https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10561
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O que é uma experiência educativa? |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Autor(es): | Mogilka, Maurício |
Abstract: | Com base nos conceitos fundamentais do filósofo progressista John Dewey, este artigo tenta definir o que é experiência, e o que é experiência educativa. Nesta direção, analisa os princípios da continuidade e interação da experiência, deduzindo daí conseqüências sociais. A seguir o texto acrescenta mais algumas reflexões sobre o educar, trazendo a discussão para o cenário latino americano e para o âmbito de uma das formas que o educar assume, que são as propostas emancipatórias. Ele mostra que o educar é um fenômeno complexo, mesmo tendo sido tão reduzido em suas potencialidades nas sociedades de classe, devido exatamente ao seu potencial liberador das energias vitais das pessoas e coletividades. Este texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que desenvolveu seu percurso analítico principalmente a partir de duas obras de Dewey, Experiência e natureza e Experiência e educação. Este artigo conclui tentando trazer algumas contribuições para a estruturação de propostas educativas emancipatórias. |
Palavras-chave: | Experiência Experiência educativa Educação emancipatória |
Editora / Evento / Instituição: | Revista Tempos e Espaços em Educação - UFS |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10561 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O que é uma experiência educativa.doc | 88,5 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.