginário, tecido de memória, distância, passado e saudade. A importância de se trabalhar com relíquias em linguagens artísticas reside na visibilidade da aproximação das distâncias entre o passado e o presente, trazendo ao contemporâneo o significado do passado como alicerce de nossas ações. Tomando como base o processo de criação na construção da obra de arte discutido por Cecília Salles, assumo o conceito de criação em rede como, forma de compreender as implicações em adotar essa perspectiva ao pensar na prática artística. Esses modos de “pensar” e “fazer” serviram de guia e, até mesmo, contribuíram para que a escolha dos materiais na elaboração das obras acontecesse a partir do momento que o suporte pudesse dialogar com o conceito. Imaginei cada obra e as registrei em estudos, desenhos, rascunhos que serviram para elaborar as peças. As modificações sofridas durante a gênese de uma delas é a evidência de que esse processo é ativo e repleto de diversas possibilidades. Fatos lembrados e vividos foram agregados às obras, de forma consciente ou não, transformando as peças marcadas pela ausência de temporalidade no pensamento e ato criador em registros do passado. Tomo Santo Agostinho e Henri-Louise Bergson como Filósofos norteadores para compreender as questões relacionadas ao tempo e a memória. Em momentos específicos recorro a Merleau-Ponty (aspectos fenomenológicos) e Gaston Bachelard (aspectos relacionados ao mobiliário). Faço aproximações e distanciamentos com obras de artistaspesquisadores, como Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Sebastião Pedrosa, Graziano Spinosi, Anish Kapoor, Eriel Araújo, Graça Ramos e VigaGordilho. As reflexões e a prática no atelier apontaram caminhos e possíveis soluções que abraçam o dialogo com o espectador para conquista de novos conhecimentos. A síntese das pesquisas foi mostrada na exposição Rememoráveis, com a apresentação de três objetos e seis instalações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Presença/ausência | pt_BR |
dc.subject | Transparência | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Relíquia | pt_BR |
dc.subject | Passado | pt_BR |
dc.subject | Presence/absence | pt_BR |
dc.subject | Transparency | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Relic | pt_BR |
dc.subject | Past | pt_BR |
dc.title | Rememoráveis: uma poética visual sobre a ausência e o imaginário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
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