Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Carla Cristiane de Oliveira | - |
dc.creator | Pinheiro, Carla Cristiane de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-30T17:03:07Z | - |
dc.date.available | 2013-04-30T17:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10178 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho relata a compreensão dos professores-tutores do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca da construção do conhecimento pelos estudantes durante o processo tutoral na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem- Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas abertas. A análise das falas desenvolvidas durante as entrevistas pelos professores revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito da construção do conhecimento durante o processo tutoral no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos professores em relação a aspectos relacionados à construção do conhecimento, à avaliação e às dificuldades encontradas durante o processo tutoral. Dessa maneira, tentou-se relacionar esses aspectos à construção do conhecimento tendo como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel, a educação transformadora de Paulo Freire, e o construtivismo de Piaget. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas (ABP) | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Learning based on problem methodology (ABP) | pt_BR |
dc.subject | Tutoring teaching | pt_BR |
dc.subject | Knowledge construction | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | A atuação do professor na construção do conhecimento dos estudantes durante o processo tutoral no curso de medicina da UESB: a visão do professor-tutor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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