Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Chada, Sonia Maria Moraes | - |
dc.contributor.author | Raiol, Mavilda Jorge Aliverti | - |
dc.creator | Raiol, Mavilda Jorge Aliverti | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-27T10:59:58Z | - |
dc.date.available | 2013-08-27T10:59:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-27 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12743 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as conseqüências de uma
interferência institucional ocorrida na Marujada de Bragança no estado do Pará. A Marujada
é uma manifestação popular que ocorre no nordeste deste estado há mais de 200 anos e se
constitui de danças em louvor a São Benedito. A rabeca ou violino bragantino é o responsável
pela melodia das danças. Em 2003 o Instituto de Artes do Pará – IAP identificou a falta de
aprendizes tanto de tocadores quanto de artesãos da rabeca e elaborou um projeto que foi
submetido e contemplado com o patrocínio da PETROBRAS através da Lei Rouanet e
executado no período de 2004 e 2006. O projeto consistiu em oficinas de tocar e construir
rabeca, em inventário sobre a Festa de São Benedito em Bragança e a rabeca na região, na
elaboração de Caderno de Partitura com as músicas tradicionais da Marujada e de um DVD.
O que ocorreu com a rabeca na comunidade bragantina e na manifestação após a interferência
do IAP é a questão que permeia a presente pesquisa.
Palavras chave: Rabeca, Marujada, Mudança Musical, Mudança Cultural, Pesquisa
Institucional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Rabeca | pt_BR |
dc.title | A rabeca na marujada de Bragança/PA: o impacto de uma pesquisa institucional em uma prática musical | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
|