https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10178
Tipo: | Dissertação |
Título: | A atuação do professor na construção do conhecimento dos estudantes durante o processo tutoral no curso de medicina da UESB: a visão do professor-tutor |
Autor(es): | Pinheiro, Carla Cristiane de Oliveira |
Autor(es): | Pinheiro, Carla Cristiane de Oliveira |
Abstract: | Este trabalho relata a compreensão dos professores-tutores do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), acerca da construção do conhecimento pelos estudantes durante o processo tutoral na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) também conhecida como Problem- Based Learning (PBL), adotada por esse curso. Para esse fim, foram utilizados os recursos investigativos proporcionados pela pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas abertas. A análise das falas desenvolvidas durante as entrevistas pelos professores revelou elementos sobre a compreensão que os mesmos possuem a respeito da construção do conhecimento durante o processo tutoral no Curso de Medicina da UESB. Assim, observou-se as considerações dos professores em relação a aspectos relacionados à construção do conhecimento, à avaliação e às dificuldades encontradas durante o processo tutoral. Dessa maneira, tentou-se relacionar esses aspectos à construção do conhecimento tendo como referencial a aprendizagem significativa de Ausubel, a educação transformadora de Paulo Freire, e o construtivismo de Piaget. |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problemas (ABP) Tutoria Construção do conhecimento Aprendizagem Learning based on problem methodology (ABP) Tutoring teaching Knowledge construction Learning |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10178 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Carla Pinheiro.pdf | 536,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.